domingo

Halloween na Cidenai


No dia 29 de Outubro, os formandos da turma de 2º ano Técnico de Comércio, realizaram uma exposição sobre o Halloween, na qual os visitantes puderam aprender mais sobre esta tradição num cenário assustador de caveiras e abóboras diabólicas, e visionaram também um filme alusivo ao tema. Esta actividade permitiu aos formandos efectuarem um levantamento da origem, simbologia e difusão desta tradição anglo-saxónica até ao nosso país, no qual começa também a ser bastante popular, principalmente na versão “Dia das Bruxas”. Esta actividade enquadra-se no Tema Aglutinador da turma - a Globalização- e envolveu as disciplinas de Comunicar no Ponto de Venda, Inglês e Francês. O principal objectivo da celebração, que era sensibilizar os formandos para as tradições dos países anglófonos e outras culturas, foi assim totalmente conseguido, e os formandos aprenderam de uma forma lúdica.
AS

sábado

Dia Mundial da Poupança




A turma do 1.º ano do Curso Profissional Técnico de Comércio, no dia 29 de Outubro de 2010, comemorou o Dia Mundial da Poupança, no âmbito da disciplina de FCT-Sala.
Esta actividade foi dividida em três momentos: o primeiro consistiu na exposição de cartazes e panfletos, no placard principal da Escola, sobre dicas sobre dicas de poupança de água, energia e hábitos de consumo; o segundo, na distribuição de mensagens de poupança à comunidade escolar; e, por último, a realização de um inquérito sobre o tema em questão.
O resultado desta actividade foi bastante positivo, pois o seu objectivo, sensibilizar
a comunidade escolar para as questões da poupança, foi alcançada.

sexta-feira

Visita de Estudo aos CTT


No dia 29 de Outubro, os formandos do 11ºA e 11ºB do curso de Técnico de Secretariado, juntamente com os formadores, Nelson Almeida, Maria José Braga e Marília Ferreira, realizaram uma visita de estudo aos CTT em Santo Tirso.
À chegada aos CTT, fomos recebidos por uma técnica, que nos proporcionou uma vista guiada às instalações, mostrando as diferentes secções e fornecendo diversas explicações. O apartado, os diferentes tipos de envios e entregas de correio, foram alguns dos temas da visita. Os formandos tiveram igualmente oportunidade de observar as várias secções de atendimento ao público. Foram fornecidos folhetos informativos referentes aos vários serviços existentes.
Numa segunda fase da visita, os formandos tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor a parte financeira dos CTT. Foram divulgados os produtos que os correios dispõem no âmbito da poupança, nomeadamente os Certificados de Aforro, sendo salientadas as vantagens fiscais desses produtos, assim como a necessidade e importância do acto de poupar.
À saída, foram oferecidos um conjunto de lembranças a todos os formandos e formadores.

quinta-feira

Workshop em FireWorks8



No dia 28 de Outubro de 2010, a turma do 1.ºano do Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão, no âmbito da disciplina de FCT-Sala, teve uma formação em “Fireworks8”, um programa que se destina à elaboração de cartazes. A turma mostrou-se muito interessada e empenhada e a prova disso é que, no final da formação, alguns formandos elaboraram cartazes criativos sobre o Halloween.

sexta-feira

CERIMÓNIA DO HASTEAR DA BANDEIRA VERDE



Perante uma audiência atenta, aconteceu ontem o hastear da Bandeira Verde, galardão máximo do Programa Eco-Escolas, fruto do trabalho desenvolvido no âmbito deste projecto por toda a nossa escola.
Perante o olhar atento de Ricardo Sampaio, Director Pedagógico, que havia feito um pequeno discurso a apelar à continuação do projecto e das boas práticas ambientais seguidas pela maior parte dos presentes, Celina Silva, Representante da Direcção e Arqt.ª Carla Moreira, Representante da Câmara Municipal de Santo Tirso, parceira da escola neste projecto, a Coordenadora Eco-Escolas do ano anterior, Dulce Ferreira, hasteou a bandeira que um grupo de alunos recebeu em Ourém, no passado dia 24 de Setembro, das mãos do presidente da ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa.
Foi uma cerimónia simples e simbólica, que dá o mote ao início do Projecto Eco-Escolas deste ano.

segunda-feira

Uma Aula Diferente




A turma do 12º Técnico de Gestão teve o privilégio de assistir a uma aula diferente para o módulo de Gestão do Património Histórico e Cultural. Tudo decorreu nas instalações do Museu Nacional Soares dos Reis, onde a sua Directora fez o enquadramento do Museu no Instituto Museus e Conservação – IMC.
"Nesta visita, ficámos a saber que, além deste, o IMC tutela mais 27 museus e 5 palácios; depois relatou uma breve história sobre o palácio, onde está instalado o Museu.
Posteriormente a esta introdução, fizemos uma visita guiada pelo acervo de peças de cerâmica e esculturas e adornos e telas do espólio. Este acervo ultrapassa as 3000 peças, mas só uma pequena parte é exposta de uma forma rotativa. Além da vertente de exposição, o Museu tem uma valência de conservação, com técnicos de restauro altamente especializados. A propósito destas técnicas, que a Srª Directora mostrou-nos, com orgulho, uma peça de roupa do Rei Pedro IV, recentemente recuperada.
Considerámos a visita muito interessante e formativa."