segunda-feira

ESCOLAS SOLIDÁRIAS DA FUNDAÇÃO EDP

No dia 18 de Outubro, na Escola Secundaria do Cerco, no Porto, a Fundação EDP apresentou o calendário do presente ano letivo do programa “Escolas Solidárias”.
A Escola Profissional de Serviços Cidenai esteve presente, com a coordenadora do Grupo de Voluntariado, a formadora Assunção Festa, com a formanda, Andreia Mendes, do 3º ano da turma TC1417, que no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional faz a assessoria ao clube de Voluntariado, e ainda com a formanda Lucília Barroso, voluntária, do 1º ano.
Esta atividade destinou-se exclusivamente a escolas secundárias, públicas e privadas e profissionais, do distrito do Porto, tendo como objetivo divulgar o programa no sentido de promover a cidadania ativa e solidária junto dos jovens que assenta na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Pretende “mobilizar professores e alunos a contribuírem de forma integrada e construtiva para a melhoria de situações concretas das suas comunidades, tornando-se agentes de mudança positiva”.
A atividade decorreu no anfiteatro da escola Secundária do Cerco, estando presentes algumas das patronas deste projeto, entre elas, Rosa Mota e Clara Andrade (contadora de histórias), bem como, através de mensagem online, Catarina Furtado; que apoiam esta causa e apresentaram alguns dos seus testemunhos, partilhando algumas experiencias e mostrando a importância que tem ajudarmos outras pessoas.
Concluiu-se o encontro, apelando para que as escolas se inscrevam, sejam “Escolas Solidárias”, será também uma forma de mostrar à sociedade que temos muitos jovens com uma cidadania ativa. Muitas vezes não se dá a conhecer o que é feito nas escolas, pelo “Outro” e, numa rede coordenada, podemos ir mais longe e chegar mais perto e mais depressa daqueles que precisam.


  

A Escola Profissional de Serviços Cidenai é já uma “Escola Solidária”!