Como é habitual, a Escola Cidenai
proporciona aos seus formandos visitas de estudo a empresas da área técnica dos
cursos que leciona com o intuito de aproximar as competências e saberes
adquiridos às realidades e especificidades do tecido empresarial. Esta opção da
escola tem sido uma grande mais-valia para os nossos formandos, qualquer que
seja o curso. Desta feita, os alunos do curso de Técnico de Comércio do 2º e 3
º ano tiveram um dia especial. O dia da
visita começou às 9h15 com uma visita à Casa do Território, em Famalicão, para
explorar a exposição Tempo, Espaço e Ser e
que se debruça sobre as atividades
económicas da região, empresas de renome locais e valores ambientais. Após esta
introdução pedagógica, deslocamo-nos para o Hipermercado e Centro Comercial
Jumbo da Famalicão, onde o Sr. Hugo Silva fez uma abordagem às práticas de
merchandising e logística adotadas pelo grupo Auchan, de uma forma bastante
esclarecedora e prática.
Terminada a primeira parte da
visita de estudo, rumamos ao centro da cidade de Braga para o merecido almoço e
ainda dar uma “espreitadela” pelo comércio tradicional no centro histórico de
Braga.
Pelas 14h30, iniciamos a segunda
parte da visita com uma visita à Escola de Formação Jerónimo Martins, nas
instalações do Recheio de Braga. Esta escola de formação é responsável pela
formação dos Recursos Humanos da cadeia de supermercados Pingo Doce e do
grossista Recheio. Em particular, este centro de formação é responsável por uma
área geográfica que vai desde da Figueira da Foz até Bragança. Nesta visita
fomos recebidos pela Dr.ª Daniela Pereira e D. Celeste Rodrigues, as quais
abordaram temas sobre a missão e valores
d Grupo Jerónimo Martins, aspetos de logística na cadeia de valor, o
atendimento e a fidelização do cliente, o processo de recrutamento e a formação
de colaboradores, seguido de debate e esclarecimento dos temas. Nesta parte foi
gratificante observar a participação ativa dos nossos alunos. No final e para
surpresa nossa, fomos brindados com um coffee
break para recompor as forças.
Com o adiantado da hora tivemos
de suprimir a etapa de visitar o Bom Jesus de Braga, pelo que regressamos a
Santo Tirso já no final da tarde.
Pelo feedback que alunos reportaram, tratou-se de uma excelente
iniciativa de contactar empresas de elevada reputação no mercado e observar os
seus modelos e práticas de gestão comercial.
AS & SS