segunda-feira

UMA VISITA TECNOLÓGICA PELO PORTO

No passado dia 11 de maio, as turmas ligadas à informática tiveram um dia especial, no qual puderem ter uma visão do seu futuro: este foi o dia em que os cursos TGPSI1417 e TGPSI1518 visitaram duas empresas líderes nesta área: a INFOS, sediada em Leça da Palmeira e a BLIP, no coração do Porto.
Na INFOS, empresa especializada na criação de soluções de software para empresas, os formandos tiveram a oportunidade de ficar a conhecer diferentes departamentos, passando pelo informático até ao comercial, e perceber que com ambição certa, qualquer ideia tem potencial de crescimento e desenvolvimento. Após uma calorosa receção, os formandos tiveram a oportunidade de visitar as instalações e de ver verdadeiros programados em ação. Depois de saírem da INFOS, rumaram ao coração da invita, onde ficaram a conhecer a BLIP, uma empresa que nasceu do sonho de um português residente em Inglaterra e que hoje em dia esta vocacionada para o mercado de opostas online. Na BLIP, perceberam ainda a importância de um ambiente circundante para o bom trabalho dos programadores e puderam inclusive, assistir a uma aula de pilates dos colaboradores da empresa. Após o almoço, foi então a vez da cultura, com a visita à Casa do Infante, onde os formandos ficaram a conhecer um pouco sobre a vida e herança de D. Henrique, um dos maiores visionários da história da humanidade. Apesar da chuva, foi um dia que estes formandos não irão certamente esquecer.



A.G.

sábado

PALESTRA SOBRE “APRENDER A POUPAR”

No passado dia 5 de maio, a nossa escola, em colaboração com o Banco Português de Investimento, levou a cabo uma Palestra sobre “Aprender a Poupar”. Esta ação de sensibilização, que reforçou a importância da Poupança, foi integrada nas atividades da Educação Financeira Para a Poupança, do Projeto “Todos Contam”, e realizou-se no âmbito das disciplinas de Área de Integração, Comunicar no Ponto de Venda e Comercializar e Vender.
Esta ação contou com a preciosa colaboração do BPI de Vila Nova de Famalicão, nomeadamente do Gerente, Dr. Manuel Ferreira, e dos colaboradores da Direção de Recursos Norte: Dra. Isabel Magalhães; Dr. António Susano; e, sobretudo, da brilhante intervenção do Dr. Pedro Marques que cativou e impressionou todos os presentes.
Estiveram ativamente envolvidos e motivados os formandos das turmas do 10.º e 11.º anos dos cursos de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos e Técnico de Comércio, respetivamente.


AS

quarta-feira

VISITA PARA COMÉRCIO E SECRETARIADO.... UM DIA DE APRENDIZAGEM.

No passado dia 5 de maio de 2016, decorreu uma visita de estudo que contou com a participação dos alunos das turmas do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado e do 1º ano do Curso Técnico de Comercio. A visita de estudo esteve inserida no módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional do aluno José Miguel Fernandes do Curso Técnico de Secretariado enquadrando-se nas componentes técnicas de ambos os cursos. Pelas 8:30h da manhã os alunos participantes deslocaram-se de autocarro em direção ao Parque da Devesa na cidade de Famalicão puderam visitar uma exposição patente sobre a evolução industrial no concelho famalicense.
De seguida os alunos do 1º ano do Curso Técnico de Comércio foram encaminhados para o Jumbo de Famalicão. A turma do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado dirigiu-se para o Arquivo Municipal onde assistiram a uma apresentação sobre conceitos e técnicas de arquivo seguida de uma visita aos repositórios.
Seguiu-se o almoço na cidade de Guimarães com algum tempo para compras no “Espaço Guimarães”. Para o início da tarde estava prevista a visita ao centro histórico da "cidade berço" que devido ao mau tempo foi impossível realizar. Sendo assim, após a hora de almoço, os alunos deslocaram-se a S. Martinho do Campo para visitar a empresa "Macosmi Shoe", em que foi possível em modo de visita guiada, conhecer todo o processo de fabrico de calçado desde o seu design até à sua embalagem e distribuição. Durante toda a visita os alunos de ambas as turmas mostraram empenho e interesse nas atividades realizadas, o que levou ao sucesso da mesma. No fim do dia, e em conversa com alguns alunos o balanço foi positivo, tendo sido cumpridos todos os objetivos traçados para a realização da visita.


José Miguel Fernandes

TSEC1316



sábado

MUSICARTE SOMOS PARCEIROS NA MÚSICA

No passado, dia 2 de maio, na Escola Profissional de Serviços Cidenai em Santo Tirso,  no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, realizou-se uma apresentação referente ao tema específico do modulo 2 do formando Carlos Alves, da turma do 3 ano de Comércio, que consistiu na demonstração de um catálogo web.
Esta atividade destinou-se exclusivamente às duas turmas de informática, e teve como objetivo o desenvolvimento do tema relacionado com o “Comércio Eletrónico”.
A atividade decorreu numa sala de aula, disponibilizada pela Escola, onde estiveram em exposição imagens dos instrumentos representados no catálogo e de instrumentos decorativos.
O formando responsável começou por fazer uma breve introdução ao catálogo, seguido da sua apresentação por separadores. No final respondeu a várias questões e dúvidas colocadas pelos formandos. O feedback foi bastante positivo, construtivo e dinâmico.

