quinta-feira

Participação no Seminário Eco-Escolas


O Seminário Eco-Escolas decorreu entre 24 e 26 de Janeiro na cidade dos arcebispos, Braga, num fim-de-semana chuvoso mas cheio de aprendizagem e de partilha entre todos os participantes, na sua maioria coordenadores do Programa e representantes de municípios de norte a sul do país e como não podia deixar de ser, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai esteve representada.

O Seminário começou no grande auditório do Parque de Exposições de Braga com o espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, onde os alunos das escolas de Braga presentes puderam presenciar um pequeno teatro e concerto criado pelo vencedor do Programa “Ídolos” e engenheiro florestal Filipe Pinto. De seguida foi a vez do Presidente da ABAE, José Archer, e da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, cumprimentarem os presentes e darem o mote para um fim-de-semana de trabalho e troca de experiencias.
Começaram então as primeiras apresentações do Seminário, com Jaime Ferreira, da Agrobio, a discursar sobre o Ano da Agricultura Familiar que se iniciou em 2014, Leonel Pereira, da Universidade de Coimbra, a mostrar a importância das algas para a agricultura e alimentação e com Margarida Silva, da Universidade Católica, a dar-nos a sua visão negativa sobre os alimentos transgénicos que estão a invadir as nossas mesas.
Depois do almoço, começaram os workshops: em primeiro lugar, o Eng.º Rui Queirós, do ICNF, falou-nos da importância da floresta para o ambiente e o turismo, e depois a Cidenai participou no workshop Granadas de Sementes, onde, ensinados por técnicos da Quinta Pedagógica de Braga, os participantes puderam por em prática os princípios de Masanobu Fukuoku e criar granadas de argila com sementes de sobreiro. Para terminar o dia, os participantes foram divididos em grupos onde se discutiu a metodologia aplicada em cada escola e se desenvolveu um plano de ação para um problema ambiental específico.

O segundo dia começou com a apresentação de vários projetos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o “Desliga a Ficha”, o Programa “GEA- Terra Mãe” e o “Dark Skies Rangers”. Após um painel dedicado aos municípios, moderado por Manuel Gomes da CIDAADS, tiveram lugar mais palestras, nomeadamente sobre empreendedorismo, com “Os Projetos e a Educação Empreendedora”, por Narciso Moreira da Betweien, o balanço da Década para o Desenvolvimento Sustentável que termina em 2015, por Elisabeth Silva, da Unesco, e o contributo e partilha de experiências de Jane Hackett, da An Taisce, uma Organização Irlandesa que financia os projetos Eco-Escolas neste país e que conseguiu resultados inspiradores e dignos de nota para todos.
A tarde começou com a apresentação dos Projetos Nacionais e Internacionais que fazem parte do Eco-Escolas, nomeadamente o World Day of Action, a Geração Depositrão e Roupas Usadas não Estão Acabadas, entre outros, que são também trabalhados pelos alunos da Cidenai. Para terminar ouvimos exemplos de boas práticas em escolas desde o infantário até ao secundário e ainda uma breve apresentação dos locais que seriam visitados no último dia do Seminário.
O último dia chegou assim então. Apesar da chuva e do frio que se fizeram sentir na capital minhota, foi um dia fantástico onde foi possível por em prática muito do que se aprendeu ao longo dos dois primeiros dias. A manhã começou no Monte do Picoto, onde as granadas de sementes feitas no workshop de dia 24 foram espalhadas pelos participantes, numa tentativa de reflorestar a área com espécies autóctones e travar a erosão. De seguida houve uma visita ao magnífico Mosteiro de Tibães e às suas misteriosas florestas, onde aprendemos um pouco sobre a sua história, fauna e flora, para além de conhecermos um monumento nacional que quase desapareceu por descuido. A manhã terminou com um piquenique na Quinta Pedagógica de Braga, um local onde as espécies animais autóctones portuguesas são mantidas e onde se tenta fazer a sua reprodução. Antes de partir para o Funicular do Bom Jesus, os visitantes puderam ainda participar numa sessão de identificação de ervas aromáticas, que puderam até levar consigo para plantar em casa. O dia terminou com a subida do Funicular e um passeio pelo Bom Jesus, local de peregrinação para milhares que não desiludiu ninguém com a sua beleza natural.

Este seminário foi uma experiência única para todos os participantes e a Cidenai tirará certamente proveito de tudo o que lá se aprendeu e partilhou. Ficamos à espera do próximo!

AG