quarta-feira

LA POÉSIE



Para celebrar o dia mundial da Poesia, os alunos de Secretariado (10º) recitaram poemas em língua francesa. Assim, puderam desenvolver a sua leitura expressiva e conhecer alguns poetas franceses.

terça-feira

A CIDENAI na Praça… da Alegria.


No passado dia 19 de Março, a turma de 10º de Secretariado participou no programa da RTP “Praça da Alegria”.

A emissão foi em directo a partir dos estúdios de V. N. de Gaia.

Estão disponíveis no youtube alguns desses momentos.

http://www.youtube.com/watch?v=501i8XjPKxk

http://www.youtube.com/watch?v=Z105VAU-Wi4

Durante a tarde alunos e professores estiveram de visita ao museu de Serralves.

Formação Suporte Básico de Vida e Trauma


Nos passados dias 17, 19, 20 e 24 de Março de 2009, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional, do aluno Miguel Matos, do 12º ano do Curso Técnico de Secretariado, realizou-se uma Formação de Suporte Básico de Vida e Trauma.

Esta Formação foi frequentada por todas as turmas da Escola Profissional Serviços de Cidenai e ministrada pelo Formador Paulo Gonçalves, Técnico de Ambulância de Emergência do Inem.

Todos alunos tiveram oportunidade de aprender e executar o algoritmo do Suporte Básico de Vida e algumas técnicas executadas pelos profissionais de saúde em casos de quedas, acidentes, fracturas etc..

sábado

Cancro da Mama


No passado dia 17 de Março, realizou-se uma conferência no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, da aluna Marcela Abreu Ferreira, do 12º Secretariado, subordinado ao tema “Cancro da Mama”, que contou com a participação das turmas Cef tipo 1, Cef tipo 2, 11º Comércio, 12º Secretariado e 12º Gestão.


Esta conferência tinha o objectivo de sensibilizar os jovens sobre esta temática, bem como alertar para a prevenção e riscos provocados por este tipo de cancro.

sexta-feira

Cidenai na "Cadeia de Produção"...



13 MAR 09 - A Arte esteve presa!...

Os alunos das turmas dos 12º anos da Cidenai aproveitaram a oportunidade que a Câmara Municipal proporcionou numa iniciativa ímpar, “Cadeia de Produção”.

As celas da antiga cadeia de Santo Tirso foram os espaços escolhidos para uma explosão de sensações através de vastas manifestações de sons, movimentos, imagens, palavras … sempre inesperados, mas bem “aprisionados” por todos que tiveram a felicidade de participar na visita.

Todos ficaram presos… à “palavra”!

A Poesia está na Rua e Arriscar.com


"A Poesia está na Rua" e "arriscar.com" são palavras-chave na Câmara Municipal de Santo Tirso durante este mês de Março e, como não poderia deixar de ser, a Cidenai esteve lá!

Foi num lindo e quente dia de Primavera (quase!!), e com este espírito, que as turmas do 1º e do 2º ano dos cursos CEF - Empregado Comercial visitaram, na antiga Fábrica do Teles, em Santo Tirso, um espaço da "Poesia está na Rua", este ano subordinada ao tema "Pano Pramangas", onde deram asas à sua imaginação e escreveram poemas em pedaços de tecido.



De seguida, e como cada vez mais os riscos naturais e tecnológicos devem ser uma preocupação, fizeram uma visita à exposição "arriscar.com", do Clube da Protecção Civil da Câmara Municipal de Santo Tirso, onde estavam expostos os porta-chaves que tinham elaborado na escola.


Uma forma diferente e bastante agradável de aprender...

Palestras de Poesia na Cidenai

No dia 10 de Março, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai realizaram-se palestras para os alunos, sobre poesia.

Esta actividade surgiu no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Andreia Carvalho, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado e contou com a presença do Dr. Aurelino Costa e do Professor Doutor António Oliveira, ambos poetas.

O objectivo deste evento foi sensibilizar e motivar os alunos para a escrita e a leitura de poesia.
Na última palestra, a escola teve ainda o prazer de receber a Dr.ª Júlia Godinho, Vereadora da Cultura da Câmara de Santo Tirso.

Em simultâneo, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai está a colaborar com a “Poesia está na Rua”, dinamizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, tendo participando na sessão de abertura, na “Há poesia a retalho” e na decoração de uma cadeira com poemas de Fernando Pessoa, que estará exposta na Câmara Municipal a partir do dia 21 de Março.

segunda-feira

Conferência "Os Invisuais"

No passado dia 3 de Março realizou-se mais uma conferência para a Prova de Aptidão Profissional da aluna Andreia Filipa Torres Araújo, do 12º T. Secretariado, subordinada ao tema “Os Invisuais”, que contou com a participação das turmas do 12º Técnico de Secretariado, 12º Técnico de Gestão, Cef 1 e Cef 2.

Esta conferência tinha o objectivo de dar a conhecer aos alunos este problema e sensibilizá-los para tal.
A. A.

domingo

ALUNOS DA CIDENAI NO PÓDIO DA ROBOPARTY09 NA UNIVERSIDADE DO MINHO


PARABÉNS...


António Moreira;
Roberto Pereira;
Rui Abreu;
Tiago Ferreira.


Estes quatro alunos da turma do 11º de Informática de Gestão alcançaram o 2º lugar na RoboParty, que decorreu entre 27 de Fevereiro e 1 de Março, na Universidade do Minho, Pólo de Guimarães.

Entre 105 equipas inscritas, a REBOOT, que representou a Cidenai, construiu e programou um robô para ser o mais rápido da Prova de Perseguição... e foi rapidíssimo!!!!


PARABÉNS 11º IG...


Clube da Protecção Civil - Formação e Visita de Estudo

No dia 27 de Fevereiro, os alunos representantes do Clube de Protecção Civil da Cidenai participaram na Formação “…antes que seja tarde…riscos naturais…”, no Centro de Incubação de Santo Tirso, na Antiga Fábrica do Teles. Ficou clara a necessidade de continuar a promoção de uma Cultura de Segurança.



Os mesmos alunos também participaram na inauguração da Instalação “arriscar.com”, onde está patente uma exposição com trabalhos realizados pelos Clubes de Protecção Civil das escolas do concelho.