quinta-feira

"6ª Feira Radical"



Numa iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, os alunos do 11º de Informática de Gestão participaram num concurso Inter-Escolas, no dia 24 de Abril, no Parque da Rabada.

segunda-feira

SIMULACRO DE INCÊNDIO




No passado dia 23 de Abril de 2009, no âmbito do Módulo II da PAP, do aluno Miguel Matos, do 12º ano, do curso de Secretariado, foi realizado um Simulacro de Incêndio, na Escola Profissional Serviços de Cidenai.

Este exercício contou com a presença de duas Corporações de Bombeiros do concelho (Voluntários Tirsenses e Voluntários de Santo Tirso), que actuaram de forma eficaz, depois de dado o alerta, por volta das 10.30h.

Este exercício teve com principal objectivo testar o Plano de Emergência da escola.

O cenário criado, que implicou o corte temporário da Rua José Luís de Andrade, tinha quatro vítimas, que foram evacuadas pelos Bombeiros e transportadas à unidade hospitalar.
JM

Conhecer o Ambiente

No dia 21 de Abril, no âmbito das Provas de Aptidão Profissional das alunas Ana Cláudia Maia e Carla Cruz, do 12º ano do Curso Técnico de Secretariado, realizou-se uma visita de estudo à Barragem de Crestuma-Lever e à Quinta de S. Inácio, em Vila Nova de Gaia.

Estas actividades envolveram as turmas de 12º ano do Curso de Técnico de Secretariado e 12º ano do Curso Técnico de Gestão.

Da parte da manhã realizou-se a visita à Barragem, em que o Júlio Pinho (guia) explicou o funcionamento e processo de produção energética, bem como assistimos à passagem de um barco turístico, pela eclusa de navegação.



Da parte da tarde, realizou-se a visita à Quinta de S. Inácio, em Avintes, orientada por Carla Machado, que apresentou os diversos locais do Park&Zoo. Ainda houve tempo para assistir a uma demonstração de répteis.



O objectivo destas visitas foi sensibilizar e motivar os alunos para a preservação da Natureza e para evitar os gastos desnecessários da energia.

C.C.
A.C.M.

VILA DE COMÉRCIO E MATEMÁTICA DIVERTIDA



No dia 16 de Abril decorreu, em simultâneo, na Cidenai, a Feira “Vila do Comércio” e a Exposição “Matemática Divertida”.

O pessoal empenhou-se, todos colaboraram, uns na organização, outros na dinamização. Tivemos a presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, a Associação Acreditar, a Mcdonalds, Café-bar Zair. Também apareceu o S. Pedro, que tanto gostou da nossa Escola, e demorou a ir-se embora.
Deu para jogar, deu para comer, e até deu para fazer negócio.

Houve um ambiente de entreajuda que resultou, na minha opinião, numa agradável experiência de aprendizagem e convívio, a repetir.
Gostaria de agradecer a todos pela ajuda, participação e entusiasmo.

Alexandra Almeida

NETWEEK09



Nos dias 16 e 17 de Abril decorreu, na Escola Cidenai, o habitual evento "NETWEEK09", organizado pelos alunos do Curso Técnico de Informática de Gestão.

Durante estes dois dias, houve formações em Joomla e sobre Programação de Robôs, assim como Jogos (Counter Strike e Live For Speed).






VOLUNTARIADO



No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Joana Rocha, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, realizou-se, no passado dia 14 de Abril, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, Palestras subordinadas ao tema “Voluntariado".

Nesta actividade, pudemos contar com a presença da Associação ASAS, representada pela Dra. Gilda Torrão, Rotary Club de Santo Tirso, representado pelo Dr. Pedro Santoalha, Cruz Vermelha, representado pelo Dr. Frederico Garrett e pela Dra. Cláudia Braga, Misericórdia de Santo Tirso, representada pela Dra. Carla Medeiros, Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, representado pelo Dr. Vasco Fernandes, e com a voluntária Dra. Rosa Lage. Cada Associação mostrou o seu trabalho enquanto instituições de solidariedade, e a Dra. Rosa Lage mostrou o seu papel enquanto voluntária.

Este evento envolveu todas as turmas, 12º Secretariado, 12º Gestão, 11º Comércio, 11º Informática de Gestão, 10º Secretariado, 10º Gestão, CEF I e CEF II.

