segunda-feira

Visita de estudo ao El Corte Inglês

As visitas de estudo têm como finalidade, entre outras, proporcionar aos formandos uma aproximação da realidade empresarial e social. Foi com este intuito que, no dia 13 de fevereiro, as turmas do 12º ano e 10º ano do curso Técnico de Comércio realizaram uma visita de estudo ao El Corte Inglês de Gaia onde fomos gentilmente orientados pelos colaboradores: João Oliveira - Diretor dos Recursos Humanos e Nocas Duarte – Merchandiser, que ao longo de cerca de 90 minutos, falaram sobre a história, evolução, estrutura, funcionamento, formação e vendas deste grande espaço comercial.




























João Oliveira falou sobre o quanto é importante saber abordar o cliente e da formação proporcionada aos colaboradores do El Corte Inglês relativamente às seis fases do processo de venda. Mais ainda, realçou a importância da satisfação do cliente.

Nocas Duarte fez referência ao seu papel de promotora no ponto de venda, falou das responsabilidades e tarefas por si desempenhadas na área da promoção de produtos, decoração e vitrinismo.

De seguida, a turma do 10º ano numa atividade voltada para a componente sociocultural efetuou uma visita ao Museu da Imprensa, no Porto, onde tiveram a oportunidade de observar a exposição permanente: "Memórias Vivas da Imprensa", onde a guia do museu realizou uma abordagem ao percurso histórico da imprensa, desde a sua origem, até aos nossos tempos. A viagem efetuou-se através do contacto com vários equipamentos de impressão, desde o prelo até aos mais recentes. Os formandos tiveram oportunidade de experienciar a impressão em algumas máquinas.

De seguida, efetuou-se a visita à exposição de miniatura tipográficas e à exposição temporária sobre a "Censura nos Textos Jornalísticos", integrada nas Comemorações do 25 de abril. Finalmente, ainda houve tempo para a visita à exposição "PortoCartoon - World Festival".



Por outro lado, a turma do 12º ano foi selecionada para visitar a indústria vidreira Barbosa & Almeida, em Avintes. Neste complexo industrial fomos recebidos pela responsável da Direção de Qualidade, a qual explicou o processo produtivo em contínuo do vidro e o rigoroso controlo de qualidade, visto que se trata de vasilhame para bebidas.
                                                                                                                                                                                                             PS