segunda-feira

ESCOLAS SOLIDÁRIAS DA FUNDAÇÃO EDP

No dia 18 de Outubro, na Escola Secundaria do Cerco, no Porto, a Fundação EDP apresentou o calendário do presente ano letivo do programa “Escolas Solidárias”.
A Escola Profissional de Serviços Cidenai esteve presente, com a coordenadora do Grupo de Voluntariado, a formadora Assunção Festa, com a formanda, Andreia Mendes, do 3º ano da turma TC1417, que no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional faz a assessoria ao clube de Voluntariado, e ainda com a formanda Lucília Barroso, voluntária, do 1º ano.
Esta atividade destinou-se exclusivamente a escolas secundárias, públicas e privadas e profissionais, do distrito do Porto, tendo como objetivo divulgar o programa no sentido de promover a cidadania ativa e solidária junto dos jovens que assenta na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas. Pretende “mobilizar professores e alunos a contribuírem de forma integrada e construtiva para a melhoria de situações concretas das suas comunidades, tornando-se agentes de mudança positiva”.
A atividade decorreu no anfiteatro da escola Secundária do Cerco, estando presentes algumas das patronas deste projeto, entre elas, Rosa Mota e Clara Andrade (contadora de histórias), bem como, através de mensagem online, Catarina Furtado; que apoiam esta causa e apresentaram alguns dos seus testemunhos, partilhando algumas experiencias e mostrando a importância que tem ajudarmos outras pessoas.
Concluiu-se o encontro, apelando para que as escolas se inscrevam, sejam “Escolas Solidárias”, será também uma forma de mostrar à sociedade que temos muitos jovens com uma cidadania ativa. Muitas vezes não se dá a conhecer o que é feito nas escolas, pelo “Outro” e, numa rede coordenada, podemos ir mais longe e chegar mais perto e mais depressa daqueles que precisam.


  

A Escola Profissional de Serviços Cidenai é já uma “Escola Solidária”!

    

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A Escola Profissional Cidenai, através do Núcleo da Promoção de Saúde Escolar, aproveitou o Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, para, mais uma vez, lembrar aos alunos a importância da fruta na alimentação diária.
Assim, colocou à disposição dos alunos um cesto com maçãs, para que estes, nos intervalos, no fim do almoço, pudessem comer este fruto, que todos gostam, mas que não comem porque não estão habituados a trazer para a escola.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) deve consumir-se diariamente fruta. No entanto, os jovens portugueses, cada vez mais estão a banir a fruta da sua alimentação diária.
Ter uma alimentação saudável, onde as frutas estejam presentes, é de extrema importância para que o organismo seja capaz de defender-se de doenças e viroses.




Núcleo de Promoção da Saúde

AF

terça-feira

CODE WEEK 2016

Semana Europeia da Programação - “Code Week 2016” – Esta iniciativa da Comissão Europeia, decorre de 15 a 23 de outubro, sendo assinalada por diferentes entidades em toda a Europa. A Escola Profissional de Santo Tirso associou-se, uma vez mais, a esta iniciativa através da realização de um evento aberto a toda a comunidade, intitulado de “O Teu Primeiro Jogo!”, que se realiza durante a semana de 17 a 21 de outubro, na Escola Profissional de Santo Tirso.
O evento teve como objetivo apresentar de forma lúdica a importância da programação para o nosso dia-a-dia.  
Aparece e vem divertir-te programando!

Contamos com a tua presença!
Escola Profissional de Serviços de Cidenai

segunda-feira

A TERRA TREME - EXERCÍCIO PÚBLICO DE CIDADANIA

No dia 13 de outubro, às 09h57 - Dia Internacional para a Redução de Catástrofes instituído pelas Nações Unidas – a Escola Profissional de Serviços Cidenai participou num exercício de preparação para o risco sísmico.

Durante o exercício, os formandos simularam uma situação de sismo. Baixaram-se sobre os joelhos, protegeram a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e colocaram-se sob as mesas.

A.B. TC1417

sexta-feira

AGÊNCIA NACIONAL ERASMUS+ PREMEIA ESCOLA CIDENAI


No âmbito do Programa Erasmus+, financiado pela União Europeia, a Escola Profissional Cidenai recebeu, no passado dia 21 de setembro, em Braga, no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, o Prémio de Boas Práticas 2016.
Nesta cerimónia, esteve presente, em representação da escola, o Diretor Pedagógico, que orgulhosamente recebeu este prémio, representativo do empenho e da permanente ligação da escola à Europa, proporcionando variadíssimas experiências aos seus alunos no estrangeiro.
Este galardão premeia o projeto do ano de 2015, que permitiu que 12 alunos, que frequentavam o 11º e o 12º anos, realizassem o estágio no estrangeiro, nomeadamente em Rovigo, Itália, e Tenerife. Este projeto incluiu também estágios pós-formação, para quatro alunos, em Derry, na Irlanda.

Santo Tirso está na Europa!


