sexta-feira

Incubadora de Empresas de Santo Tirso

No âmbito da disciplina de Área de Integração, no passado dia 6 de Maio a turma do 1º ano do curso de Tec. de Comércio realizou uma visita de estudo à Incubadora de Empresas de Santo Tirso.
Fomos recebidos pelo Eng. Nuno Prata, que nos explicou a história da Instituição, e para que servia. Referiu também os projectos para o futuro, e que a incubadora era uma ajuda para novas empresas que vão surgindo.
O acordo da incubadora com as novas empresas, funciona como uma ajuda de lançamento, que dura apenas 3 anos.
Falou também, que quem decide abrir uma empresa, primeiro tem de planear, ser inovador, ter bom relacionamento, entre outros aspectos.
As empresas que apoiavam incluíam-se no âmbito de comércio e serviços, porque não conseguiam abranger as grandes indústrias.
Referiu ainda que existia um programa europeu de carácter geral, QREN o qual se subdividia em vários pogramas de apoio. No caso da Incubadora havia um programa específico de apoio.
O Eng. Nuno Prata, procurou incentivar-nos a sermos empreendedores como forma de ultrapassar a crise pelo lado positivo, criando algo de novo (inovação). Deu exemplos de uma empresa inovadora, que criou umas t-shirts para quem viajava para África, para combater certas picadas de insectos.
Foi uma visita de estudo interessante, porque fez com que nós soubéssemos a quem nos dirigirmos se quisermos abrir uma empresa, e fez-nos pensar também no futuro.



Q.R & FF do 1º Tec. Comércio