domingo

Técnicos de Secretariado e "+ Ambiente"

No passado dia 16 de Junho, pelas 15.00, a turma do 10º Secretariado B deslocou-se até ao Parque Urbano da Rabada para uma Acção de Sensibilização relacionada com o Ambiente “+ Ambiente”, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Nesta sessão estiveram presentes e discursaram o Presidente da Câmara, Engº Castro Fernandes, e ainda o piloto de Ralis tirsense Armindo Araújo, cujos discursos se centraram na necessidade de proteger o planeta, reciclando, reutilizando, responsabilizando, reduzindo e respeitando a Natureza o todos os que nos rodeiam – ou seja a política dos 5 R’s.

Após os discursos já mencionados e também da Vereadora do Ambiente, Eng.ª Ana Maria Ferreira, e depois da apresentação dos novos cartazes e outdoors publicitários de sensibilização da população que figuram o piloto Armindo Araújo, os alunos e professores das escolas convidadas presentes tiveram a oportunidade de ver um mini-concerto da banda Be-Dom, uma banda de Valongo que faz precursão com bidões, tachos, pratos, enfim, todo um arsenal de objectos que provam que tudo pode ser reaproveitado.

Desta acção, os alunos retiraram que reciclar e reutilizar é importante e possível, e que está nas suas mãos a construção de um futuro sustentável para o nosso Planeta.

AG

sábado

FCT - Roma

As alunas Rute Cunha e Clara Reis, do Curso Técnico de Secretariado, estão a desenvolver a sua Formação em Contexto de Trabalho em Roma, ao abrigo do Projecto Leonardo. Aqui ficam as suas notícias:

"Desde já pedimos as nossas desculpas, pela falta de notícias, mas cá estamos nós..... Estamos nós aqui hoje para vos dizer que Roma... ora Roma é uma cidade fantástica! Tem vários perigos, entre os quais se encontram os taxistas, que passam sinais vermelhos, aceleram à velocidade da luz e mais além, até temos medo de entrar num táxi.... Fora este perigo, há perigos para a vista: os monumentos, são de uma dimensão extraordinária, em palavras nem os conseguimos descrever, por isso deixamos com algumas fotos, aproveitando também para fazermos publicidade ao Va Bene (o nosso blog). Passem por lá, pois encontram novidades fresquinhas e, claro, podem deixar-nos as vossas opiniões.... "
Link do Va Bene: http://vabenecidenai.blogspot.com/

Beijinhos na alma
Rute & Clara

Cidenai em Coimbra na despedida do ano lectivo



Como já é habitual na escola Cidenai, também este ano se realizou a tão esperada Visita de Estudo de Final de Ano, nos dias 24 e 25 de Junho, que foi organizada pela formanda Raquel Costa, do 12º ano do Curso Técnico de Comércio, tendo como destino Coimbra.

Foram dois dias muito enriquecedores e divertidos. No primeiro dia, de manhã, realizou-se uma visita guiada à zona histórica e académica da cidade, sendo esta última a que durante todo o ano lectivo dá alegria e movimento à cidade. Os participantes conheceram a Universidade de Coimbra e algumas das suas Faculdades.

Após o almoço, os formandos visitaram o Exploratório da Ciência Viva, onde se depararam com várias experiências relacionadas com o funcionamento do corpo humano, visitaram também o Museu da Água, e ainda deram um passeio de barco, pelo Rio Mondego. No fim de todas estas actividades culturais, mergulharam nas famosas piscinas do Mondego.

No fim do jantar, já no Parque CaCamping, houve um momento de diversão, ao som da música do DJ Peter N.

Já no dia 25, após o pequeno-almoço no Hotel Bragança, o grupo partiu mais uma vez rumo ao CaCamping, onde pôde desfrutar de várias actividades desportivas, como, jogos de futebol, sauna, banho turco, uma aula de hidroginástica, entre outras.

Após um último mergulho como despedida do parque, e dois dias muito bem preenchidos, deu-se o regresso a Santo Tirso.

Uma experiência a não esquecer!