Escola Profissional de Serviços de Cidenai

VISITA À EXPOSIÇÃO DOS 50 ANOS DO CÓDIGO CIVIL PORTUGUÊS

No âmbito do tema “A Construção da Democracia”, da disciplina de Área de Integração, a turma do 2º ano de TGPSI, da Escola Profissional Cidenai, visitou a Exposição dos 50 anos do Código Civil Português, que esteve aberta ao público na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thirso.
Os jovens formandos puderam ver a evolução que o Código da Cidadania sofreu ao longo destes cinquenta anos, para se adaptar aos desafios de uma sociedade em constante mutação.
Os valores referentes aos Direitos de Personalidade, à Vida Privada, à Imagem; bem como toda a evolução referente aos direitos da família e direito sucessório.
Foi com curiosidade que os formandos analisaram as respetivas alterações de alguns artigos, como a eliminação da figura de chefe de família, de filhos ilegítimos, a alteração da noção de casamento. Também o artigo do Código que expressamente refere do dever de obediência que os filhos têm para com os pais, mas, com a devida alteração, feita em 1977, em que “de acordo com a sua maturidade, os pais devem ter em conta a opinião dos filhos nos assuntos familiares”.
Esta visita foi bastante gratificante, contribuiu para aprofundar os valores fundamentais da sociedade e acompanhar os tempos modernos.



AF

O VOLUNTARIADO DA CIDENAI E A SEMANA DA VITALIDADE NA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA

Foi com alegria e entusiasmo que o Grupo de Voluntariado da Escola Profissional Cidenai, aceitou o convite da Santa Casa da Misericórdia, para dinamizarem uma Atividade no âmbito da “Semana da Vitalidade” e passarem uma tarde com os utentes do Lar José Luís de Andrade.
O Grupo do Voluntariado, como sempre, preparou a visita com a alegria própria de quem é voluntário e, desde logo, fizeram questão de levar um ramo de rosas, para que fossem colocadas num lugar comum a todos, tendo os utentes decidido logo, que iriam para a capela.
Assim, com uma canção “Tu és a minha força”, os elementos do Grupo de Voluntariado passaram a mensagem que aquelas pessoas, já com muita idade, são a força destes jovens para a vida, para o seu dia a dia.
Mais emocionante, ainda, foi ver a alegria que estes idosos transmitiram, quando os Voluntários da Cidenai lhes pediram conselhos para a sua vida, tendo a conta os muitos anos de experiência. Todos quiseram dar conselhos a estes jovens desde: muita força, que sigam sempre os seus sonhos, sejam sempre alegres, respeitadores, até que, do meio daqueles olhares tão vivos, alguém lhes disse “Olhem sempre para a frente, deixem o passado para trás!”
 A tarde terminou com todos a cantarem o refrão “Tu és a minha força” e a pedirem que voltassem sempre, porque “nós estamos sempre aqui!”.
Sim, como voluntários responsáveis e prontos a dar aos outros o que precisam, o Grupo de Voluntariado da Escola Cidenai, deixou a promessa que vai continuar a estar presente na vida daquelas pessoas, que são a nossa memória e a nossa história viva!




AF (Grupo de Voluntariado da Cidenai)

quinta-feira

Bandeira Verde 2016


Mais um ano, mais uma Bandeira.
Como já se vem tornando hábito na Cidenai, um grupo de representantes da escola deslocou-se a Aveiro, no passado dia 30 de setembro, para receber o galardão máximo do programa Eco-Escolas, a Bandeira Verde.
Foi uma dia cheio de atividades e animação, no qual os formandos puderam contactar com diversas entidades ligadas à proteção do ambiente, socializar com jovens de outras escolas, fazer atividades como rappel, participar em jogos e passatempos e ainda cantar e dançar ao som do Filipe Pinto e dos Xutos e Pontapés.

No final, uma representante da escola deslocou-se ao palco para receber o tão merecido prémio: A Bandeira Verde!


Até para o ano!

A.G.

segunda-feira

FINALISTAS RECEBEM CERTIFICADOS E DIPLOMAS


No passado dia 30 de setembro, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai realizou a cerimónia de entrega de Certificados e Diplomas aos alunos finalistas dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Secretariado, do ciclo de formação 2013/2016, assinalando também o início de um novo ano letivo.

 A cerimónia iniciou-se com a interpretação da música “Memórias Esquecidas”, de Beto, pelas formandas Catarina Neto e Sofia Silva, de TC1417. Seguiu-se, após as palavras de boas-vindas do Diretor Pedagógico, Dr. Ricardo Sampaio, e da Dr.ª Celina Silva, em representação da Direção Geral da Escola, a difusão de um vídeo com os principais momentos dos três anos destes finalistas. A entrega dos Certificados e Diplomas aos finalistas teve a participação das Diretoras de Turma do 12º ano dos cursos Técnico de Secretariado e Técnico de Comércio, Assunção Festa e Maria Dulce Ferreira, respetivamente, que desejaram muito sucesso a todos.

        Escola Profissional de Serviços de Cidenai


terça-feira

MODATIRSO NA CIDENAI


A terceira edição da Modatirso arrancou hoje e a primeira paragem aconteceu na Cidenai. 
Ao longo da manhã, duas scouts da One Models estiveram presentes na escola a tirar dúvidas aos interessados e a receber as inscrições dos mais corajosos, bem como a divulgar a iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do concelho um contacto com o mundo da moda. 
Foram vários os jovens que se inscreveram para tentar um lugar na final, que acontecerá em janeiro do próximo ano. No edição do ano anterior, a Cidenai esteve representada pelo formando Eduardo Coelho, quem se seguirá? 
Se já perdeste a timidez e queres inscrever-te, vai ao Facebook da Modatirso e atreve-te a sonhar! 

A.G.