Carlos Alves
TC1316

PALESTRA “TRATAMENTO DE RESÍDUOS” – PARCERIA RESINORTE

No passado dia 3 de maio, os formandos dos cursos TGPSI1417 e TC1417, participaram numa Ação de Sensibilização sobre Tratamento de Resíduos, promovida pelo Clube Eco-Escolas em parceria com a Resinorte, representada pela Eng.ª Sofia Oliveira.
Esta entidade, que faz o tratamento dos resíduos sólidos do nosso concelho bem como de concelhos vizinhos como Famalicão, Guimarães, Boticas, entre outros, e cuja unidade de Riba d’Ave havia sido visitada apenas semanas antes pelos elementos do Conselho Eco-Escolas, aproveitou esta oportunidade para explicar a todos os presentes o caminho que percorrem todos os nossos resíduos, desde o momento que saem de nossa casa até ao seu destino final, que pode ser um aterro ou a indústria transformadora.
Através de uma apresentação dinâmica e cativante, a Eng.ª Sofia conseguiu explicar aos presentes a importância ambiental de começar em casa o processo de separação de resíduos para que estes possam ser devidamente reciclados e se consiga evitar o flagelo do lixo que cobre tanto do nosso território.

Esperamos que a mensagem se espalhe a todos, porque cuidar do Ambiente e do nosso Planeta cabe a cada um de nós!

A.G.

sexta-feira

PLANTAÇÃO ÁRVORE CIDENAI – DIA DA PRIMAVERA

No passado dia 4 de maio realizou-se, tal como vem sido habitual nos últimos anos, a Plantação da Árvore da Cidenai, no Parque da Rabada.
Esta iniciativa, inserida no Dia da Primavera, tem como objetivo motivar a comunidade escolar para a proteção do ambiente e consciencializar para a necessidade de proteger o nosso planeta e preservar as nossas florestas.
Este ano, os membros do Conselho Eco-Escolas tiveram a oportunidade de colaborar na plantação de dois arbustos na zona de merendas, que certamente crescerão e darão sombra a todos os visitantes do Parque.

Numa manhã divertida e repleta de atividades, esta foi mais uma iniciativa dinamizada pelo Clube Eco-Escolas com a colaboração da Câmara Municipal de Santo Tirso.

A.G.

PEDDY-PAPER “ECOMAT”

No passado dia 4 de maio de 2016, realizou-se, no Parque Urbano da Rabada, a segunda edição do Peddy-Paper “ECOMAT”, dinamizado pelas formandas Diana Sousa e Mariana Correia da turma TSEC1316, e inserido na Prova de Aptidão Profissional das mesmas.
Este PeddyPaper juntou o Clube Eco-Escolas e o Clube da Matemática, dois Clubes de grande importância na nossa escola e que já haviam juntado esforços em anos anteriores para levar os formandos a desenvolver o seu raciocínio lógico ao mesmo tempo que desenvolviam a sua consciência ecológica.
Nesta atividade participou um elevado número de formandos da escola, que empenhados, percorreram todo o Parque da Rabada em busca de desafios. Todos os grupos, com representantes das seis turmas da escola, percorreram 12 pontos com dinamismo, neste que foi um dia agradável e com muita diversão.
A equipa vencedora foram os Smarteens, com formandos das duas turmas finalistas: TC1316 e TSEC1316. Parabéns aos vencedores!
Agradecemos de forma especial às nossas formadoras acompanhantes e a todos que contribuíram para o bom decorrer da nossa atividade.

D.S. e M.C.
TSEC1316

quarta-feira

27º ANIVERSÁRIO DA ESCOLA CIDENAI


Foi no passado dia 30 de abril que se realizou mais um Dia da Cidenai, assinalando-se o seu 27º aniversário.
A organização deste evento integrou-se no Módulo II da Prova de Aptidão Profissional do formando Eduardo Coelho, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado.
Após a receção dos convidados, pelas 15h00, seguiu-se a abertura do evento, pelas palavras do Prof. Ricardo Sampaio, Diretor Pedagógico, que reiterou a importância deste dia para a escola, o convívio que existe, e também a influência que a mesma tem nos seus formandos.
A tarde seguiu com um programa recheado de surpresas, desde momentos musicais proporcionados por uma ex-concorrente do programa da SIC Fator-X, Filipa Martins, à realização de duas videoconferências com antigos formandos, Vitória Neto e Pedro Pamplona, que vivem no estrangeiro, em Rovigo (Itália) e Budapeste (Roménia), respetivamente. Não pôde faltar o vídeo com memórias de antigos alunos, desde 2003 até 2015, para que os participantes pudessem recordar a sua passagem pela Escola. De referir também os testemunhos de Cristina Paiva, antiga formadora, e de Liliana Matos e Juliana Costa, antigas alunas da escola.
A animação continuou com duas atuações do Grupo de Ballet do Follow Me English Kids Club, de S. Martinho do Campo. Seguiu-se o discurso do formando Eduardo Coelho, que agradeceu a participação de todos os presentes neste dia, tão importante para si.
No final, houve um convívio entre todos, com um lanche e com o habitual bolo comemorativo do Dia da Cidenai.
Uma palavra de agradecimento a todos os convidados, que estiveram presentes pessoalmente ou via Skype, e, de forma especial, a todos aqueles que ajudaram na preparação e organização deste evento.
Até para o ano!





                                                                                                  Eduardo Coelho (TSEC1316)