sexta-feira

DIA DO AMBIENTE E DA PROTECÇÃO CIVIL

DIA DO AMBIENTE E DA PROTECÇÃO CIVIL

Um grande dia para os formandos da Cidenai…
Os formandos da Escola Cidenai comemoraram o “Dia do Ambiente e da Protecção Civil” a 29 de Abril.

A manhã começou com uma interessante caminhada entre a cidade de Santo Tirso e o Parque da Rabada, em Burgães.

Esperava-nos um cenário criado para um simulacro: duas viaturas (uma das quais em pleno Rio Ave) e duas vítimas (uma cadáver, vítima de afogamento).

Depois do alerta, chegaram vários elementos dos três Corpos dos Bombeiros do Concelho - uma equipa de desencarceramento (Bombeiros Tirsenses); um conjunto de Socorristas (Voluntários de Santo Tirso); um grupo de mergulhadores e equipa cinotécnica (Voluntários da Vila das Aves) – que actuaram de imediato. A narração dos acontecimentos e acções ficou a cargo do Sr. Comandante Pedro Magalhães.
Nas memórias de todos, ficou o profissionalismo e a operacionalidade dos meios de socorro e emergência do concelho.

Depois de almoço, já na companhia da Arq.ª Carla Moreira, da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal, plantámos uma árvore, símbolo da necessidade de protecção da natureza.



Um grande dia…
RS

Radicais no Parque da Rabada


O tempo estava instável...
A paisagem era ideal...

O receio adiou algumas tentativas...
A adrenalina fervia dentro de cada um...


No dia 29 de Abril, no Parque Urbano da Rabada, os formandos da Escola Cidenai realizaram escalada, rappel, teia, paralelas e slide.




Orientados pelos colegas do 12º de Informática de Gestão, todos quiseram, em contacto com a natureza, sentir o prazer da subida... ou descida! (ver vídeo)

FOI UM DIA RADICAL...
RS

terça-feira

Visita à Exposição "Era uma vez a Terra"

Os formandos do 2º ano do Curso de Educação Formação Empregado Comercial visitaram, no passado dia 23 de Abril, no âmbito da disciplina de Cidadania e Mundo Actual, a exposição "Era uma vez a Terra", patente na Incubadora da Câmara Municipal de Santo Tirso. Esta exposição sensibilizou os formandos para a fragilidade do planeta Terra e para a responsabilidade que o Homem tem em a preservar.


Também foram visitadas as exposições "Desenhar o risco" e "Os riscos do nosso concelho", com cartazes alusivos a estes temas, um deles elaborado por uma formanda da nossa escola.
DF

Escola Cidenai em Ambiente de Poesia e de Humor

O passado dia 23 de Abril foi celebrado, na nossa escola, em ambiente de poesia e de humor, como sugeria o tema deste ano da “Poesia está na rua” – “Humor com humor se paga”, da Câmara Municipal de Santo Tirso. Para o comemorar, a escola teve a honra da presença da Dra. Júlia Godinho, Vereadora da Cultura.










A Escola Cidenai preparou um recital de poesia, com poemas humorísticos de conhecidos autores portugueses, como Bocage, Camões, entre outros, declamados por alunos das suas oito turmas, e uma exposição de cartazes alusivos a cada um dos poemas, elaborados pelos alunos, onde estes demonstraram a sua criatividade e o seu humor. Parabéns a todos!
DF

domingo

Exposição “A Liberdade Conquista-se Sempre”

A Câmara Municipal de Santo Tirso, com a colaboração de algumas instituições de ensino do concelho, promoveu a Exposição “A Liberdade Conquista-se Sempre”, comemorativa do 36º Aniversário do 25 de Abril.

A Escola Cidenai respondeu ao desafio, proposto pela autarquia, e os formandos do 3º ano do Curso Técnico de Informática de Gestão desenvolveram um Questionário Multimédia sobre o “25 de Abril”, onde os visitantes tinham possibilidade de testar os seus conhecimentos.


Da exposição, patente no átrio dos “Paços do Concelho”, entre 21 e 25 de Abril, também faz parte um conjunto ímpar de cartazes, criados pelos formandos da mesma turma.

A cerimónia de abertura, que ocorreu no dia 21 de Abril, houve a declamação de um poema, pela formanda Diana Oliveira, do 3º ano do Curso Técnico de Comércio.

RS

BIODIVERSIDADE E RISCOS NATURAIS

O Clube da Protecção Civil da Cidenai dedicou a tarde do dia 20 de Abril à Biodiversidade e à Protecção Civil.



O grupo dos formandos teve oportunidade de visitar, na Fundação Santo Thyrso – Incubadora Santo Tirso, as Exposições: “Era uma vez a Terra” (promovida pela Comissão Nacional da UNESCO e pelo Comité Planeta Terra); “Os Riscos do meu Concelho” e “Desenhar um Risco”.


