quinta-feira

OFERTA FORMATIVA - 2009/2010

A Escola Profissional de Serviços de Cidenai está localizada no centro da cidade de St.Tirso, na Rua José Luís de Andrade.
A oferta formativa para o novo ano lectivo - 2009/2010 - para os alunos que completaram o 9ºano de escolaridade é:
· Curso Técnico de Secretariado;
· Curso Técnico de Informática de Gestão;
· Curso Técnico de Comércio.
Os alunos que queiram completar o 9ºano podem inscrever-se no Curso de Educação e Formação, Empregado Comercial.

A escola proporciona:
· Bolsa de Profissionalização;
· Bolsa para o material de estudo (atribuída de acordo com o escalão de abono de família);
· Subsídio de alimentação;
· Subsídio de transporte;
· Subsídio de Alojamento;
· Seguro escolar;
· Estágio;
· Acompanhamento e orientação educativa e profissional.

Cidenai Cultural e Geométrica

As turmas do 10º ano do curso Técnico de Secretariado e do 1º ano do CEF Empregado Comercial, no passado dia 19 de Maio, participaram numa visita de estudo ao Porto.

Esta iniciativa proporcionou aos alunos um contacto com a arte e a arquitectura modernas, numa visita guiada à Casa da Música.
A visita ao Palácio da Bolsa permitiu um recuo ao passado, ao séc XIX, quando a Associação Comercial do Porto edificou aí a sua sede. O salão árabe deslumbrou todos os participantes!!
Por sorte estava lá a guia para traduzir!!

sexta-feira

A todos os nossos orgulhosos parabéns!!!

Os nossos parabéns aos alunos, Elisabete Moura; Patrícia Martins e Tiago Malheiro do 12º Gestão e aos alunos André Pinto; Andreia Silva; Diana Oliveira; Diana Moreira e Patrícia Moreira do 11º de Comércio, referentes às suas participações em distintos concursos nacionais e concelhios.

Os alunos do 12º Gestão ficaram apurados para a 3ª fase do Concurso “Gestão de Ideias para Economizar”, ocupando a 5º posição, o qual é promovido pela Faculdade de Economia do Porto (FEP). A defesa dos trabalhos e última etapa, será efectuada na primeira semana de Junho perante um júri da mesma faculdade. Força Miúdos!!!

Já no Concurso “NTFEEI”, também congratulamos os alunos mencionados anteriormente, visto terem ficado num honroso 3º lugar, na categoria de trabalhos em vídeo-curriculum.

A todos os nossos orgulhosos parabéns!!!

quinta-feira

Comemoração dos 20 anos da Cidenai

No passado dia 9 de Maio de 2009, no âmbito da comemoração dos 20 anos da Escola Cidenai e da Prova de Aptidão Profissional, da aluna Ana Dias, do 12º ano do curso de Técnico de Secretariado, realizou-se o II Encontro de alunos, professores, funcionários e ex-alunos da Cidenai, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai.


O programa do evento incluiu testemunhos de alunos, ex-Alunos e professores, uma demonstração de karaté (Murakami), uma actuação do grupo de Hip Hop Street Concept e uma actuação surpresa.


O encontro foi muito enriquecedor, pois permitiu o convívio entre toda a "Familía Cidenai" e a partilha de experiências.

Até 2010!

Comemoração do Dia da Europa…

No passado dia 8 de Maio de 2009, comemorou-se o Dia da Europa, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Tânia Silva, do 12º Ano do Curso Técnico de Secretariado, intitulada “Semana Europeia” e do Plano de Actividades do Clube Europeu.

Nesta actividade, vimos um filme sobre o projecto Leonardo da Vinci 2008, uma apresentação sobre o Projecto Leonardo da vinci 2009 e 2010.

Como convidados tivemos a presença da Dr.ª Gabriella Pappada, que veio de Roma para estar presente no evento, a Dr.ª Irena Wojtasiewicz – Polónia e da Dra. Jayne Abbott (lecciona no Instituto de Línguas de Santo Tirso). Cada uma das presentes, fez uma apresentação dos seus países.

