quarta-feira

Visita estudo de FINAL de ANO

Rumo ao Norte…
Mais um ano lectivo que passou e como não podia deixar de ser… mais uma viagem final de ano… Desta vez rumamos ao norte… a começar no Castelo de Guimarães e a acabar em Ribeira de Pena, não esquecendo a passagem por Pedras Salgadas.
A saída de Santo Tirso aconteceu por volta das 8:30, e tudo correria como previsto não fosse o contratempo à saída de Guimarães com a avaria do autocarro… A chegada a Pedras Salgadas aconteceu já bem perto do meio-dia. Foi hora para o almoço. Mesmo assim, a simpatia com que nos receberam nas Termas fez com que a boa disposição se mantivesse. Depois das visitas (SPA, termas e engarrafamento da conhecida “Agua das Pedras”) era hora de partir para a aventura, ou melhor, Park PenaAventura. À chegada, o tempo era escasso e, imediatamente, começaram as actividades, Paintball, Salto Negativo e Fantasticable. Um grupo por cada actividade. E depressa chegou a hora de jantar seguido do momento de diversão nocturna.
No dia seguinte, e depois de uma noite bem dormida , alvorada às 9h para o inicio da canoagem nas águas límpidas do Tâmega. Momento de descontracção e divertimento com tempo, ainda, para um mergulho. Na parte da tarde, continuação das actividades e a despedida do parque ocorreu por volta das 17h30m.
Dois dias fantastic…ables…

NA



sexta-feira

Visita de estudo do 11º Secretariado B




No dia dezassete de Junho, os alunos da turma B do Curso de Secretariado foram, no âmbito da disciplina de Sociologia, visitar o Colégio A Torre dos Pequeninos
Esta visita satisfazia vários objectivos da disciplina, como caracterizar grupos sociais, mostrar o papel da escola na sociedade do conhecimento e, ainda, mostrar a especificidade de uma organização privada.
Saímos de Santo Tirso por volta das catorze horas e regressámos às dezassete.
Este colégio localiza-se em Areias (na Torre) pelo que nos deslocamos de Tust. O percurso, como podem calcular, foi animadíssimo!
Fomos recebidos pelo Dr. Miguel Araújo que nos falou sobre a história da Instituição, o seu projecto educativo e os seus objectivos. O lema da escola, desde a sua formação, é Um Bom Começo Vale Para Toda a Vida!
De seguida, guiou-nos pelas várias salas, desde o berçário até às salas do Primeiro Ciclo do Ensino Básico. Numa destas salas, a do quarto ano, estivemos mais tempo com os pequenos alunos que se mostraram entusiasmadíssimos com a nossa presença.
Finalizada a visita, o Dr. Miguel disponibilizou-se para responder a questões e dúvidas que eventualmente existissem.
Penso que o que mais sensibilizou os nossos alunos foi o clima de tranquilidade que transparecia, fruto, também do enquadramento físico da escola.
É importante referir que os alunos da Cidenai colaboraram de forma muito correcta e interessada na actividade.



MG

Visita de estudo à Biblioteca de Santo Tirso

Último dia de actividades lectivas… A turma do 1º ano de CEF – Empregado Comercial realizou uma visita de estudo à Biblioteca Municipal de Santo Tirso. A actividade foi realizada no âmbito dos conteúdos programáticos sobre Arquivo e consistiu numa explicação seguida de visita guiada pela Biblioteca de modo a compreender o método usado na organização e classificação dos documentos existentes. Houve, ainda, tempo para uma sessão de cinema no auditório. Uma manhã útil à aprendizagem…
NA

SAÚDE EM DESTAQUE NA ESCOLA

Na manhã do passado dia 3 de Junho, a nossa escola realizou, pelo segundo ano consecutivo, a “Feira da Saúde”, uma iniciativa do Núcleo de Promoção da Saúde, que contou com a importante colaboração de técnicos do Centro de Saúde de Santo Tirso, Enfermeiras e Nutricionista.
Esta actividade teve como principal finalidade a sensibilização da comunidade educativa em geral para a importância de se preservar a saúde e de esta ser sinónimo de qualidade de vida. Uma boa alimentação, exercício físico são os ingredientes essenciais para uma saúde equilibrada e estável.
Os participantes tiveram a oportunidade de calcular o Índice de Massa Corporal, de ver a Tensão Arterial, de receberem alguns conselhos sobre contracepção e sexualidade, planeamento familiar, entre outros.
A escola agradece aos Técnicos do Centro de Saúde de Santo Tirso, que se prontificaram a participar nesta iniciativa e a permitir uma importante reflexão sobre os cuidados a ter com o nosso corpo.

DF