quarta-feira

DIA MUNDIAL DO VOLUNTARIADO

O Dia o Voluntariado mais uma vez foi celebrado na Escola Profissional Cidenai pelo seu Grupo de Voluntariado.
    Assim, aproveitando esta data comemorativa, 5 de dezembro, para dar formação aos seus voluntários, convidou para estar presente na escola elementos dos Bombeiros Voluntários Tirsenses(Amarelos).
    No ano em que muito se falou dos bombeiros, pelos seus feitos no interior do país, que largaram tudo para salvar os outros, pondo em risco a sua própria vida; o Grupo de Voluntariado tinha mesmo que trazer à escola Voluntários que são Bombeiros!
    Esta formação sobre o que é ser Voluntário, começou com o recitar de um poema por um formando sobre o que é ser Voluntário, onde ouvimos que “…ser voluntário é dar de nós bons exemplos e boa vontade…e repartir felicidade”.
   Seguindo-se, o testemunho da vida de Bombeiro, por quem é bombeiro há cerca de 10 anos, por uma jovem cadete bombeira e por outra que está na escola de bombeiros e está a estagiar nos bombeiros amarelos. Estes voluntários explicaram, cada um deles, a razão que os levaram a dedicar-se a esta missão, o sentirem a importância que a corporação tem nas suas vidas, quando são chamados a salvar pessoas e bens. O conforto que sentem quando olham para pessoas que salvaram num acidente de viação (como foi descrito por um deles). Referiram que, a partir do momento em que se tornam bombeiros, são voluntários sempre, quer estejam com a farda, no quartel, quer quando estão com a família ou em férias, que muitas vezes, como este verão, não existem.
    Foi com muito interesse e com muitas questões, que os elementos do Grupo de Voluntariado da Escola Cidenai, durante uma hora, participou e esteve atento aos três bombeiros voluntários.

    No final a Escola Profissional Cidenai agraciou os Bombeiros Amarelos com um diploma de reconhecimento por tudo quanto esta corporação tem feito em formações na escola, pela população tirsense e por todos aqueles que no país inteiro precisaram deles.


A.F.