Este evento envolveu todas as turmas da Escola que esperaram ansiosos pela divulgação dos 5 melhores trabalhos do Concurso “À Descoberta da Europa”.

A Escola agradece a todos os participantes e felicita-os pelos belos trabalhos que elaboraram.
No final deste evento todos os presentes perceberam como é fantástico ser EUROPEU.

Cidenai à Descoberta da Europa…

Na semana de 4 a 9 de Maio, esteve patente na sala B1, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai uma exposição referente à União Europeia, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Tânia Silva, do 12º Ano do Curso Técnico de Secretariado, intitulada “Semana Europeia” e do Plano de Actividades do Clube Europeu.

A exposição teve como objectivo mostrar os trabalhos finalistas do concurso “ À Descoberta da Europa”, que teve a participação de toda a comunidade escolar.
Os cinco melhores trabalhos são:

Feira de Gastronomia na Cidenai...


No passado dia 5 de Maio de 2009, realizou-se na Escola Profissional de Serviços de Cidenai uma Feira de Gastronomia, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Tânia Silva, do 12º Ano do Curso Técnico de Secretariado, intitulada “Semana Europeia” e do Plano de Actividades do Clube Europeu.

Cada turma da Escola organizou uma mesa com iguarias de um país. Como a ementa foi recheada, podemos deliciar-nos com a gastronomia Francesa, Inglesa, Holandesa, Grega, Alemã, Italiana, Belga e, como não poderia deixar de ser, com a Portuguesa.

Este evento teve como objectivo proporcionar o convívio escolar e ao mesmo tempo comemorar o Dia da Europa que se aproxima, a 9 de Maio.

A organização agradece a colaboração do Café “Kanimambo”, que gentilmente cedeu as mesas e cadeiras, contribuindo assim para tornar o almoço mais confortável.
TS

sábado

SEGURANÇA NA ESCOLA - Formação - Extintores



No passado dia 5 de Maio de 2009, no âmbito do Módulo II da PAP, do aluno Miguel Matos, do 12º ano, do curso de Secretariado, realizou-se uma Formação sobre Extintores, destinada ao Clube da Protecção Civil da Escola Profissional de Serviços de Cidenai.

Esta formação ocorreu nos B.V.Tirsenses, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender o funcionamento de um extintor e como actuar, com o mesmo, em caso de incêndio.
JM

sexta-feira

O Emprego



No âmbito do II módulo da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Martins, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, subordinada ao tema “O Emprego” realizou-se, no passado dia 5 de Maio uma sessão de Técnicas de Procura de Emprego, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai.

Nesta actividade os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de esclarecer algumas dúvidas sobre o mundo de trabalho, através da apresentação do Dr. Hélder Lopes, técnico da Associação Comercial e Industrial de Vizela.

segunda-feira

NTEFI - 1ªEd

A nossa escola participou na 1ª edição do concurso das Novas Tecnologias Empregabilidade, Empreendedorismo, Formação, e Inovação, organizado pela Câmara de Santo Tirso, com as equipas Cides e Kings, respectivamente do 11º Téc. de Comércio e 10º de Téc. de Gestão.

Os trabalhos foram desenvolvidos nos temas sobre Video-Curriculum e Portal para Profissões, tendo sido apresentados no centro de Incubadora de Empresas da Câmara de Santo Tirso no dia 29 de Abril.

Vamos aguardar confiantes pelos resultados obtidos !!



VISITA IEFP - Santo Tirso




No âmbito do II módulo da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Martins, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, subordinada ao tema “O Emprego” realizaram-se, nos passados dias 22 de Abril (12º ano de Técnico de Secretariado) e 24 de Abril (12º ano Técnico de Gestão), visitas às instalações do I.E.F.P (Instituto de Emprego E Formação Profissional) de Santo Tirso.

Nesta actividade os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de esclarecer algumas questões através das explicações da Drª. Cecília Vilas Boas.

De seguida os alunos puderam visitar as instalações do I.E.F.P e conhecer os vários sectores em que este está dividido.