terça-feira

Bullying - vamos combater !

No dia 28 de fevereiro de 2012, os formandos do 1º ano de Técnico de Informática de Gestão e Técnico de Comércio assistiram ao filme “Cyberbully”. Esta exibição realizou-se no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da Formanda Ana Araújo do 3º ano Técnico de Secretariado B. A exibição do filme teve como principal objetivo alertar os formandos para a problemática do “Bullying”, que tem vindo a aumentar cada vez mais, e pode ser praticado verbalmente, fisicamente bem como pela internet, e afeta bastante os envolvidos, podendo vir a ter consequências dramáticas.
O filme “Cyberbully” conta a história de Taylor, uma jovem estudante dos Estados Unidos, que recebe um computador portátil pelo seu aniversário. Encorajada pelas amigas, cria um perfil numa rede social – Clicksters. Ao fim de algum tempo, começa a ser vítima de Bullying através desta rede social por parte de colegas de liceu e também de amigas. Apesar de ser pela internet, Taylor é muito afetada psicologicamente, chegando inclusivamente a tentar suicídio. No final, Taylor confronta a sua agressora e consegue, com o seu caso, mudar a lei sobre privacidade na Internet no seu estado.


Ana Araújo - 3º ano Tec. Secretariado B

Bom uso e os perigos da Internet

No dia 28 de fevereiro de 2012, ocorreu uma palestra dedicada à sensibilização dos formandos da Cidenai dos perigos que ocorrem na internet. Esta iniciativa teve como oradores, o Chefe Coelho e o Agente Mirra da PSP de Santo Tirso, os quais abordaram os seguintes tópicos: como navegar na internet de forma segura, quais os perigos quando se navega na internet e formas de prevenção de fraudes, bullying e phishing.
Esta atividade foi desenvolvida pela formanda Cátia Oliveira do 3º ano de Tec. de Secretariado B, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional e teve como destinatários os colegas das turmas do 1º ano de Tec. de Informática de Gestão e Tec. de Comércio.
Espero que esta palestra tenha ajudado a tirar melhor partido da internet e a protegerem-se dos seus perigos existentes!
Cátia Oliveira - TSEC0912B

Vive l’amour!

No dia de S.Valentim, os formandos da Cidenai fizeram com que o amor não ficasse esquecido em língua francesa! As turmas do 10ºano de francês deram asas à criatividade e construiram um marco de correio, onde todos os alunos puderam depositar as suas cartas para a troca de correspondência em francês. Neste dia especial, dois alunos vestiram-se de “cupidos”, com umas asas de anjo, e distribuíram as cartas pelas diversas turmas. A atividade foi assinalada em cartazes com citações de amor em língua francesa! Parabéns a todos os que participaram!
SC

Visita ao Mar Shopping e IKEA

No passado dia 14 de fevereiro, os formandos das turmas de Técnico de Comércio, do 1.º e 2.º ano, visitaram o MAR SHOPPING e o IKEA. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito das disciplinas de: Comercializar e Vender, Comunicar no Ponto de Venda, Viver em Português e Organizar e Gerir a Empresa. Entre outras atividades, envolveu uma visita guiada às duas livrarias existentes, FNAC e a BERTRAND. Na FNAC, fomos recebidos pelo colaborador Álvaro Pacheco que falou sobre a importância da leitura e a postura no local de trabalho. Falou também sobre o modo como os livros estão dispostos nas prateleiras e como os colaboradores devem lidar com os clientes, que tipo de linguagem devem usar, no esclarecimento de dúvidas ou numa situação em que se está a tentar vender um produto a esse mesmo cliente.
Na visita pela BERTRAND, a colaboradora Salomé Alves que, para além de nos falar sobre os aspetos comerciais da loja, falou também sobre a forma de exposição dos livros. Referiu e mostrou seções da loja como as “Novidades” e “Destaques”, onde estão expostos livros que alcançaram um volume de vendas considerável.
Durante a tarde, seguiu-se o espaço comercial do IKEA, onde os formandos reconheceram as montras por representação, leram as diferentes mensagens encontradas durante o percurso desde a entrada até ao serviço pós- venda. No final da visita, ouviram o Sr. Domingos Silva, especialista em marketing, que abordou o conceito de loja e de negócio do IKEA e dos aspetos organizativos e de marketing no interior da loja.
A visita foi muito agradável, as montras apelavam ao consumo, quer pela temática do dia dos namorados, dos saldos ou pela apresentação da nova coleção primavera - verão
AS & AM

quarta-feira

Ação de formação: “A Alimentação e a Saúde Cerebral”

No dia 8 de fevereiro de 2012, todos os formandos e formadores acompanhantes da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, participaram numa ação de formação intitulada de “A Alimentação e Saúde Cerebral”. Esta foi dinamizada pela Dr.ª Patrícia Costa, licenciada em Dietética pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Esta atividade enquadrou-se no módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional da formanda Paula Costa, do 3º ano do curso Técnico de Secretariado A.

O principal objetivo desta ação de formação foi sensibilizar os formandos da Cidenai para a importância da alimentação na saúde cerebral. Ao longo da mesma foram abordados os seguintes tópicos: conceitos básicos sobre o cérebro; a influência das gorduras e dos hidratos de carbono na saúde cerebral; a composição básica da dieta mediterrânea e a relação entre a alimentação e as doenças neurológicas, nomeadamente os AVC’s e o Alzheimer.
De forma a avaliar os conhecimentos adquiridos e em que grau os objetivos propostos foram atingidos, no final de cada sessão foi entregue um pequeno teste de avaliação.
Espero que esta ação de formação tenha marcado uma viragem nos hábitos alimentares dos formandos da Cidenai!

AA

quinta-feira

“La Chandeleur”

Em França, no dia 2 de Fevereiro, celebra-se “La Chandeleur”, a Candelária, o Dia da Luz, 40 dias depois do Natal. O nome tem origem na palavra « candeia ».
A tradição nasceu na época dos romanos. Era uma festa celebrada em honra do deus Pan. Durante toda a noite, os fiéis andavam nas ruas de Roma a acender tochas.
Como já é tradição na Cidenai, os formandos do 12ºano de Secretariado A celebraram este dia com a venda de crepes durante os intervalos. Todos se deliciaram com os crepes de chocolate, açúcar/canela, doce de morango, gelado e até crepes mistos! Prepararam cartazes e folhetos, em língua francesa, para explicar esta festividade típica de França. Foi um sucesso!Hoje, "la Chandeleur" é o dia dos crepes e constitui um momento mágico no seio das famílias francesas. Até há quem diga que, se se fizerem os crepes saltar com a mão direita, tendo uma moeda na mão esquerda, e se o crepe cair na frigideira direito, isso irá garantir prosperidade para toda a família ao longo do ano.
SC