sábado

POISSON D'AVRIL


No dia 1 de Abril, as turmas do 10ºano de Secretariado A e B celebraram mais uma festividade francesa: o poisson d'avril!


Essa tradição remonta ao ano de 1564, quando Carlos IX, rei Francês, resolveu mudar o primeiro dia do ano, que até então era o 1° de Abril para o dia 1° de Janeiro. Evidentemente, o povo estranhou e os mais idosos que eram, geralmente, os mais conservadores, resolveram protestar, continuando a comemorar o dia 1° de Abril. Entretanto, como esse não era mais o primeiro dia oficial do ano, passou a ser uma farsa. Desta maneira, ficou conhecido o dia da farsa, ou da mentira, por quase todo o mundo.


Por toda a França, inclusive nas escolas, a tradição é mantida. O dia é de colar peixes recortados em papéis nas costas dos companheiros, alguns podem conter inscrições. Mesmo os professores entram no espírito animado da data, apesar da rigorosidade das escolas francesas. Não são mentiras, como em Portugal, mas brincadeiras!


Após terem percebido a importância deste dia em França, os formandos quiseram manter a tradição francesa e "brincar" com a comunidade escolar e colar peixinhos de papel nas costas dos colegas, funcionários e professores da Cidenai. Desta forma, todos foram "apanhados" com o "poisson d'avril"!


Foi uma actividade diferente e muito divertida, onde todos revelaram motivação e empenho na realização das tarefas. Bravo à tous!



SC