No passado mês de dezembro, os formandos
da turma do 2.º ano do curso Técnico de Comércio da Escola Profissional de
Serviços de Cidenai, no âmbito da disciplina de Comunicar no Ponto de Venda
realizaram um estudo sobre o impacto visual das montras. Sendo a
montra uma dos componentes, mais
importante de um estabelecimento comercial, ela desempenha um importantíssimo
papel ao exibir os artigos,
ao transmitir informações sobre os mesmos,
ao sugerir possibilidades de uso, particularmente, numa época em
que abundam os centros comerciais, a montra, que também neles faz a diferença, é uma ótima
ferramenta de que o comércio tradicional dispõe para chamar a
atenção do público que por ele passa. Foi precisamente, o objetivo
desta atividade: incutir nos formandos a importância desta valiosa ferramenta
de vendas, que é a montra.
Para a levar
adiante este estudo, os formandos da Escola Profissional Cidenai saíram à rua e
in-loco visitaram estabelecimentos comerciais
e interrogaram “potenciais clientes”. Baseados numa metodologia quantitativa,
os formandos aplicaram dois inquéritos distintos para recolha de informação. O
primeiro foi aplicado a 74 lojistas da cidade de Santo Tirso, no dia 3 de
dezembro e no segundo foram inquiridos 80 transeuntes na manhã do dia 18. Foi
tido em consideração aspetos como: periodicidade da vitrina, critérios mais
importantes para a sua elaboração, impacto nas vendas, a sua influência na
compra de produtos, entre outros. Foi uma atividade enriquecedora para os
nossos formandos, pelo que, deixamos os nossos agradecimentos a todos aqueles
que colaboraram respondendo aos respetivos questionários. Para mais
informações, podem consultar o tratamento estatístico dos dados em www.cidenai.edu.pt.
AS