sexta-feira

CIDENAI CELEBRA A POESIA


O mês de março esteve recheado de poesia na escola Cidenai. As diversas atividades integraram o programa da “Poesia Livre”, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. O tema “E o grito se fez verbo”, com homenagem ao poeta Manuel Alegre, foi o mote para o Clube de Poesia da escola, criado no âmbito do Módulo II da PAP da formanda Carla Camilo (TC1417), desenvolver um variado leque de iniciativas.
A primeira, que marcou o arranque da “Poesia Livre”, realizada no dia 10 de março, designada de “Circuito das Toupeiras”, levou, pela voz de seis alunos, nas bicicletas tirsenses Toupeiras, poemas a vários locais da cidade. Houve ainda a oportunidade de todos os elementos da Comunidade Educativa elaborarem um poema coletivo, numa atividade intitulada “És Poeta!”.
A VII edição de “Versos ao Luar!” decorreu na noite do dia 17 de março, no Largo Coronel Batista Coelho, em Santo Tirso, onde a Liberdade foi celebrada.
No Dia da Poesia, 21 de março, e em colaboração com o Clube de Voluntariado, alunos da nossa escola visitaram o Lar José Luiz de Andrade e partilharam poesia.
“Verso a Verso” foi a última atividade, com um grupo de alunos a declamar o poema “Trova do vento que passa”, de Manuel Alegre, no pátio da escola, para toda a Comunidade.

A par destas iniciativas, cinco alunos participaram no concurso de poesia promovido pela Câmara Municipal, tendo arrecadado o primeiro e o terceiro prémios Domingos Ferreira (TSECOM1619) e Adriana Leal (TC1417), respetivamente. Parabéns a todos!




Carla Camilo (TC1417)