segunda-feira

“Um pai à maneira” é possível!



Na passada noite de sexta-feira, dia 30 de Outubro, decorreu a sessão “Um pai à maneira”, no Auditório da Biblioteca Municipal. Vários elementos da comunidade educativa puderam visualizar a comédia “Big Daddy”, que serviu de mote a uma animada discussão sobre “a aventura de educar”.

O filme foi considerado interessante... O protagonista, Sonny, começa por querer adoptar Julian, de 5 anos, para impressionar a namorada, até que se envolve de tal forma que já não consegue deixá-lo, um miúdo super-engraçado, mas também super-exigente... Inicialmente adopta a teoria “escolhe, filho, o que consideras melhor para ti”, até que tem que reeducar uma série de comportamentos, porque a total liberdade transforma-se em total anarquia... Assiste-se a um crescendo de maturidade nas personagens, pois “pai e filhos crescem juntos”!

Estiveram presentes 6 alunos e 8 pais/encarregados de educação. Participaram ainda familiares de professores e de alunos presentes e uma formanda do Instituto de Inglês, cuja participação foi de elevada qualidade!Foi possível reflectir sobre as motivações para ter filhos actualmente, receios e erros mais frequentes na “arte de educar”; e os diferentes estilos educativos, concluindo-se que o estilo democrático, de supervisão e afecto q.b. , é aquele que produz melhores resultados na educação!

A disponibilidade, entrega e criatividade, a participação na vida escolar dos educandos foram aspectos ressaltados no educador “à maneira”. Por outro lado, foi possível dar a conhecer o serviço de Psicologia como aberto a toda a comunidade educativa e a disponibilidade da Escola para criar momentos positivos de aproximação às famílias e comunidade educativa em geral...

Enfim, uma experiência avaliada como positiva pelos participantes, a repetir... apelando-se à maior participação dos encarregados de educação e alunos.
Agradece-se a todos aqueles que colaboraram nesta experiência!Parabéns!

VC