quarta-feira

Em Dezembro “À conversa sobre Dependências” …

Todas as turmas da Cidenai, acompanhadas dos respectivos orientadores educativos e docentes, estiveram “à altura” do colóquio sobre dependências, realizado no dia 16 de Dezembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, organizado pelo Núcleo de Promoção para a Saúde e Serviço de Psicologia e Orientação, com a participação de elementos da LIPAC (Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária), Vila Nova de Famalicão.
De modo a abrir o debate, foi feita uma explicação sobre drogas e seus efeitos, enfatizando o álcool, tabaco e haxixe, por serem as drogas mais consumidas pelos jovens, todas elas com consequências físicas, cognitivas, comportamentais e ainda sociais.
Ressaltou-se que a idade de experimentação precoce é um factor de risco! Os jovens devem, pois, saber “dizer não” à pressão do grupo e optar por um estilo de vida saudável, em que a felicidade advém do sentido de bem-estar, paz, segurança, afecto verdadeiro por si e pelos outros.
Procurou-se ainda desmistificar ideias associadas ao consumo, tais como “quem consome não é betinho”. Na verdade, a rebeldia e força residem em “navegar contra a corrente”, do aumento do consumo, ainda que a maioria dos jovens não consuma.
Os testemunhos, contados no papel de interventores, mediadores, adictos, recuperados e seus familiares. Vieram não só corroborar a teoria como alertar para o carácter real e próximo da problemática da droga!
Falaram “vozes de experiência” que o tempo de consumo foi um tempo “em que se esteve morto para a VIDA”, causador de grande sofrimento, que ainda hoje faz emocionar-se. Hoje dão valor ao que realmente interessa prender-se…aos VALORES auto-estima, liberdade, verdade, família, amigos (que nos respeitam como somos e que contrariam quando é preciso), o OUTRO!
Tiveram, pois, que reaprender a gerir o dinheiro, a gostar de si, a controlar impulsos e a desenvolver interesses! Deixaram o apelo “festas com água” (pela naturalidade da água e da festa) e a continuar saudável.
Os alunos receberam um panfleto, contendo contactos locais úteis, para obterem ajuda.
Os participantes fizeram questões muito pertinentes aos convidados e avaliaram a actividade como muito positiva e “sensibilizadora”.
Entretanto, no dia 22 do mesmo mês, os professores tiveram ainda uma formação na Escola sobre o tema, sendo a formadora pertencente ao CAT (Centro de Apoio a Toxicodependentes) de Matosinhos. A formação incidiu sobre os efeitos das drogas mais comuns e o papel da escola na prevenção/intervenção, tendo sido brevemente abordados os programas preventivos “Trilhos” e “Eu e os Outros”. A relação humana é a base!
Os docentes consideraram a acção muito pertinente e interessante!
Assim se promove a saúde, na Cidenai! Parabéns a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da actividade!

V.C.