quinta-feira

RONDAS – SÁBIOS SÍTIOS – ESCOLA PROFISSIONAL DE SERVIÇOS DE CIDENAI – 25.11.2017

O Programa Rondas da Câmara Municipal de Santo Tirso fez, no último sábado, uma visita à Escola Profissional Cidenai. Sob o mote “Sábios Sítios”, um grupo de visitantes deslocou-se a este estabelecimento de ensino, situado no coração de Santo Tirso, para aí ficar a conhecer melhor a sua história, oferta formativa e atividades.
Ao longo da manhã amena de 25 de novembro, foram muitos os que tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e características da escola e participar em vários workshops, palestras e até num mercado solidário: o dia começou a história da Escola, pela voz do Diretor Pedagógico, Ricardo Sampaio, anfitrião do evento, onde também foram lugar de destaque os cursos ministrados e os projetos europeus em que a comunidade escolar tem a oportunidade de participar.
Foi então a vez de um Workshop promovido pelo Clube de Poesia, no qual, após a declamação de poesia por parte dos visitantes F. Proença e Arnaldo Santos, conhecidos poetas tirsenses, o grupo criou um poema em conjunto e foi presenteado com a declamação do poema “Pelo sonho é que vamos”, da autoria de Sebastião da Gama, por parte de um aluno.
Seguiu-se uma palestra sobre Gestão de Resíduos, dinamizada pelo Clube Eco-Escolas, onde os participantes reforçaram as ideias de boas práticas ambientais e participaram num jogo sobre reciclagem de resíduos domésticos.
Seguiu-se uma sessão de esclarecimento sobre bons Hábitos Alimentares, promovido pelo Núcleo da Promoção da Saúde, e o coffee-break, com catering a serviço dos vários alunos da Cidenai que estiveram presentes durante a manhã e foram fundamentais na organização do espaço e do evento. Durante este tempo livre, foram vários os que aproveitaram para se abastecer de produtos naturais e saudáveis no nosso Mercado Solidário, promovido pelo Clube do Voluntariado.
Foi então a vez do Clube da Proteção Civil sensibilizar os presentes para os riscos associados aos sismos e de terminar a manhã com um teste aos conhecimentos sobre a União Europeia, num momento promovido pelo Clube Europeu.

Foi uma manhã de partilha e troca de conhecimentos, da qual todos saíram mais ricos. Obrigada e Voltem Sempre!
EPSC