segunda-feira

Estudo sobre o impacto visual das montras



No passado mês de dezembro, os formandos da turma do 2.º ano do curso Técnico de Comércio da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, no âmbito da disciplina de Comunicar no Ponto de Venda realizaram um estudo sobre o impacto visual das montras. Sendo a montra uma dos componentes, mais importante de um estabelecimento comercial, ela desempenha um importantíssimo papel ao exibir os artigos, ao transmitir informações sobre os mesmos, ao sugerir possibilidades de uso, particularmente, numa época em que abundam os centros comerciais, a montra, que também neles faz a diferença, é uma ótima ferramenta de que o comércio tradicional dispõe para chamar a atenção do público que por ele passa. Foi precisamente, o objetivo desta atividade: incutir nos formandos a importância desta valiosa ferramenta de vendas, que é a montra.
Para a levar adiante este estudo, os formandos da Escola Profissional Cidenai saíram à rua e in-loco visitaram estabelecimentos comerciais e interrogaram “potenciais clientes”. Baseados numa metodologia quantitativa, os formandos aplicaram dois inquéritos distintos para recolha de informação. O primeiro foi aplicado a 74 lojistas da cidade de Santo Tirso, no dia 3 de dezembro e no segundo foram inquiridos 80 transeuntes na manhã do dia 18. Foi tido em consideração aspetos como: periodicidade da vitrina, critérios mais importantes para a sua elaboração, impacto nas vendas, a sua influência na compra de produtos, entre outros. Foi uma atividade enriquecedora para os nossos formandos, pelo que, deixamos os nossos agradecimentos a todos aqueles que colaboraram respondendo aos respetivos questionários. Para mais informações, podem consultar o tratamento estatístico dos dados em www.cidenai.edu.pt.

                                                                                                                                                               AS