sexta-feira

Testemunhos dos Participantes no Projeto Erasmus+ KA2, em Rovigo (Itália)

Para mim, participar no projeto Erasmus+ a Rovigo, Itália, foi uma experiência muito agradável, pois nunca tinha saído do país. Para além  disso, achei agradável a hospitalidade da família, que fez de tudo para que eu me sentisse como em Portugal, como em casa.
Gostei também de conhecer mais ou menos o dia a dia dos alunos italianos. 
Também achei gratificante a aula de robótica, pois ensinou funções básicas de sensores a movimentos de um robot.
Quanto às visitas que fizemos aos museus, igrejas, palácio, achei bonito pois ficamos a saber o tipo de pintura/arquitetura de monumentos de Itália.

Tiago Mirra (CEF OI1718)


Eu gostei muito de ter participado neste projeto! A minha experiência Erasmus+, em Rovigo, foi ótima! Eu adorei muito, muito mesmo!
A família que me acolheu foi incrível, e eu não imaginei que a relação entre mim e a família com que fiquei fosse ficar assim tão boa.
A comida era ótima e o que dizem sobre as pizas e as massas é mesmo verdade! Elas são mesmo muito boas, e além das pizas e das massas também houve outros pratos muito bons que eu nunca tinha experimentado nem visto sequer.
As visitas de estudo a Pádua e a Veneza, por exemplo, foram mesmo muito boas, vi coisas incríveis e muito interessantes. Um dos lugares que gostei mais de visitar foi a Basílica de Santo António, e o museu com a exposição sobre Galileu, mas não quer dizer que não tenha gostado dos outros, porque todos tinham a sua parte interessante. 
Como eu já disse, esta viagem/experiência foi incrível, espetacular, e inesquecível, não sei se irei participar de novo numa viagem destas mas, se não participar, não faz mal, pois deve haver muitas outras pessoas que gostavam de participar neste projeto, e eu aconselho-as muito a inscreverem-se!
Este projeto fez-me muito bem e eu nunca o esquecerei, por ser também a minha primeira experiência fora do país.

Catarina Silva (TSECGPSI1720)

Na semana em que estive em Itália, tive uma boa experiência a todos os níveis: fiz novos amigos, conheci uma nova família que me acolheu muito bem e aprendi um pouco da língua italiana.
Gostei muito da escola e dos professores, tive também a oportunidade de conhecer monumentos históricos, igrejas, cidades e museus.
Fiquei muito feliz por  ter participado nesta atividade!






Carolina Coelho (TSECGPSI1720)

 
A experiência de fazer Erasmus durante uma semana em casa de pessoas que não conhecia e num lugar completamente diferente do habitual foi incrível e sem dúvida voltava a repetir. 
Foi uma viagem que nunca vou esquecer por variados motivos, entre os quais estar uma semana em casa de pessoas que nunca antes tinha visto, ter uma rotina diferente da minha do dia a dia, conhecer pessoas novas, falar todos os dias uma língua diferente, conhecer uma nova cultura e novos sítios no mundo. 
Sem dúvida, aconselho a toda a gente que se algum dia tiver oportunidade de o fazer para não a desperdiçar, pois é uma experiência única. 


Francisca Pereira (TSECGPSI1720)

 

Gostei muito da experiência. Se tivesse outra oportunidade, certamente que voltava a participar!








Maria Vilar (CEF OI1718)


No âmbito do projeto ERASMUS+, na deslocação a Rovigo (Itália), pude observar muitos monumentos da região e alguns dos seus costumes, e pude provar várias comidas típicas. Pude também fazer grandes amigos e grandes descobertas.
Ao longo de 1 semana em Itália, consegui associar várias palavras italianas a algumas portuguesas e consegui aprender um pouco de Italiano. Conheci os costumes dos jovens, tais como, depois da escola, estar com os amigos, ir a bares, ir a festas e não ficar apenas em casa no computador.
O que mais me cativou foi a hospitalidade da família que me acolheu, pois nunca me faltou nada, foram todos muito simpáticos e muito atenciosos! Eu irei fazer o mesmo quando vierem cá.

