sexta-feira

A MINHA EXPERIÊNCIA ERASMUS+


Estava no terceiro ano do Curso de Técnico de Comércio na Escola Profissional de Serviços de Cidenai quando houve a oportunidade de seis alunos da escola que frequentassem o último ano do curso poderem concorrer para fazerem a sua Formação em Contexto de Trabalho em Itália, especificamente na cidade de Rovigo, da província de Veneto.
                Acabei por ganhar coragem em me inscrever, principalmente por se realizar em Itália, país que sempre me fascinou e, felizmente, acabei por ser uma das escolhidas entre os seis.
                No dia dezassete de maio, partimos, lembro-me de estar muito nervosa, nunca tinha andado de avião e ainda por cima sempre tive um certo medo e além disso preparava-me psicologicamente para deixar Portugal, mesmo que só por sete semanas. A viagem acabou por ser tranquila e depois de chegarmos a Rovigo conhecemos o alojamento e assim começou a minha experiência. Na primeira semana conhecemos a cidade, tivemos aulas com a professora Antonietta e nessa mesma semana conheci o local onde realizei o meu terceiro e último estágio, “I Sapori Dell´Orto”, um supermercado no qual fui muito bem recebida tanto pelo dono do estabelecimento, Senhor Marco, pela colaboradora, a Senhora Uriana, como também pelos clientes do supermercado. E, como é óbvio, não me posso de esquecer da filha do Senhor Marco que por vezes ia para o supermercado, e da universitária Maria Teresa que às vezes ia ganhar um dinheiro extra.
                Ao longo dos quarenta e nove dias visitamos algumas cidades, Veneza, Verona, Roma, Pádua, Ferrara, Bolonha. A primeira cidade que visitamos foi a histórica cidade de Veneza conhecida pelas suas gondolas, pela Praça de São Marcos, a Basílica, entre outros monumentos.
                Verona foi sem dúvida a cidade que mais me supreendeu, conhecida pela sua inspiração para a obra “Romeu e Julieta” do inglês William Shakespeare. Eu, sinceramente, fiquei encantada desde o centro da cidade até à famosa Casa da Julieta, onde, mal entramos, encontramos paredes cheias de declarações de namorados ou simples corações. Mais à frente tem a prestigiada estátua da Julieta, que tem a estranha tradição de se passar a mão no seio direito da estátua para se encontrar o amor verdadeiro.
                Visitamos Roma, e como pertence à província de Lácio, tivemos que apanhar dois comboios e fazer uma longa viagem que acabou por valer a pena. Como sabíamos que teríamos que andar sempre a pé e só com a ajuda do GPS, levamos o percurso predefenido e assim pudemos visitar o Coliseu de Roma, a Fontana de Trevi, o Vaticano onde acabei por comprar a recordação para a minha avó.
                Para concluir, tenho a dizer que esta experiência me enriqueceu tanto a nivel pessoal em termos de independência, enriquecimento cultural, crescimento e também a nível profissional. Com isto, penso que sempre que surgir uma oportunidade como o Erasmus + se deve aproveitar.
                                                  
Tânia Flor (TC1417)