segunda-feira

VITRINISMO

No passado dia 24 de fevereiro no âmbito da minha Prova de Aptidão Profissional referente ao módulo 2, houve a apresentação da vitrina realizada na loja “Audácia Moda”, em Santo Tirso. Para a avaliação do meu trabalho prático, contei com a visita de formandos da turma TC1518, juntamente com o meu formador acompanhante Prof. Paulo Sousa.

O tema selecionado para a realização da vitrina foi a Primavera, com a conjugação de cores rosa e cinzento.

Para a realização deste projeto contei com a colaboração da funcionária Diana e da gerente Dª Isabel Fontes que sempre estiveram disponíveis para me ajudar neste trabalho.

Sofia Silva TC1417

domingo

Candidatura a Schuman Parade | Varsóvia

A Escola Profissional de Serviços de Cidenai está, mais uma vez, "a perseguir os ideais da Europa"!

A convite da Fundação Schuman, a Cidenai apresentou a Candidatura para participar na "Schuman Parade", em Varsóvia, na Polónia.
A Escola Cidenai, se for selecionada, estará presente entre 4 e 7 de maio, num dos maiores eventos europeus de Comemoração do Dia da Europa.
Formandos selecionados: Tânia Ribeiro (11ºTécnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos); Sofia Silva (12º Técnico de Comércio).

A Cidenai está na Europa.
GPI






quinta-feira

ESCOLA PROFISSIONAL CIDENAI SOLIDÁRIA COM A APARF NO COMBATE À LEPRA


O testemunho que a voluntária da APARF, Mafalda Festa, transmitiu há dois anos ao Grupo de Voluntariado da Escola Cidenai, sobre o trabalho que desenvolveu em Pemba - Moçambique, no combate à lepra e à educação das comunidades para quem esta doença ainda tem um estigma muito grande, marcou os alunos da nossa escola, bem como mostrou o papel importante que a Associação Portuguesa dos Amigos de Raoul Follereau (APARF) continua a desenvolver com a ajuda de todos os associados e do peditório que anualmente faz.
 Desde essa altura que a Escola Profissional Cidenai nunca mais ficou indiferente à APARF, considerando-se mesmo amiga desta associação que há 64 anos está no combate à Lepra.
Assim, durante uma semana, o Grupo de Voluntariado, através de cartazes, de filmes que mostravam comunidades de leprosos e do trabalho no combate a esta doença, sensibilizou a comunidade escolar para o trabalho importante que a  APARF desenvolve nos países mais pobres. Estas atividades foram diariamente acompanhadas pelo peditório feito por voluntários, dentro da comunidade escolar e na cidade de Santo Tirso.
Muito interessante foi a sensação recolhida nas ruas: muitas pessoas recordavam os cofres que já existiam na escola primária.
Obrigado a todos aqueles que contribuíram para ajudar no combate à lepra nos países menos desenvolvidos.




A.FESTA

terça-feira

A EUROPA VEM À ESCOLA/EUROPE DIRECT PORTO


Escola Cidenai, recebeu no dia 9 de fevereiro, uma visita do Europe Direct Porto, organismo de representação da Comissão Europeia, sediada na Câmara do Porto. Este evento contou com uma sessão de esclarecimento sobre temas da UE, tendo sido conduzida pelo Dr. João Pedro Frutuoso. Começou por abordagem tópicos sobre a construção europeia e das suas instituições, em prol desse valor maior que é PAZ no velho contimente. Recordemos que a Europa em menos de 30 anos sofria duas Grandes Guerras Mundiais.

 A segunda parte da sessão foi dedicada a aspetos considerados mais próximos de todos nós, em particular aos estudantes, como por exemplo o destaque feito ao programa Erasmus+, o Serviço Voluntário Europeu, o EURES e, ainda, os programas Garantia Jovem e Grupo Europeu de Solidariedade. No final, e de modo a tornar a apresentação mais interativa e dinâmica, foi proposto aos alunos a constituição de equipas para realizarem um quiz sobre conhecimentos em temas europeus. A escola agradece à Europe Direct Porto por esta excelente iniciativa, endereçando as melhores felicitações ao Dr. João Frutuoso pela sua objetividade e dinâmica apresentação.


Paulo Sousa- Clube Europeu

quarta-feira

SEMANA ECO-ESCOLAS NA CIDENAI

Durante a semana de 23 a 27 de janeiro de 2017, decorreu, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, em Santo Tirso, a Semana Eco-Escolas, um dos vários momentos anuais de sensibilização e mobilização da comunidade escolar e local para a importância da proteção do Planeta e promoção de um estilo de vida sustentável.
No âmbito desta semana, enquadrada no Plano Anual de Atividades do Projeto Eco-Escolas da Cidenai, realizaram-se várias atividades destinadas a uma comunidade que se pretende glocal: com atitudes locais de impacto global.
A iniciativa arrancou com uma Ação de Formação para Pessoal Docente e Discente e para Pais e Encarregados de Educação, com o tema “Valorização e Tratamento de Resíduos”, ministrada pela Resinorte. Esta formação foi fundamental, uma vez que são estes os principais atores na tomada de decisões em ambiente familiar. Depois de consciencializar os pais, chegou a vez de trabalhar o tema com os filhos, alunos de hoje, cidadãos de amanhã. Novamente em parceria com a Resinorte, os nossos alunos assistiram a palestras sobre Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos e perceberam as consequências de atos irrefletidos de hoje para as gerações vindouras.
Enquanto consciencializávamos alunos, funcionários, professores e encarregados de educação, os membros do Conselho Eco-Escolas, compostos por representantes de todas as turmas, partiram para a rua para falar com a população e com o comércio local, espalhar a palavra de que é necessário vivermos uma vida amiga do ambiente e eficiente a todos os níveis: distribuíram marcadores de livro com dicas de poupança aos transeuntes, recolheram e distribuíram pilhões no comércio local, distribuíram folhetos alertando para a correta deposição de REEE (Resíduos elétricos e eletrónicos em fim de vida) e mobilizaram a restauração e hotelaria tirsense para a participação em projetos escolares.
Para terminar o ciclo, a escola deslocou-se em peso a Riba d’Ave, para participar numa visita de estudo às instalações da Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e encaminhamento dos resíduos urbanos do concelho e dos concelhos circundantes, visita esta onde aprenderam o que acontece às milhares de toneladas de resíduos produzidos diariamente nos municípios abrangidos na área de envolvência da Resinorte.
Após a Global Action Week, que decorreu em novembro com várias atividades de divulgação do projeto, foi agora a vez da Cidenai se tornar um motor de mudança de mentalidades e atitudes, envolvendo e consciencializando a população para a necessidade de evoluir e nunca desistir de “ser a mudança que quer ver no Mundo”.

Para mais informações sobre esta e outras atividades, consulte o nosso site em cidenai.edu.pt.

A.G.