sexta-feira

Visita de Estudo ao Parque Natural do Litoral Norte - Esposende



No dia 28 de Maio de 2008, as turmas do 11º anos dos Cursos Técnicos de Gestão e Secretariado fizeram uma Visita de Estudo ao Parque Natural do Litoral Norte, com sede em Esposende.


A visita começou com uma exploração educativa do Parque Natural, através de uma caminhada junto às margens do rio Cávado, passando pelo pinhal de Ofir e pela restinga do rio. A erosão, provocada pelo mar, esteve bem visível na Praia de Ofir.

Depois do farnel, junto ao Castro S. Lourenço, a visita prosseguiu com uma palestra, dinamizada pelo Dr. Artur, responsável do parque, sobre o PNLN, seguindo-se uma passagem pelas praias de Suave Mar e Belinho.

Leonardo - Estágios no Estrangeiro

Estamos de partida ...


Turma: 12.º Sistemas de Informação
Mobilidade: 31/05/2008 a 02/07/2008
País: Chipre (Larnaca)


Turma: 12.º Secretariado
Mobilidade: 04/06/2008 a 08/07/2008
País: Itália (Palermo)


Turma: 11.º Gestão
Mobilidade: 14/06/2008 a 18/07/2008
País: Grécia (Syros)


Turma: 11.º Secretariado
Mobilidade: 21/06/2008 a 23/07/2008
País: Itália (Roma)

terça-feira

00CEF CALHAU A CALHAU - "EM GRANDE"



No dia 20 de Maio, as turmas de Empregado Comercial, do Curso de Educação e Formação, participaram numa actividade organizada pela professora de Técnicas de Atendimento, Cristina Paiva, "00CEF CALHAU A CALHAU".

O dia pedia-se "radical e cheio de adrenalina" - os alunos responderam, em coro: "Afirmativo!".
Rappel, tirolesa, escalada, slide, paralelas, tiro com arco, paintball, muita partilha e companheirismo, foram as temáticas desenvolvidas.



Parabéns CEF!

segunda-feira

Encontro Alunos da Cidenai - 17 de Maio 08

Formação sobre Sexualidade

Durante as últimas semanas de Maio realizou-se na Escola, em colaboração com o Centro de Saúde de Santo Tirso, sessões de esclarecimento sobre sexualidade, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Paula Martins, do 12º ano de Secretariado.
Todos os alunos tiveram a oportunidade de participar nesta iniciativa, colocando as suas dúvidas e tirando o melhor proveito delas.
Paula Martins, 12º Secretariado

Conferência sobre TELETRABALHO


No passado dia 09 de Maio, os alunos do CEF II, CEF III, 11º Gestão, 11º de Secretariado, do 12º de Sistemas de Informação e o 12º de Secretariado, tiveram a oportunidade de assistir, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, à conferência subordinada ao tema “Teletrabalho”, realizada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Tânia Machado.

Tânia Machado, 12º Secretariado

sexta-feira

Dia da Europa

No dia 8 de Maio de 2008, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai comemorou o Dia da Europa, pelo terceiro ano consecutivo, no Auditório da Biblioteca de Santo Tirso, no âmbito das actividades do Clube Europeu e da Prova de Aptidão Profissional da aluna Ana Catarina Marques do Curso de Secretariado.
No evento estiveram presentes a Dra. Rita Sousa, do Team Europe, que abordou o Tratado de Lisboa e as Assistentes Comenius Dimitra Loukarea, da Grécia, e Ioli Orphanides, do Chipre, que fizeram uma apresentação sobre os respectivos países.

Ana Catarina, 12º Secreatriado

terça-feira

Visita de Estudo à Arco Têxtil

No dia 30 de Abril de 2008 a turma do 10º ano do curso Informática de Gestão, no âmbito da disciplina de Organização de Empresas e Aplicações de Gestão, acompanhados pelo professor da disciplina, Júlio Serôdio, realizaram uma visita de estudo às instalações da empresa Arco Têxtil, SA.
A visita, guiada pelo Sr. Bernardino, começou por fazer o historial da empresa e de seguida mostrou o funcionamento do processo produtivo, explicando ao pormenor a obtenção do produto acabado.
Os alunos ficaram satisfeitos e reconheceram o contributo que teve esta visita para melhor compreender a matéria em aulas teóricas.
Ficamos todos gratos à Administração e ao Sr. Bernardino pela sua disponibilidade e a clareza com que guiou a visita.

"Direito à Vida"

No passado dia 02 de Maio, os alunos do Cef II, Cef III, 11º Gestão, 11º de Secretariado, do 12º de Sistemas de Informação e o 12º de Secretariado, tiveram a oportunidade de assistir, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, à visualização de um filme “Mar Adentro” e à conferência subordinada ao tema “Eutanásia”, realizada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Filipa Matos.
O principal objectivo deste evento foi sensibilizar a comunidade escolar para esta problemática.



Filipa Matos, 12º Secretariado

Visita à Padaria Lino



No passado dia 30 de Abril, a turma do Curso de Educação e Formação, Tipo 2, Empregado Comercial, realizou uma visita à Padaria Lino, com o objectivo de identificar os factores de produção no fabrico do pão. Esta actividade foi desenvolvida no âmbito da disciplina de Actividades Económicas.

sexta-feira

00CEF: Calhau a Calhau



As turmas do CEF Nível II – Tipo2 e Tipo3 aceitaram um desafio: angariar dinheiro para passar um dia na Quinta d´Aventura: Calhau a Calhau (http://www.calhau.com/). Nas próximas semanas e até ao dia 20 de Maio irão desenvolver um conjunto de actividades que põe em prática as competências de um "Empregado Comercial". Deram um nome ao projecto "00CEF: Calhau a Calhau". O trabalho em EQUIPA é a estratégia! As actividades são deles, para toda a ESCOLA!! Não deixem de participar nesta iniciativa dos CEFs!!