No passado dia 14 de fevereiro, os formandos das turmas de Técnico de Comércio, do 1.º e 2.º ano, visitaram o MAR SHOPPING e o IKEA. Esta atividade desenvolveu-se no âmbito das disciplinas de: Comercializar e Vender, Comunicar no Ponto de Venda, Viver em Português e Organizar e Gerir a Empresa. Entre outras atividades, envolveu uma visita guiada às duas livrarias existentes, FNAC e a BERTRAND. Na FNAC, fomos recebidos pelo colaborador Álvaro Pacheco que falou sobre a importância da leitura e a postura no local de trabalho. Falou também sobre o modo como os livros estão dispostos nas prateleiras e como os colaboradores devem lidar com os clientes, que tipo de linguagem devem usar, no esclarecimento de dúvidas ou numa situação em que se está a tentar vender um produto a esse mesmo cliente.
Na visita pela BERTRAND, a colaboradora Salomé Alves que, para além de nos falar sobre os aspetos comerciais da loja, falou também sobre a forma de exposição dos livros. Referiu e mostrou seções da loja como as “Novidades” e “Destaques”, onde estão expostos livros que alcançaram um volume de vendas considerável.
Durante a tarde, seguiu-se o espaço comercial do IKEA, onde os formandos reconheceram as montras por representação, leram as diferentes mensagens encontradas durante o percurso desde a entrada até ao serviço pós- venda. No final da visita, ouviram o Sr. Domingos Silva, especialista em marketing, que abordou o conceito de loja e de negócio do IKEA e dos aspetos organizativos e de marketing no interior da loja.
A visita foi muito agradável, as montras apelavam ao consumo, quer pela temática do dia dos namorados, dos saldos ou pela apresentação da nova coleção primavera - verão
AS & AM