domingo

Formação Desencarceramento - 30 JAN






Um dia diferente!!!
Os alunos do Clube da Protecção Civil da Cidenai, no dia 30 de Janeiro, viveram um experiência que jamais esquecerão. Participaram numa Acção de Formação sobre "Desencarceramento", dinamizada pelos Bombeiro Voluntários Tirsenses, ministrada pelo Segundo Comandante Agostinho Dinis.
Esta inciativa teve como objectivo principal divulgar, junto dos jovens, uma cultura de segurança e a acção dos bombeiros em caso de desencarceramento.
Enquadrado no tema da Prova de Aptidão Profissional da aluna Tânia Alves do Curso Técnico de Comércio, este evento desenvolveu-se em dois momentos (um teórico e outro prático) e possibilitou a aquisição conhecimentos básicos sobre a actuação do Corpo de Bombeiros.

RS

quinta-feira

Saúde é Vida



No passado dia 25 de Janeiro, enfermeiros do Centro de Saúde de Santo Tirso deslocaram-se à nossa escola para a dinamização da Feira da Saúde.

Esta iniciativa, promovida pela escola e com a colaboração do Núcleo de Promoção para a Saúde, tinha como principal objectivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância de hábitos de vida saudáveis, que passam por uma alimentação cuidada, um controlo periódico da saúde e visitas regulares ao médico.

Os técnicos do Centro de Saúde verificaram os níveis de glicemia, mediram a tensão arterial, calcularam o Índice de Massa Corporal, verificaram os boletins de vacinas e apelaram à importância da saúde oral.

Cuidar da saúde... é cuidar da vida!

DF

domingo

VISITA DE ESTUDO AO PORTO


No dia 21 de Janeiro de 2010, as turmas do 1º ano dos Cursos Técnicos de Secretarido e de Comércio tiveram uma visita de estudo ao Porto, no âmbito das disciplinas de Matemática, Área de Integração, Português e Legislação.
Os Locais visitados foram: Palácio da Bolsa, Casa do Infante e Museu Nacional de Imprensa.

Sede da Associação Comercial do Porto, o Palácio da Bolsa é um dos ex-líbris da cidade do Porto. Reunindo no seu interior trabalhos de grandes mestres e artífices, assume especial destaque a riqueza da Sala Dourada ou esplendoroso Salão Árabe.

Na “Casa do Infante” os alunos conheceram a sua história e espólio, merecendo essencial registo o Pergaminho de 1394 que prova o nascimento do Infante D. Henrique. Foi um dos momentos altos da visita, que possibilitou o contacto com este documento valiosíssimo.

Com o percurso pedestre e pedipaper foi possível apreciar vários pontos de interesse do Porto, tais como: Ribeira, Estação de S.Bento, Teatro S.João; Coliseu do Porto; Majestic; Mercado do Bolhão; Teatro Rivoli e Avenida dos Aliados.

No Museu Nacional de Imprensa foi possível deslumbrar os visitantes com um percurso da história da imprensa, que passa pela Fundição, Composição, Impressão e Encadernação. O espólio apresentado é extraordinário para a compreensão do percurso dos suportes de escrita.
A visita também proporcionou uma grande interacção com os formandos, uma vez que foi possível fazerem impressões com as máquinas expostas… alguns trouxeram os trabalhos impressos, para “mais tarde recordar”.

Na cave, a ocasião possibilitou a visita a um singular conjunto de exposições de Cartoons e Caricaturas: “Porto Cartoon”, “Pedro Palma” e “Muro de Berlim”. Neste espaço, os alunos realizaram uma Actividade, proposta pelos formadores, que consistia numa “descoberta e interpretação” dos Cartoons expostos.
RS

quarta-feira

Liga à Terra

No passado dia 15 de Janeiro, pelas 10h30, os formandos e os formadores da Escola Profissional de Serviços de Cidenai deliciaram-se com a peça de teatro "Liga à Terra", protagonizada por Nuno Theias e Víctor de Freitas, da companhia N. Theias, e que decorreu no auditório dos Bombeiros Amarelos de Santo Tirso.

Esta actividade realizou-se no âmbito do Clube Europeu, com a colaboração do Projecto Eco-Escolas, e visou sensibilizar a comunidade escolar para a responsabilidade de cada um em relação ao planeta Terra.

