sexta-feira

Visita de Estudo a V.N. Cerveira e Viana do Castelo

Os nossos futuros profissionais do comércio dos cursos do 11º de Comércio e CEF Empregado Comercial, 1º e 2º anos, realizaram uma visita de estudo, no dia 26 de Novembro, a uma exploração agrícola em Vila Nova de Cerveira, onde adquiriram conhecimentos do que é agricultura biológica e o seu potencial comercial.


Inclusive tivemos a oportunidade de provar uns deliciosos morangos biológicos e pão com chouriço, por nós confeccionado em forno de lenha!!


A tarde foi preenchida com uma visita à fábrica/museu de louça de Viana do Castelo. A Drª Ana Patrício foi a nossa anfitriã, tendo explicado a evolução dos produtos fabricados na fábrica, os quais sempre acompanharam as exigências e tendências estéticas do mercado.


Os alunos ficaram espantados com os elevados preços comercializados, mas não devemos esquecer que são produtos com uma elevada componente de mão-de-obra especializada, o que encarece este tipo de produtos.

A foto do dia...

quinta-feira

VISITA DE ESTUDO AO CENTRO CULTURAL DE VILA DAS AVES

No dia 20 de Novembro, da parte da manhã, as turmas dos cursos Cef - Empregado Comercial (1.º e 2.º anos), no âmbito da disciplina de Matemática, foram ao Centro Cultural de Vila das Aves a uma exposição “ Matemática em Jogo”.

Esta actividade consistiu em duas partes: na primeira, os alunos, através dos painéis, tentaram responder a um inquérito (“Peddy- Papper”) e na segunda parte, realizou-se uma competição inter-turmas, de jogos matemáticos antigos ( Mancala, Alquerque, Moinho, etc…..).

O objectivo desta actividade consistia em motivar os alunos para a disciplina de Matemática, desenvolver o raciocínio lógico, o relacionamento e cooperação entre colegas.


TODOS NA EXPECTATIVA...



REINAVA O SILÊNCIO........



AS CABECINHAS JÁ FUMEGAVAM...



E A CONFUSÃO INSTALOU-SE.........


.......... Afinal, a Matemática é Divertida!

"UNE CIGARETTE? NON, MERCI"

Para comemorar o dia do não fumador em língua francesa, a turma de Informática de Gestão (11º) realizou uns cartazes sobre a importância de uma vida saudável, sem tabaco.

De modo a sensibilizar a comunidade escolar, elaborou e distribuiu, pelos colegas e professores, uns sinais de proibição de fumar.

Foi um dia anti-tabaco em francês!

segunda-feira

Visita de Estudo ao Gabinete de Contabilidade de Américo Monteiro dos Santos

A turma do 11º Informática de Gestão realizou, no dia 21 de Novembro, uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Organização de Empresas e Aplicações de Gestão, conjuntamente, com a disciplina de Linguagens de Programação, ao Gabinete de Contabilidade acima referido, tendo como objectivo verificar os trâmites que os documentos comerciais devem percorrer até à apresentação às entidades competentes.

O economista, Eduardo Monteiro dos Santos, responsável pela área económico-financeira, fez uma análise dos serviços que presta aos seus clientes, quer no gabinete, quer nas empresas, nomeadamente o estudo de viabilidade económico-financeira para contrair empréstimos bancários e/ ou para recorrer a subsídios de produção.


O Técnico Oficial de Contas, Américo Monteiro dos Santos, desenvolveu pormenorizadamente o primeiro contacto com o cliente e todo o processo contabilístico:
- Contrato de Prestação de Serviços;
- Início de Actividade;
- Registo da Firma;
- Preparação da documentação e respectivo arquivamento;
- Lançamentos nos respectivos diários;
- Elaboração dos Balancetes, Diários, Demonstração de Resultados e respectivos anexos;
- Apuramentos de Impostos (IVA e IRC).

Utilizou o programa “Infologia – Sage”, para demonstrar todos os procedimentos contabilísticos necessários para empresas com contabilidade organizada.

quinta-feira

Clube da Protecção Civil

O Clube da Protecção Civil da Escola Profissional de Serviços de Cidenai participou, no dia 18 de Novembro, na Acção de Sensibilização "Antes que seja tarde... estado de Alerta", organizada pelo Gabinete Municipal de Protecção Civil, da Câmara Municipal de Santo Tirso.

A referida Acção contou com as intervenções:
- do Tenente-Coronel Teixeira Leite -CDOS- "Actividade da Protecção Civil";
- do Dr. Carlos Bateira -Universidade do Porto- "Cartografia de Risco";
- da Dr.ª Ângela Seixas - CDOS- "Sistema Integrado de Gestão de Emergência do Distrito do Porto";
- do Sr. José Silva - Protecção Civil Caldas da Raínha - "Riscos Naturais - Sismos, Medidas de Protecção".

No final, os alunos experienciaram um Simulador de Sismos.

No dia 19 de Novembro, o Clube, em representação dos alunos da escola, efectuou a visita ao Veículo de Gestão Estratégia e de Operações.


O técnico de comunicações, Alexandre Alves, apresentou o veículo e ficamos a saber como se coordenam as intervenções dos agentes da Protecção Civil, durante uma situação de crise.

terça-feira

FEIRA DO EMPREENDEDOR 08

Mais uma vez a escola esteve presente na Feira do Empreendedor, promovida pela ANJE, com a participação das turmas do curso de Gestão.

Foi uma oportunidade de contacto com a vida empresarial e novas abordagens. É de referir a enorme afluência do público, tendo-se registado uma rápida lotação das sessões temáticas.

É certamente uma experiência a repetir!

Além deste evento, os alunos visitaram o Museu dos Transportes do Porto... podem pensar que foi uma seca!.. mas não, pois durante a visita, houve uma grupo de actores que retratavam 3 épocas dos transportes na cidade de uma forma muito divertida.

MAGUSTO 08

Mais uma vez a CIDENAI comemorou o dia de S Martinho com o seu, já habitual, Magusto.

O dia começou com o cancelamento da caminhada prevista para o Monte da N. Sra da Assunção, devido à chuva.
Passou-se ao plano B com actividades no Pavilhão Municipal…
Uma mesa de som, uns microfones e que comecem os jogos…


Durante a manhã, algumas actividades físicas…

… mas também mentais…


Depois das castanhas na escola…


… a tarde foi passada com actuações especiais…
10º de Gestão


Os “D ‘ZRT” do Cef 2º Ano


O 11º de Comércio


O Cef 1º ano


O 12º de Secretariado

O 10º de Secretariado

O 11º de Informática de Gestão


“Toni” e “Mikael” do 12º de Gestão


As actuações levaram o público ao rubro…




Publicidade e Marketing... em 90 minutos!!!



No dia 30 de Outubro, os alunos das turmas do 11º ano de Informática de Gestão e de Comércio participaram num colóquio sobre Publicidade e Marketing, que contou com a presença do técnico de publicidade Guilherme Ribeiro. Os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre estas áreas e ver os trabalhos já realizados por este convidado.

segunda-feira

Semana Cultural Francesa

No passado dia 23 de Outubro, a turma de 10º Secretariado participou nas conferências que decorreram no pequeno auditório da Casa das Artes - Famalicão, no âmbito da Semana Cultural Francesa, organizada pelo município de V. N. de Famalicão. Esta visita teve como principal objectivo o contacto com a Língua e Cultura francesas.