quarta-feira

O DIA DO PI NA CIDENAI

14 de março foi um dia especial na Cidenai, principalmente nas aulas da disciplina de Matemática: foi a comemoração do Dia do Pi. Esta atividade, que decorreu durante o período da manhã, foi dividida em dois momentos. Num primeiro momento, os formandos tiveram a oportunidade de jogar vários jogos didáticos, tais como: Jogo do 24, Supermatik, Dominó das frações, Mancala, Moinho e Alquerque, numa sala decorada para o efeito. Neste momento, todas as turmas participaram durante 45 minutos da aula da disciplina de Matemática. O segundo momento consistiu na participação na atividade organizada pelo formando Bruno Queirós, da turma TGPSI1417, no âmbito do módulo II da sua Prova de Aptidão Profissional. Esta atividade, designada por (jogo matemático) consistiu numa competição, na qual os formandos, divididos por ano de formação, testaram os seus conhecimentos da disciplina de Matemática. O vencedor do primeiro ano foi o formando Miguel Soares, da turma TSECOM1619; do segundo ano, o formando João Silva, da turma TGPSI1518; e do terceiro ano, Rui Pereira, da turma TGPSI1417.
Estas atividades proporcionaram, a todos os que nelas participaram, momentos agradáveis de diversão e a oportunidade de experimentarem uma vertente diferente da disciplina de Matemática.


AA


segunda-feira

Java vs HTML

No passado dia 13 de Março, formandos da turma do 3º ano do curso Técnico de Gestão de Sistemas Informáticos, Henrique Leite e Rodrigo Coelho, apresentaram os seus trabalhos desenvolvidos no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional aos alunos do 2º ano do mesmo curso. Estas apresentações têm como objetivo, ajudar aos formandos do segundo ano a decidir sobre que projetos podem implementar, ajudando-os a assentarem as ideias com ajuda das apresentações dos colegas finalistas.
Estas duas apresentações, que abrangeram duas áreas completamente diferentes da informática. A primeira apresentação, feita pelo formando Henrique Leite, consistia num website, com a capacidade de permitir que o utilizador conseguisse configurar um computador mediante as suas necessidades, sendo elas lúdicas ou laborais. Esta página foi implementada em HTML, PHP e JavaScript. Podendo o trabalho ser acedido através do domínio www.wgr.pt. Por outro lado, o formando Rodrigo Coelho apresentou um programa elaborado em Java com ligação a Base de Dados SQL, sobre gestão de inventários e de faturas, denominado de eStocking- Gestão de Stocks e Faturas, criado em específico para a gestão do inventário de uma loja de informática.
A turma TGPSI1518 revelou-se recetiva a ambas as apresentações, dando sugestões e ideias. As apresentações foram construtivas tanto para os formandos que apresentaram como para os formandos da turma de TGPSI1518, que puderam ver ao vivo exemplos de Provas de Aptidão Profissional realizadas por colegas em funcionamento e assim ter uma noção do tipo de projetos que podem implementar no seu Módulo II da PAP.

Rodrigo Coelho TGPSI1417

Henrique Leite TGPSI1417

quinta-feira

DIA DA PROTEÇÃO CIVIL- SANTO TIRSO

Nos dias 2 e 3 de Março, o clube de proteção civil da Escola Profissional de Serviços de Cidenai participou nas celebrações relacionadas com o “Dia da Proteção Civil” promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Assistiram a uma conferência subordinada os temas:
  • Gestão de riscos Comunidades Resilientes;
  • Eventos meteorológicos extremos e alterações climatéricas;
  • População idosa isolada/vulnerável;
  • Acidentes industriais graves;
  • Estratégias de adaptação as alterações climatéricas
  • Grandes eventos públicos,
  • Ameaças terroristas
  • Pandemias


Já no dia 3 de Março, o clube organizou um teatro cujos temas era a simulação de “Incêndio em cozinha”, ”Acidente devido a um choque elétrico” e “Paragem cardiorrespiratória”

Ana Branca
TC1417

terça-feira

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM NA CIDENAI

Decorreu no dia 6 de março, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, uma Sessão de Esclarecimento sobre o Orçamento Participativo Jovem, tendo como orador o Sr. Vereador do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo. 
Esta sessão teve como objetivo esclarecer os formandos de detalhes específicos do OPJ, bem como reunir opiniões e contributos da população jovem da Escola e residentes no concelho, com o intuito de aproximar e adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens. Pretende-se, assim, um contributo para o aumento da transparência da atividade da Câmara Municipal, incentivando os jovens a deixarem de ser meros observadores das decisões e a poderem participar ativamente no processo de escolha de Projetos para o Município.