Todos somos responsáveis por ele e se queremos viver de forma sustentável, temos de dar o primeiro passo! Por isso, simples gestos, como desligar as luzes quando não são necessárias, fechar a torneira da água enquanto se lavam os dentes, estão ao alcance de todos! Como disseram durante a peça... "temos de ver a Terra como uma grande nave espacial e todos somos tripulantes responsáveis!"

Não sejas um passageiro despreocupado!

DF

segunda-feira

Economia: Uma Aula "Diferente"...

No passado dia 13 de Janeiro, a turma de Informática de Gestão do 12.º ano, teve uma aula diferente de Economia: foi leccionada pelo Dr. Domingos Silva, licenciado em Ciências Económicas e Empresariais, consultor e director comercial de uma PME do Vale do Ave, que partilhou experiências, reputando sobre a actual situação económica do país e em particular sobre o crescimento e desenvolvimento económico.

Os formandos acharam peculiar e divertida a forma como os conceitos económicos foram transmitidos.
A.S.

sábado

L'épiphanie

No dia 6 de Janeiro, em França celebra-se o dia dos reis L'épiphanie com a "galette des rois" (bolo rei francês).
Na Cidenai, os alunos também puderam comemorar esta tradição francesa e provar a famosa "galette", acompanhada de um "jus d'orange".
Todos se deliciaram e a maioria preferiu esta tarte ao nosso tradicional bolo rei. Divertiram-se também com a coroa do rei e da rainha do dia!
Vive la galette des rois!
SC



quarta-feira

Em Dezembro “À conversa sobre Dependências” …

Todas as turmas da Cidenai, acompanhadas dos respectivos orientadores educativos e docentes, estiveram “à altura” do colóquio sobre dependências, realizado no dia 16 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, organizado pelo Núcleo de Promoção para a Saúde e Serviço de Psicologia e Orientação, com a participação de elementos da LIPAC (Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária), Vila Nova de Famalicão.
De modo a abrir o debate, foi feita uma explicação sobre drogas e seus efeitos, enfatizando o álcool, tabaco e haxixe, por serem as drogas mais consumidas pelos jovens, todas elas com consequências físicas, cognitivas, comportamentais e ainda sociais.
Ressaltou-se que a idade de experimentação precoce é um factor de risco! Os jovens devem, pois, saber “dizer não” à pressão do grupo e optar por um estilo de vida saudável, em que a felicidade advém do sentido de bem-estar, paz, segurança, afecto verdadeiro por si e pelos outros.
Procurou-se ainda desmistificar ideias associadas ao consumo, tais como “quem consome não é betinho”. Na verdade, a rebeldia e força residem em “navegar contra a corrente”, do aumento do consumo, ainda que a maioria dos jovens não consuma.
Os testemunhos, contados no papel de interventores, mediadores, adictos, recuperados e seus familiares. Vieram não só corroborar a teoria como alertar para o carácter real e próximo da problemática da droga!
Falaram “vozes de experiência” que o tempo de consumo foi um tempo “em que se esteve morto para a VIDA”, causador de grande sofrimento, que ainda hoje faz emocionar-se. Hoje dão valor ao que realmente interessa prender-se…aos VALORES auto-estima, liberdade, verdade, família, amigos (que nos respeitam como somos e que contrariam quando é preciso), o OUTRO!
Tiveram, pois, que reaprender a gerir o dinheiro, a gostar de si, a controlar impulsos e a desenvolver interesses! Deixaram o apelo “festas com água” (pela naturalidade da água e da festa) e a continuar saudável.
Os alunos receberam um panfleto, contendo contactos locais úteis, para obterem ajuda.
Os participantes fizeram questões muito pertinentes aos convidados e avaliaram a actividade como muito positiva e “sensibilizadora”.
Entretanto, no dia 22 do mesmo mês, os professores tiveram ainda uma formação na Escola sobre o tema, sendo a formadora pertencente ao CAT (Centro de Apoio a Toxicodependentes) de Matosinhos. A formação incidiu sobre os efeitos das drogas mais comuns e o papel da escola na prevenção/intervenção, tendo sido brevemente abordados os programas preventivos “Trilhos” e “Eu e os Outros”. A relação humana é a base!
Os docentes consideraram a acção muito pertinente e interessante!
Assim se promove a saúde, na Cidenai! Parabéns a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da actividade!

V.C.