quinta-feira

Dia Mundial do Voluntariado na Escola Profissional Cidenai

Ser voluntário é entregar o que de melhor temos, sem esperar nada em troca!”,começou por afirmar a jovem voluntária enfermeira Mafalda Festa, no seu testemunho ao grupo de Voluntariado da Escola Profissional Cidenai.
O Dia Mundial do Voluntariado, 5 de dezembro, foi celebrado na Escola Cidenai, com uma Palestra sobre o tema ” Ser Voluntário”. Mafalda Festa quis dar o seu testemunho como voluntária de uma missão da APARF, em Moçambique junto da comunidade de Metoro (Pemba), onde trabalha no combate ao estigma da lepra, como uma doença do mal e incurável. Ainda falou da ajuda que dá a todas as crianças que, desde muito cedo, 2 anos de idade, são deixados por sua própria conta e risco e que, muitas vezes, são encontrados deitados no tórrido sol daquela terra, sem força para andar, porque a fome e a doença é tanta que nem lhes permite procurar uma sombra. Mostrou também que, apesar da sua formação na área da saúde, como voluntária faz tudo quanto seja útil naquela comunidade, é agricultora, professora, pintora, conselheira. Falou do seu dia-a-dia, da falta de água, da sua parca alimentação, das poucas horas de sono; mas de um coração cheio de felicidade nos “abraços quentes” que recebe e que a faz esquecer que do lado de cá se tem tanto e, por vezes, não se dá nada.
Lembrou ainda a importância de estarmos atentos aos outros que muitas vezes estão tão próximo e nem nos apercebemos que precisam de nós.
Foi com muita seriedade e responsabilidade que o Grupo de Voluntariado da Cidenai recebeu esta formação, dando assim início à Semana da Solidariedade na escola, com a recolha de bens alimentares para famílias que lhe são próximas.
AF

quarta-feira

Feira da Saúde

No dia 5 de dezembro, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, a formanda Joana Pereira, da turma de Tsec1215, realizou a sua atividade do módulo II, que consistiu na Feira da Saúde, na Escola Cidenai.
Assim, com a colaboração do centro de saúde estiveram disponiveis duas salas da escola para a Saúde, relacionadas com os temas Estilos de Vida e Nutrição.
Na área da nutrição, os formandos foram alertados pela nutricionista do centro de saúde para a necessidade de uma alimentação saudável e hábitos de vida saudável. Alertou também, para os perigos do excesso de suplementos dos frequentadores de ginásios.
Na sala de estilos de vida, as enfermeiras esclareceram dúvidas sobre os métodos contracetivos e as doenças sexualmente transmissíveis, temas que muito interessaram os formandos. Outro assunto abordado foi sobre a droga e o álcool, que muita das vezes é ingerido na noite dos jovens .
A importância da higiene oral foi outro dos temas abordados nesta sessão. 

Foi uma manhã diferente,muito agradável e útil para todos os formandos da Escola Cidenai. 

JOANA PEREIRA - TSEC1215