Diogo Rocha (CEF OI1718)

quinta-feira

LAN PARTY


quarta-feira

ROTA ECO-ESCOLAS PASSA NA CIDENAI

Portugal viveu, em 2017, um ano negro no que toca aos incêndios florestais. Para além de dezenas de vidas humanas, o país assistiu impotente à destruição de centenas de hectares de floresta e de todos os habitats que estas acolhiam.
Da tragédia, saíram lições e vontades de mudar comportamentos, e o ECO-ESCOLAS juntou-se a esta onda de mudança nacional, dando, neste ano letivo, especial atenção à temática da Floresta.
Uma das iniciativas mais visíveis foi a "Rota pela Floresta", que envolveu dezenas de municípios no propósito de consciencializar crianças e jovens para a importância de proteger este património tão valioso.
Santo Tirso foi um dos municípios que se aliou a esta iniciativa e a Cidenai, como já vem sendo hábito, não perdeu a oportunidade de participar.
A "Rota" consistia numa espécie de maratona, onde vários objetos simbólicos foram passados de escola em escola: uma pa, uma bandeira e um pergaminho. 
No  dia 13 de Março, representantes do Conselho Eco Escolas da Cidenai receberam uma comitiva do Jardim Escola João de Deus, e no dia seguinte foi a vez da comitiva da Cidenai visitar o Centro Escolar da Ermida, deixando com os pequeninos os compromissos estabelecidos. Fomos recebidos com o Hino do jardim infantil, que podem ver de seguida.
O final da "Rota" aconteceu a 21 de Março no fantástico Parque do Ribeiro do Matadouro, onde todos os compromissos foram lidos após o discurso de abertura da Vereadora da Educação.
Foi uma manhã muito agradável e de partilha entre todas as escolas do município. 

A.G.

domingo

A Cidenai no Arquivo Distrital do Porto e no Museu Nacional da Imprensa

No passado dia 14 de março as turmas de 1º ano de Assistente Administrativo, 1º ano de Técnico de Secretariado e 2º ano de Técnico de Secretariado e Comércio estiveram em visita de estudo na cidade do Porto. A manhã foi passada no Arquivo Distrital do Porto onde puderam contactar com a realidade arquivística, nomeadamente práticas e processos administrativos, bem como visualizar algumas das técnicas de conservação e restauro. No período da tarde, visitaram o Museu Nacional da Imprensa onde, para além da exposição Porto Cartoon, tiveram a oportunidade de ser Tipógrafos por alguns instantes. Enquadrada nos conteúdos programáticos dos respetivos cursos, foi, sem dúvida, um dia de aprendizagem importante para a sua formação.


N.A.

ALUNOS DA CIDENAI EM ITÁLIA


De 25 de fevereiro a 4 de março, 6 alunos da nossa escola, das turmas TSECGPSI1720 e CEF OI1718, acompanhados pelas professoras Arminda Silva e Maria Dulce Ferreira, participaram na primeira mobilidade do Projeto KA2, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ da União Europeia, intitulado “Tecnologia e Metodologia ao Serviço da Educação e da Cidadania”, na cidade de Rovigo, Itália.
Além da escola portuguesa, Coordenadora do Projeto, fazem parte mais três escolas, uma de Bilbau (Espanha), outra de Rovigo (Itália), onde decorreu a mobilidade, e uma de Ioannina (Grécia).
Depois do KICK OFF, em Santo Tirso, em dezembro de 2017, esta foi a primeira “Learning, Teaching and Training Activity” do projeto, que envolveu atividades muito diversificadas, como apresentações, por parte dos alunos, sobre o país, a região, a cidade e a escola, e workshops, visitas culturais, aulas, entre muitas outras. Houve também a oportunidade de os participantes visitarem cidades como Milão, Pádua e Veneza.
Uma experiência inesquecível, com muita aprendizagem, enriquecimento, diversão e, também, muito frio e neve à mistura!

MDF

sexta-feira

DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

A Cidenai, através do Clube de Proteção Civil, associou-se, mais uma vez, às Comemorações do Dia da Proteção Civil, que este ano aconteceu de 26 de fevereiro a 3 de março.


O ponto alto destas comemorações centrou-se na mostra de meios e recursos dos dias 2 e 3 de março em que a Cidenai apresentou um jogo interativo com o tema “Segurança na Internet”. Os visitantes puderam pôr à prova os conhecimentos sobre a utilização da Internet de forma segura e responsável.
N.A.