No âmbito do Programa de Educação para a Saúde, especificamente, educação sexual, o Serviço de Psicologia e Orientação da Escola dinamizou as Oficinas “Actividades sobre sexualidade”, destinadas a todos os alunos e com o objectivo central de abordar serenamente as questões ligadas à sexualidade, favorecendo uma visão da sexualidade ancorada nos afectos, responsável e abrangente.
Partindo de uma chuva de ideias sobre sexualidade, foram abordadas as dimensões física, psicológica (afectiva e cognitiva) e ainda social daquela. Definiu-se a sexualidade como “uma energia que nos impele a procurar ternura”, iniciando-se quando nascemos. Esta energia está ligada à forma de nos expressamos como rapazes e raparigas, sexuados que somos, desde o nascimento.
Desta abordagem, partimos então para o “Jogo dos afectos”, que explora a dimensão afectiva da sexualidade e para o concurso “Sexo-sabichão”, relacionado com a dimensão informativa. Por fim, os dilemas da sexualidade permitiam reflectir sobre a dimensão social _ a moral, os estereótipos e preconceitos, os valores implicados nas decisões ligadas à sexualidade.
No final, os jovens avaliaram a actividade, tendo-se concluído que a adesão foi elevada, bem como os níveis de participação. Como aspectos mais positivos, os formandos referiram o clima de abertura, o carácter lúdico e prático e a interacção.
Saberemos agora o que é a sexualidade? Vejamos o que dizem algumas das participantes nas oficinas da sexualidade, que aceitaram o desafio de definir sexualidade num mini-vídeo…
Partindo de uma chuva de ideias sobre sexualidade, foram abordadas as dimensões física, psicológica (afectiva e cognitiva) e ainda social daquela. Definiu-se a sexualidade como “uma energia que nos impele a procurar ternura”, iniciando-se quando nascemos. Esta energia está ligada à forma de nos expressamos como rapazes e raparigas, sexuados que somos, desde o nascimento.
Desta abordagem, partimos então para o “Jogo dos afectos”, que explora a dimensão afectiva da sexualidade e para o concurso “Sexo-sabichão”, relacionado com a dimensão informativa. Por fim, os dilemas da sexualidade permitiam reflectir sobre a dimensão social _ a moral, os estereótipos e preconceitos, os valores implicados nas decisões ligadas à sexualidade.
No final, os jovens avaliaram a actividade, tendo-se concluído que a adesão foi elevada, bem como os níveis de participação. Como aspectos mais positivos, os formandos referiram o clima de abertura, o carácter lúdico e prático e a interacção.
Saberemos agora o que é a sexualidade? Vejamos o que dizem algumas das participantes nas oficinas da sexualidade, que aceitaram o desafio de definir sexualidade num mini-vídeo…
VC