AM

segunda-feira

VITRINISMO

No passado dia 7 de março no âmbito do módulo 2 da minha Prova de Aptidão Profissional. Esta atividade tinha como projeto a apresentação de uma vitrina realizada na loja “Laço Veludo”, no Ferrara Plaza, em Paços de Ferreira e que contou com a visita de um grupo de formandos da turma TC1417 para uma avaliação, bem como com o formador acompanhante.

Para a realização deste projeto contei com a colaboração da funcionária Daniela Cardoso e da Gerente de loja, Dª Elsa Ferreira, a quem agradeço a disponibilidade para me ajudar neste trabalho.
O tema escolhido para o projeto baseou-se nos tons da primavera, pelo que decidi optar pelo vermelho e azul-marinho.


Ana Alves TC1417

terça-feira

SIMULACRO DE INCÊNDIO

Foi realizado na Escola Profissional de Serviços Cidenai, no dia 22 de Fevereiro pelas 11h40, um simulacro de incêndio. A sirene de alarme foi acionada e toda a comunidade escolar, cumprindo as regras de evacuação, dirigiu-se para o ponto de encontro.

Este simulacro teve como finalidade preparar a comunidade escolar para situações em casos reais.

Ana Branca
TC1417 






SUPORTE BÁSICO DE VIDA

No dia 20 de Fevereiro, nas instalações do quartel dos bombeiros Voluntários Tirsenses (Amarelos), com a colaboração da bombeira Sandra Lima, os membros do Clube da Proteção Civil da Escola Profissional de Serviços de Cidenai tiveram uma formação de Suporte Básico de Vida. Com esta formação, ficaram dotados com conhecimentos de reanimação.

Ana Branca
TC1417

WORKSHOP DEMONSTRAÇÃO DE CARROS DE DESENCARCERAMENTO

No dia 20 de Fevereiro de 2017, nas instalações do quartel dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Amarelos), realizou-se um workshop de demonstração de carros de desencarceramento. Teve como colaboradores os bombeiros Sandra Lima, Miguel Lima e Paulo Castro, que disponibilizaram um veículo para a realização. Os membros do Clube da Proteção Civil da Escola Profissional de Serviços de Cidenai ficaram com conhecimentos da utilização do material utilizado, nomeadamente vassouras para limpeza, geradores, expansor, tesoura, balão luminoso, moto-disco e o maçarico.

Ana Branca
TC1417



segunda-feira

DIREÇÃO DE ESCOLAS ESPANHOLAS CUMPRE JOBSHADOWING NA CIDENAI

A Escola Profissional de Serviços de Cidenai recebeu, ao abrigo do Programa Erasmus +, três elementos da Direção de duas Escolas Profissionais Espanholas. 
Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, três docentes das Escolas "ALMI" e "IBAIONDO", da cidade basca de Bilbau, cumpriram um Programa de JobShadowing preparado pela Escola Cidenai, que contou com Workshops, Formações, Apresentações e Demonstrações de trabalhos realizados pelos formandos, participação na III Conferência Municipal da Proteção Civil e visitas a Museus Municipais.
Esta Atividade constituiu um excelente momento de partilha e cooperação entre a Cidenai e as escolas profissionais bascas.
A Cidenai está na Europa!


GPI

quinta-feira

Carnaval 2017

A convite da Câmara Municipal de Santo Tirso, a Cidenai participou, pela primeira vez, no passado dia 24 de fevereiro, no desfile de Carnaval pelas ruas de Santo Tirso. O tema escolhido pela Escola foram as “ Saídas Profissionais” tendo participado três turmas – o primeiro ano do Curso Técnico de Secretariado e Comércio, o segundo ano do Curso Técnico de Comércio e o segundo ano do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos em conjunto com as respetivas Orientadoras Educativas. Os formandos foram mascarados com adereços e roupas associadas às áreas dos cursos para os quais estão a formar-se. Todos os formandos e formadores estão de parabéns pelo empenho demonstrado na preparação da atividade e na criação dos materiais, bem como pelo entusiasmo com que participaram no desfile.


Alexandra Almeida