Nos dias 30 e 31 de outubro, na
disciplina de Comunicar no Ponto de Venda, os formandos da turma do 1º ano do
curso Técnico de Comércio elaboraram dois orçamentos através da atribuição de
um cabaz de compras. Um com os produtos das marcas que, habitualmente compram
ou preferem, e outro com produtos de “marca branca”. O cabaz incluiu bens
alimentares e material escolar.
O objetivo desta atividade não foi a
promoção de produtos considerados de “marca branca”, mas, sim, salientar a
importância da realização de uma lista de compras e de efetuar a comparação de
preços.
Para além da comemoração do dia da
Poupança, a atividade enquadrou-se nos conteúdos da disciplina, nomeadamente: a
aplicação da tipologia das compras, em particular das compras planeadas.
Os formandos, através dos folhetos da
rede de distribuição Jumbo (Auchan), Continente e Pingo Doce e dos respetivos
sites de compras online, realizaram a consulta de preços e respetivos
orçamentos comparativos.
Esta atividade, que se designou “O que
faz falta”, foi enriquecedora e motivadora para os formandos, visto que, na sua
grande maioria, não era prática, individualmente e no contexto familiar, a
elaboração de listas de compras.
Igualmente surpreendentes foram os
resultados obtidos.
A. S.