sexta-feira

“Gestão de regras em famílias com adolescentes”


No passado dia 26 de Novembro, pelas 18.30h, alguns pais aceitaram o desafio de participarem na acção “Gestão de regras em famílias com adolescentes”, dinamizada pelo Serviço de Psicologia e Orientação da Cidenai.
O objectivo da sessão era a partilha de estratégias que permitam aumentar comportamentos positivos nos jovens, melhorando as relações sociais.
Depois de abordados os factores de risco e protectores para problemas de comportamento, através de uma dinâmica inicial, discutimos estratégias de gestão de regras, tais como: elogiar de modo específico; recompensar, em vez de subornar; usar um sistema de pontos; escutar activamente; dar ordens específicas; usar consequências lógicas, como a retirada de privilégios; mensagens -eu; contratos; supervisionar.
Os pais foram capazes de discutir sobre as estratégias adequadas para várias situações -exemplo apresentadas e acrescentarem exemplos da sua vida diária.
No final, discutimos a mensagem de duas apresentações audiovisuais “ter tempo” e “eles vêem, eles fazem”. A avaliação dos pais que participaram foi muito positiva, pois sentiram-se participantes activos da acção!
VC