Raquel Costa 12ºCom

segunda-feira

PSP dá aula a formandos da Cidenai



A tarde do dia 14 de Junho foi especial para os formandos do 10º ano de Técnico de Comércio e do 10º ano de Técnico de Secretariado A.
A aula que tiveram à tarde foi ministrada pelo Comandante da PSP de Santo Tirso, que falou sobre os perigos adjacentes ao consumo de drogas e álcool, bem como os riscos que os jovens correm quando saem à noite.
A actividade teve como principal objectivo alertar os jovens para estes problemas e sensibilizá-los para o divertimento, mas com moderação e sem necessidade de drogas e de álcool.
DF

terça-feira

VISITA AO PORTO



Estamos quase a terminar o ano lectivo, mas a turma do 10º de Técnicos de Comércio foi privilegiada com mais uma visita de estudo. Neste caso foi organizada uma visita de estudo para a manhã do dia 9 de Junho ao mercado do Bolhão no Porto. Aqui podemos ver o típico comércio tradicional, com os seus pregões das vendedoras e a sua forma muito personalizada no atendimento.

Depois seguimos para o contraste do comércio tradicional, ou seja o comércio nas grandes superfícies. Visitamos o Grand Plaza e o Via Catarina com a sua excelente forma de comunicação e merchandising.

Finalmente, ainda conseguimos passar pela Feira do Livro do Porto que está a decorrer na Avenida dos Aliados, antes de voltarmos a Santo Tirso.

Sem dúvida, uma manhã atarefada, mas que os formandos puderam ver em ambiente prático o que aprenderam ao longo do ano nas disciplinas de Comercializar e Vender e em Comunicar no Ponto de Venda.
PS

Visita à Tipografia do Jornal de Santo Thyrso

No dia 8 de Junho de 2010, a turma de 10º Secretariado B fez uma visita ao Jornal de Santo Thyrso, acompanhada pelo professor Ricardo Sampaio.


O objectivo desta visita foi conhecer a forma como o jornal era produzido e, para além disso, ter a oportunidade de ver os instrumentos utilizados no passado e na actualidade, na construção e impressão do jornal.

Já na sala de aula, aproveitamos esta visita para aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, relativamente aos conceitos de reportagem, notícia, crónica e entrevista, promovendo a sua produção escrita.

Filomena, Catarina, Juliana e Sónia
(Téc Secretariado-B)

Visita à Instituição Asas

No dia sete de Junho os alunos da turma B, do 10º ano de Secretariado, fizeram uma visita à Instituição Asas, no decorrer da aula de Psicologia.

Embora qualquer dos quatro módulos leccionados, durante este ano, em Psicologia, justificassem esta ida à referida Instituição, os módulos um e quatro, justificaram-na particularmente.. No módulo um foi leccionada a Importância da Psicologia nas Instituições e no módulo quatro a Importância das Relações Humanas no Trabalho.

A acção da Asas assenta no humanismo, na proximidade, centrada principalmente na criança, no jovem e nas suas famílias. Aposta seriamente no papel da educação e na formação contribuindo, assim, para o desenvolvimento de cidadãos autónomos de pleno direito.

A importância de promover a protecção e apoio aos grupos desfavorecidos ficou de tal forma demonstrada que algumas das nossas alunas estão a pensar inscrever-se como voluntárias. Com a vontade de muitos será, sem dúvida, mais fácil ajudar a “Dar Asas à Vida”.

MG

Dizem que é uma espécie de PAF...



Os formandos do Curso CEF de Empregado Comercial realizaram, no passado dia 21 de Maio, uma actividade que envolveu a turma toda e que consistiu na organização de um ponto de venda, ao qual deram o nome de BIOCEF.

Neste espaço comercial foram comercializados produtos de origem biológica, trazidos pelos próprios formandos. Foi uma excelente oportunidade para a comunidade escolar adquirir desde do simples ramo de salsa, até à compota de pêssego.

Com esta iniciativa, os formandos tiveram a oportunidade de colocar em prática as competências e técnicas desenvolvidas ao longo do curso e, ao mesmo tempo, ensaiarem a realização da sua PAF (Prova de Aptidão Profissional).

Parabéns!!
Estiveram todos muito bem.

PS

segunda-feira

Loja Myticus


Nos dias 7 e 8 de Maio realizou-se nas galerias do Centro Comercial Carvalhais a Vila do Comércio, onde decorreu um Ponto de Venda, que se designava por “Mysticus”. Esta loja comercializava acessórios de moda, tais como: anéis, brincos, colares e flores; tinha duas finalidades: decorar e comercializar. As cores predominantes na decoração foram o roxo, preto e cinza. O espaço era bastante acolhedor e atractivo, chamando, assim, a atenção dos meus visitantes.

Liliana Santos (Téc. Comércio)