Estas Palestras tiveram como objectivo sensibilizar a população ouvinte para a solidariedade, diminuição de desigualdades e equilíbrio social.

J.R.

quarta-feira

Empregado Comercial, que Futuro?


No passado dia 30 de Março de 2009, os alunos do Cef Empregado Comercial do 1º ano, com a Drª Viviana Carvalho, organizaram uma sessão de sensibilização intitulada "Empregado Comercial, que Futuro?", que contou com o testemunho de antigos alunos e finalistas de Cursos de Educação Formação.

Nesta sessão, os alunos convidados partilharam com a turma o seu percurso de vida e referiram as vantagens (que são muitas!!!!) de se estudar, para se alcançar um futuro de sucesso.

Os alunos do 1º ano do Cef fizeram um balanço positivo desta sessão e ficaram sensibilizados para continuar os estudos, não desistirem e terem objectivos.

A turma do CEF Empregado Comercial - 1º ano

Surdez e Língua Gestual




No âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Daniela Matos, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, realizou-se, no passado dia 31 de Março, no Auditório dos Bombeiros Amarelos de Santo Tirso, uma Acção de Formação subordinada ao tema “Surdez e Língua Gestual”.

Nesta actividade, pudemos contar com a presença da Associação de Surdos do Porto, representada pelo Dr. Armando Baltazar que nos explicou, um pouco, o que esta associação realiza no seu quotidiano, pelo Formador Joaquim Machado que nos ensinou algumas palavras em Língua Gestual e pela Dr.ª Marisela Simões que teve a seu cargo a tradução.

Este evento envolveu as turmas do CEF II, 12º Técnico de Gestão e 12º Técnico de Secretariado.

Esta Acção de Formação teve como objectivo informar a população ouvinte sobre o dia-a-dia de uma pessoa surda e também ensinar um pouco sobre uma língua especial.

10º de Gestão na Tipografia

No dia 3 de Abril de 2009, os alunos do 10ºGestão no âmbito do Módulo:"Textos Media I”, da disciplina de Português, realizaram uma visita de estudo à tipografia do Jornal de Santo Thyrso.


Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a história do jornal e os processos da sua produção desde 1881 até à actualidade.

"POISSON D'AVRIL"



Os alunos do CEF (2ºano) celebraram mais uma tradição francesa no dia 1 de Abril: o famoso "Poisson d'avril".

Realizaram um cartaz em forma de peixe para informar a comunidade escolar sobre esta tradição da cultura francesa e, após produzirem peixes em cartolina, divertiram-se a colá-los nas costas dos colegas...Poisson d'avril...

ETAR e CITRUS



No dia 25 de Março, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Marta Campos, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, realizou-se uma visita de estudo à ETAR da Rabada, em Burgães e à CITRUS, em Riba D`Ave.

Esta actividade envolveu as turmas de 10º e 12º anos do curso Técnico de Secretariado.
Na ETAR, o orientador da visita foi o Dr. Pedro Magalhães e na CITRUS, a Drª Sofia Oliveira.

Esta visita teve como objectivo sensibilizar e motivar os alunos para a importância do tratamento das águas e a reciclagem.
M.C.

Igualdade de Oportunidades

No passado dia 20 de Março de 2009, realizou-se uma conferência no Auditório da Biblioteca Municipal, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, da aluna Bibiana Silva, do 12º Secretariado, subordinado ao tema “Igualdade de Oportunidades”.

Sendo a conferência dirigida à Igualdade de Géneros com intervenção do Dr. Pedro Carvalho, representante da Bestcenter e Coordenador de implementação, em várias câmaras municipais, de Planos para a Igualdade.

Este evento tinha como objectivo sensibilizar os alunos para as desigualdades existentes na nossa sociedade, bem como formas de as corrigir, pois não devemos esquecer que a “Diferença faz a Igualdade”.
B.S.

Cidenai na Luta contra o Racismo

No passado dia 20 de Março de 2009, realizou-se, no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, uma conferência, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da Escola Profissional de Serviços de Cidenai.


A conferência, subordinada ao tema “Racismo”, foi organizada pela aluna Júlia Cristiana Silva Sousa, do 12º do Curso Técnico de Secretariado, e tive a intervenção da Dr.ª Lia Oliveira, representante da Associação SOS Racismo.

Da parte da manhã esteve patente uma exposição alusiva ao tema na escola.


O evento teve como objectivo alertar e sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática.

C.S.