Finalmente, assistiram à Conferência “Um Olhar sobre a Terra”, que contou com as intervenções:
- “Biodiversidade – Um Olhar sobre a Terra” – pela Dr.ª Marta Pinto, do CRE-Porto/UCP;
- “Riscos Naturais” – pelo Professor Doutor Renato Henriques, Depart. Ciências da Terra, UMinho.

Em resumo: UMA BELA AULA…
RS

quarta-feira

QUALIFICA 2010


A Escola Cidenai participou, no dia 16 de Abril, na Feira Qualifica, realizada na Exponor.

Os formandos do 3º ano dos cursos Técnicos de Comércio e de Informática de Gestão tiveram oportunidade de conhecer várias ofertas formativas e de emprego.

sábado

POISSON D'AVRIL


No dia 1 de Abril, as turmas do 10ºano de Secretariado A e B celebraram mais uma festividade francesa: o poisson d'avril!


Essa tradição remonta ao ano de 1564, quando Carlos IX, rei Francês, resolveu mudar o primeiro dia do ano, que até então era o 1° de Abril para o dia 1° de Janeiro. Evidentemente, o povo estranhou e os mais idosos que eram, geralmente, os mais conservadores, resolveram protestar, continuando a comemorar o dia 1° de Abril. Entretanto, como esse não era mais o primeiro dia oficial do ano, passou a ser uma farsa. Desta maneira, ficou conhecido o dia da farsa, ou da mentira, por quase todo o mundo.


Por toda a França, inclusive nas escolas, a tradição é mantida. O dia é de colar peixes recortados em papéis nas costas dos companheiros, alguns podem conter inscrições. Mesmo os professores entram no espírito animado da data, apesar da rigorosidade das escolas francesas. Não são mentiras, como em Portugal, mas brincadeiras!


Após terem percebido a importância deste dia em França, os formandos quiseram manter a tradição francesa e "brincar" com a comunidade escolar e colar peixinhos de papel nas costas dos colegas, funcionários e professores da Cidenai. Desta forma, todos foram "apanhados" com o "poisson d'avril"!


Foi uma actividade diferente e muito divertida, onde todos revelaram motivação e empenho na realização das tarefas. Bravo à tous!



SC

segunda-feira

Visita de Estudo a Lisboa

No dia 31 de Março, a Escola Cidenai deslocou-se a Lisboa para visitar o Pavilhão do Conhecimento e a Assembleia da República.



Os formandos da Cidenai, no Pavilhão do Conhecimento, visitaram três exposições: Explora; Matemática Viva; Extremos. Houve tempo para descoberta, conhecimento, exercícios, criação e muita diversão.

Depois de almoço, assistiram à sessão plenária, na Assembleia da República, que contou com o debate quinzenal, onde o Primeiro Ministro, e os líderes dos restantes grupos parlamentares, discutiram os temas de Economia e Exportações nacionais.


Finalmente, ainda foi possível uma passagem pela zona de Belém, com o Mosteiro dos Jerónimos, o Centro Cultural de Belém e a Torre do Belém como “pano de fundo”.

RS

Visita de Estudo ao Banco Santander, SA.




A turma do 11º Ano do Curso Técnico de Secretariado realizou no dia 30 de Março de 2010, uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Técnicas de Cálculo e Contabilidade, conjuntamente com a disciplina de Economia, à Agência do Banco Totta – Santander, em Santo Tirso.

O Director da Agência, Sr. João Guimarães, fez o historial do Banco, quer em Portugal, quer a nível mundial.

Os formandos colocaram várias questões, entre elas, destacam-se as mais importantes:
Qual a importância das instituições financeiras para a economia de um país?
A que se deve a alteração da Euribor e quem tem poderes sobre determinada taxa?
Que tipo de crédito ao consumo existem no nosso país?
A diferença entre cartão de crédito e de débito?
Quais os documentos contabilísticos que uma empresa apresenta para ter acesso aos empréstimos bancários?
Qual a diferença entre garantia real e garantia pessoal? associadas as hipotecas.
Em que consiste o desconto de uma letra e quais as vantagens para os bancos?
Qual o destino do dinheiro depositado numa agência?
Quais as consequências de um cheque sem provisão?
A taxa de juro evolui no mesmo sentido da inflação?
Que taxas de juros são aplicadas actualmente?


O Sr. Director, João Guimarães, com os seus elevados conhecimentos, profissionalmente, desenvolveu todos os temas, com uma linguagem perceptível, que conseguiu manter os formandos, durante 90 minutos, atentos e entusiasmados.
O conselho que deu aos formandos, a reter, “O cartão de crédito deve ser utilizado como solução e nunca como problema”.

Esta visita foi uma mais-valia para os formandos do Curso de Secretariado, pois puderam verificar que a matéria leccionada em sala de aula tem a devida correspondência com a realidade e que uma Instituição Financeira existe para ajudar a crescer a economia de um país.

A Escola Cidenai fica muito grata ao Banco Santander pela “aula” que proporcionou aos formandos.
O nosso obrigado!
JS

sexta-feira