quarta-feira

SEMANA ECO-ESCOLAS NA CIDENAI

Durante a semana de 23 a 27 de janeiro de 2017, decorreu, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, em Santo Tirso, a Semana Eco-Escolas, um dos vários momentos anuais de sensibilização e mobilização da comunidade escolar e local para a importância da proteção do Planeta e promoção de um estilo de vida sustentável.
No âmbito desta semana, enquadrada no Plano Anual de Atividades do Projeto Eco-Escolas da Cidenai, realizaram-se várias atividades destinadas a uma comunidade que se pretende glocal: com atitudes locais de impacto global.
A iniciativa arrancou com uma Ação de Formação para Pessoal Docente e Discente e para Pais e Encarregados de Educação, com o tema “Valorização e Tratamento de Resíduos”, ministrada pela Resinorte. Esta formação foi fundamental, uma vez que são estes os principais atores na tomada de decisões em ambiente familiar. Depois de consciencializar os pais, chegou a vez de trabalhar o tema com os filhos, alunos de hoje, cidadãos de amanhã. Novamente em parceria com a Resinorte, os nossos alunos assistiram a palestras sobre Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos e perceberam as consequências de atos irrefletidos de hoje para as gerações vindouras.
Enquanto consciencializávamos alunos, funcionários, professores e encarregados de educação, os membros do Conselho Eco-Escolas, compostos por representantes de todas as turmas, partiram para a rua para falar com a população e com o comércio local, espalhar a palavra de que é necessário vivermos uma vida amiga do ambiente e eficiente a todos os níveis: distribuíram marcadores de livro com dicas de poupança aos transeuntes, recolheram e distribuíram pilhões no comércio local, distribuíram folhetos alertando para a correta deposição de REEE (Resíduos elétricos e eletrónicos em fim de vida) e mobilizaram a restauração e hotelaria tirsense para a participação em projetos escolares.
Para terminar o ciclo, a escola deslocou-se em peso a Riba d’Ave, para participar numa visita de estudo às instalações da Resinorte, entidade responsável pelo tratamento e encaminhamento dos resíduos urbanos do concelho e dos concelhos circundantes, visita esta onde aprenderam o que acontece às milhares de toneladas de resíduos produzidos diariamente nos municípios abrangidos na área de envolvência da Resinorte.
Após a Global Action Week, que decorreu em novembro com várias atividades de divulgação do projeto, foi agora a vez da Cidenai se tornar um motor de mudança de mentalidades e atitudes, envolvendo e consciencializando a população para a necessidade de evoluir e nunca desistir de “ser a mudança que quer ver no Mundo”.

Para mais informações sobre esta e outras atividades, consulte o nosso site em cidenai.edu.pt.

A.G.