quarta-feira

A Cidenai Visita o Parlamento Europeu em Estrasburgo

No âmbito das actividades do Clube Europeu da Escola Profissional de Serviços de Cidenai e da disciplina de Economia, 2 professores e 8 alunos do 12º ano do Curso Técnico de Secretariado estiveram em Estrasburgo (França), a convite do Parlamento Europeu, no período de 14 a 16 de Fevereiro de 2011.
A visita de estudo começou no dia 13 de Fevereiro, com a visita e dormida na cidade de Basileia (Suíça).
Em Estrasburgo os participantes tiveram oportunidade de conhecer os monumentos mais conhecidos, como a Catedral Notre Dame, e visitar a pitoresca La Petite France.
O momento mais alto foi a visita ao Parlamento Europeu. Os alunos e professores tiveram a oportunidade de ouvir e questionar os eurodeputados Eng. José Manuel Fernandes (PSD) e o Prof. Vital Moreira (PS) acerca de alguns temas europeus, como o desemprego dos jovens, o aproveitamento dos fundos comunitários em Portugal, a situação do euro, o apoio da UE à situação económica de Portugal e a entrada da Turquia na UE.
Após a presença dos dois eurodeputados, os alunos e os professores participaram numa sessão de informação sobre o Parlamento Europeu, apresentada pela Dra. Ana Antunes Vieira.
Depois os participantes visitaram a Galeria do Hemíciclo e assistiram a alguns debates e à rápida votação de alguns relatórios.
A visita terminou depois de um almoço no restaurante do edifício do Parlamento Europeu.
Com saudades da gastronomia portuguesa, os participantes foram jantar a um restaurante português, tendo conversado com o eurodeputado Dr. Nuno Melo (CDS/PP).
Depois da passagem pela Suíça e França, a comitiva da Cidenai foi para Baden-Baden (Alemanha) apanhar o avião para regressar a Portugal, tendo aproveitado o tempo disponível para visitar a cidade, que é muito conhecida pela qualidade das suas estâncias termais.
A visita de estudo permitiu aos alunos e professores alargarem os seus horizontes, descobrirem-se como cidadãos europeus, criarem uma consciência europeia, conhecerem a Instituição Europeia que tem um papel activo no quotidiano dos cidadãos europeus, consolidarem os conhecimentos das línguas, descobrirem culturas, tradições e hábitos diferentes.
A AF (3º Tec. Secretariado)