quinta-feira

Turismo Rural



No dia 23 de Abril, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, foi realizada uma exposição subordinada ao tema “ Turismo Rural”, no âmbito do 2º módulo da Prova de Aptidão Profissional da aluna Cláudia Gonçalves, com o objectivo de elucidar a comunidade para a evolução do conceito deste tipo de Turismo.


Cláudia Gonçalves, 12º Secretariado

Visita de Estudo à Universidade do Minho




As turmas do 10º de Informática de Gestão e do 12º de Sistemas de Informação, no dia 23 de Abril, participaram numa visita de estudo à Universidade do Minho - Pólo de Azurém - aos Departamentos de Engenharia Industrial e Computadores e de Tecnologias e Sistemas de Informação. No final, o grupo visitou o centro histórico da "cidade berço".



Atletas Paralímpicos



No passado dia 15 de Abril, toda a comunidade escolar teve a oportunidade de assistir, no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso, a uma actividade desportiva com modalidades de desporto adaptado, tais como, Goalball, Basquetebol e Velocidade em cadeira de rodas, subordinado ao tema “Atletas Paralímpicos”, realizado no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Aluno André Pinto.
O objectivo deste evento foi sensibilizar a comunidade escolar para o apoio a estas modalidades e mostrar a força e determinação dos atletas portadores de deficiência.


André Pinto, 12º Secretariado

Conferência "Hiperactividade e Sobredotação"


No passado dia 18 de Abril, pelas 15:30h, deu-se início a uma conferência, dividida em duas partes, intituladas “Hiperactividade” e “Sobredotação” no Auditório do Museu Abade Pedrosa. Esta conferência inseria-se no âmbito do módulo II da P.A.P. das duas alunas Cristiana Nogueira e Ana Paula Silva do 12º ano do curso Técnico de Secretariado. Nesta conferência as duas temáticas foram esclarecidas e dadas a conhecer ao público envolvido.


Cristiana Nogueira e Ana Paula Silva,


12º Secretariado

Exposição sobre "Desemprego" e "Profissões de Futuro"



No dia 17 de Abril de 2008, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, das alunas Catarina Loureiro e Bárbara Silva do 12º ano do curso Técnico de Secretariado, a Cidenai assistiu a uma exposição intitulada 'Desemprego e Profissões de Futuro'.

Catarina Loureira e Bárbara Silva,


12º Secretariado

Exercício de Evacuação

No dia 17 de Abril, pelas 9:50h, a sirene da Cidenai anunciou "fogo". A escola foi evacuada, através de mais um exercício de treino.

Formação - Suporte Básico de Vida



Nos dias 14, 16 e 18 de Abril, todos os alunos da Escola Cidenai participaram numa formação teórico-prática, ministrada por Paulo Gonçalves, Técnico de Emergência Médica e Formador do INEM, subordinada ao tema "Suporte Básico de Vida".

Exposições sobre Segurança - 14 a 18 Abril



Durante a "Semana da Segurança", de 14 a 18 de Abril, o Clube da Protecção Civil da Cidenai dinamizou uma exposição de cartazes e folhetos que, espalhados por toda a escola, apresentaram temáticas como a Prevenção em caso de Incêndio, Sismo, Inundações ou Fugas de Gás.

sábado

Dia Mundial da Saúde em Língua Estrangeira



Os alunos da turma de Informática de Gestão (10ºano) decidiram assinalar o dia mundial da saúde, em língua estrangeira, uma vez que a saúde é o tema integrador do curso. Para tal, realizaram cartazes em francês e em inglês com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste tema.

sexta-feira

SEMANA DA SEGURANÇA NA CIDENAI

Entre os dias 14 e 18 de Abril, decorreu na Escola Cidenai a "Semana da Segurança". As actividades inseridas nesta semana foram preparadas pelo "Clube da Protecção Civil":
- Exposições;
- Formação em SBV;
- Exercício de Evacuação.

terça-feira

Colóquio “Violência na Escola”



No passado dia 11 de Abril, os alunos e professores da Escola Profissional de Serviços Cidenai assistiram, no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, a uma conferência subordinada ao tema “Violência nas Escola”, realizada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Paula Almeida. Este evento teve como objectivo elucidar os alunos para uma realidade cada vez mais frequente.
Paula Almeida, 12º Secretariado

Visita à Instituição ASAS


No passado dia 07 de Abri, realizou-se uma visita à Instituição ASAS, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Fátima Silva, do 12º ano do curso Técnico de Secretariado.


Esta visita teve como finalidade sensibilizar os alunos, para a necessidade de acarinhar as crianças desprotegidas.


Fátima Silva, 12º Secretariado

Conferência - LIPAC

No dia 3 de Abril, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, uma conferência subordinada ao tema “LIPAC- Liga de Profilaxia e Ajuda Comunitária”, realizada no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da aluna Carla Pereira.
Este evento teve como objectivo informar os alunos a importância que esta instituição tem perante a sociedade, em particular na ajuda dos alcoólicos e toxicodependentes.
Carla Pereira (12º Secretariado)

VISITA DE ESTUDO AO TRIBUNAL DE SANTO TIRSO



No contexto das aulas de Integração e Português, e com a colaboração da professora de Direito, os alunos do Curso Técnico de Comércio realizaram, no dia 2 de Abril, uma visita de estudo ao Tribunal de Santo Tirso, com o intuito de assistir a uma audiência. Este foi um momento para se inteirarem do funcionamento do Tribunal, bem como assistir a técnicas de interrogatório, persuasão e discurso argumentativo.

POISSON D'AVRIL NA CIDENAI


Para celebrar mais uma tradição francesa, 'LE POISSON D'AVRIL', a turma de Informática de Gestão (10ºano) elaborou um cartaz em forma de peixe gigante para informar a comunidade escolar sobre esta tradição. No intervalo das aulas, divertiram-se a colar peixes nas costas dos colegas, funcionários e professores!

POESIA EM FRANCÊS NA CIDENAI



Para comemorar o dia mundial da poesia em língua francesa, os alunos da turma de Secretariado (12ºano) declamaram alguns poemas de autores franceses.

sexta-feira

PROJECTO LEONARDO "PARA UMA ESCOLA SAUDÁVEL"



Entre os dias 21 e 29 de Março, um grupo de 10 professores (5 da Cidenai e 5 do IAI) participaram no Projecto Leonardo "Para uma Escola Saudável", com duas escolas gregas. Esta formação na Grécia tinha como principais objectivos promover um ambiente escolar seguro e saudável, reforçar os factores de protecção relacionados com os estilos de vida saudáveis e contactar com a realidade do Sistemas Educativo grego, especialmente na área da Saúde Escolar.

DESFILE ECOLÓGICO




No dia 20 de Março, a turma do 11º ano do Curso Técnico de Secretariado organizou um desfile de moda, com vestuário idealizado e confeccionado, pelos alunos, em materiais recicláveis.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA


Os alunos da turma de Informática de Gestão (10ºano) decidiram assinalar o dia mundial da saúde, em língua estrangeira, uma vez que a saúde é o tema integrador do curso. Para tal, realizaram cartazes em francês e em inglês com o intuito de sensibilizar a comunidade escolar para a importância deste tema.

FEIRA DA MÚSICA



Havia um som diferente no ar!

A turma do 12º ano do Curso Técnico de Sistemas de Informação, no dia 20 de Março, organizou uma Feira da Música, na Escola Cidenai. O Reggae, o Metal e o Pop/Rock foram os sons mais ouvidos durante este dia.
Havia um som diferente no ar!...