segunda-feira

DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR

 No passado dia 19 de novembro, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai comemorou o Dia Mundial do NÃO FUMADOR. Esta atividade foi da responsabilidade da formanda Daniela Machado, finalista do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado, no âmbito do seu módulo II da Prova de Aptidão Profissional, Assessoria ao Núcleo da Promoção da Saúde.

A atividade consistiu em colocar no placard principal da escola imagens e frases que levassem os fumadores a refletir sobre as consequências do consumo de tabaco na sua saúde e nas dos outros. Esse trabalho consistiu em construir, em cartolina, uns pulmões. O do lado esquerdo foi decorado com maços de tabaco para representar os pulmões de um fumador e as doenças que o tabaco pode causar, e o da direita foi decorado com flores que representam a vida e o ar puro e, assim, ser associado aos pulmões de um não fumador. À volta do pulmão foram colocadas frases informativas e de sensibilização sobre o que o tabaco pode provocar na vida das pessoas. E, por último, foi fixado um cartaz com uma mensagem para todos os formandos com o objetivo de estes pensarem no ato que estão a realizar sempre que acendem um cigarro.

A mensagem do dia foi “Aproveita para recomeçar a tua vida sem o Cigarro!”.

Daniela Machado
(TSECOM1619 – PAP- M2)

quinta-feira

A CIDENAI NO STEP1 EM AVEIRO


No passado dia 3 de outubro, a Cidenai esteve presente na Escola Profissional de Aveiro, numa nova edição do STEP1, projeto promovido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), e que este ano teve como objetivo alargar o projeto a todas as escolas com ensino profissional que o pretendam desenvolver. Este projeto desenvolve-se por etapas, que se constituem como desafios para os jovens a frequentar o último ano de um curso profissional, e visa a romoção de competências de autoeficácia na procura de emprego, bem como a sensibilização para a importância da aprendizagem ao longo da vida.
A nossa escola implementou, pela primeira vez, este projeto no ano letivo anterior e foi uma das convidadas para neste evento testemunhar a sua experiência inicial, os desafios que encontrou e a avaliação que fez do mesmo. Também estiveram a dar o seu testemunho as Escolas Profissionais de Rio Maior, de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses e a anfitriã do evento, a de Aveiro. Foi uma manhã de avaliação e de troca de experiências muito enriquecedora.

Alexandra Almeida (Responsável pelo STEP1)

SEMANA DA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA NO NAMORO E VIOLÊNCIA DOMESTICA

A Escola Profissional Cidenai, através do seu Núcleo do Voluntariado, associou-se à iniciativa da Casa Abrigo da Santa Casa da Misericórdia e da Acção Social da Câmara Municipal de Santo Tirso, nas comemorações do” Dia Internacional da Eliminação da Violência na Mulher”, no âmbito desta temática, de 18 a 23 de novembro, lançou à comunidade educativa, a discussão do tema Violência no Namoro e Violência Doméstica.
     Começou por ser proposto aos formandos o desafio de, através de trabalhos criativos, concorrerem a um concurso sobre o tema em causa e, foi gratificante ver que todas as turmas aderiram, apresentando trabalhos, quer como turma, grupo ou, até, individual.
      Mas o auge do debate aconteceu, quando o teatro Aviscena, chegou à escola e surpreendeu os formandos, durante o intervalo, com a simulação de uma cena de violência doméstica, deixando os formandos presentes, que acreditavam que era mesmo real, nervosos, a chamarem os formadores para virem intervir e até uma das formandas de uma forma aguerrida e indignada com o suposto marido, interveio a impedir o que o mesmo parasse o que estava a fazer à sua suposta mulher.
      Esta atitude bastante positiva dos formandos, mostrou que não se pode ficar indiferente a estas situações, que muitas vezes, acontecem na nossa presença, passamos ao lado e nada fazemos.
     Seguiu-se um debate, em todas as turmas pelas Técnicas da Casa Abrigo e da Acção Social, onde os formandos se apresentaram bastante interessados no tema, hoje tão presente na juventude com a violência de namoro.
Por último, a Escola Profissional Cidenai esteve presente, com alguns dos seus formandos, na inauguração da Exposição de pintura de Rosário Pinheiro, no Tribunal de Santo Tirso alusiva ao tema “Uma Menina não”, fazendo com que os formandos reflectissem um pouco na desigualdade de género.

A.F.