sábado

DIA DA TERRA


terça-feira

VISITA À RESINORTE – RIBA D’AVE

No passado dia 6 de Abril de 2016, pelas 15h30, um grupo de formandos pertencentes ao clube Eco-Escolas, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, deslocaram-se à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (ETRSU) de Riba d'Ave, para juntos aprenderem novos comportamentos relativamente aos resíduos urbanos.
Ao longo da visita, fomos passando pelos vários locais de tratamento dos resíduos: começámos pelo local onde os resíduos são descarregados, em seguida dirigimo-nos até à triagem, e lá a engenheira explicou-nos como os funcionários exerciam a sua função. A seguir, fomos em direção ao enfardamento, onde nos foi explicado o processo do mesmo e dirigimo-nos também até a foça, que é o local onde se encontra o lixo indiferenciado e com isto podemos verificar que infelizmente o lixo indiferenciado é em maior quantidade do que o lixo reciclado. Para finalizar a visita deslocamo-nos até a sala de controlo da Estação.
Com esta visita, conseguimos atingir o nosso objetivo, que era sensibilizar o grupo Eco-Escolas para o que se passa no nosso planeta, mas sobretudo apelar ao bom senso dos formandos para terem comportamentos ecológicos e passarem a palavra.
E não se esqueçam, uma atitude positiva hoje pode mudar o nosso amanhã!

Diana Sousa
TSec1316

“ O CANTINHO DA MATEMÁTICA”

Na Escola Profissional de Serviços de Cidenai está a decorrer, entre janeiro e maio, inserida na Prova de Aptidão Profissional da formanda Mariana Correia, da turma do terceiro ano do curso Técnico de Secretariado, no âmbito de uma assessoria ao Clube de Matemática, uma iniciativa que se designa “O Cantinho da Matemática”. Esta atividade consiste na criação de um “ Jornal de Parede” composto por dois espaços: um com curiosidades sobre a Matemática e o outro relacionado com o problema mensal. No que diz respeito às curiosidades, toda a comunidade escolar participa, ou com questões ou com algo interessante que tenham descoberto sobre esta disciplina. Relativamente ao problema mensal, este realiza-se todos os meses, de janeiro a maio, e a participação é feita por catorze grupos constituídos por 4 a 5 elementos, das várias turmas da escola. O problema é colocado no 1.º dia útil de cada mês, exceto nos períodos de férias, e os grupos terão de entregar a solução até ao dia 20 desse mês, na caixa que se encontra devidamente identificada na biblioteca. O grupo que obtiver melhor pontuação no final da atividade receberá um prémio pela sua participação e classificação.

Esta atividade está a proporcionar, a todos os que nela participam, momentos agradáveis de diversão e a oportunidade de interagir e aprender com os colegas fora do contexto de sala de aula. Afinal, a Matemática é divertida, apenas temos que saber olhar para ela doutra maneira.

Mariana Correia
TSEC1316

domingo

SUMOLIZA-TE

No dia 12 de Abril na sala b3 com início da parte da manhã, foi realizada a apresentação de um anúncio publicitário com o tema Sumol. A apresentação foi feita às 3 turmas de comércio, com uma pequena banca de demonstração do produto e a visualização de um vídeo realizado pela formanda Paula Martins do 3º ano do curso de comércio no âmbito da Prova de Aptidão Profissional do Módulo 2.

Este foi o tema selecionado pois é uma área de interesse para a formanda e está relacionado com o curso porque segundo ela se relaciona com amizade, diversão e pequenos e verdadeiros momentos vividos entre amigos, sendo esta a mensagem transmitida pelo seu vídeo. 

Paula Martins
TC1316

T-MAX, TODO O PODER NUMA GOTA!

Na passada terça-feira, dia 12 de abril, decorreu na Escola Profissional de Santo Tirso, uma atividade destinada à apresentação do tema específico do módulo 2 da PAP do formando Luís Barbosa, da turma do 3 ano de comércio, que consistiu na demonstração de um anúncio desenvolvido pelo próprio.
Esta atividade destinou-se exclusivamente às três turmas de comércio, e teve como objetivo o desenvolvimento do tema “Publicidade e Comunicação com o Público-Alvo”.
A atividade decorreu numa sala de aula, disponibilizada pela Escola, onde esteve em exposição, o produto criado (um tira-nódoas, chamado "T-MAX, Todo o poder numa gota").O formando responsável começou por fazer breve introdução ao produto, seguida da apresentação do anúncio. No final respondeu a várias questões e dúvidas colocadas por parte dos alunos. O feedback, por parte, dos alunos foi bastante positivo e construtivo.

Luís Barbosa
TC1316

SOMEDAY

Na passada terça-feira, dia 12 de abril de 2016, decorreu uma atividade organizada pela formanda Micaela Ribeiro, do 3º ano do Curso Técnico de Comércio, integrada no Módulo ll da sua prova de aptidão profissional.
Esta atividade, que decorreu entre as 11:55 às 13:25 e das 17h ás 17:45 na sala A3, consistia na apresentação de um anúncio publicitário sobre um perfume, gravado e editado pela formanda e no preenchimento de um pequeno questionário sobre a qualidade do mesmo. Tiveram presentes todas as turmas do Curso Técnico de Comércio como também vários formadores da escola.

Um obrigado a todos que estiveram presentes e contribuíram para o sucesso desta PAP.


Micaela Ribeiro
TC1316

sexta-feira

FEIRA DA SAÚDE DA CIDENAI 2016

A realização da Feira da Saúde na Cidenai, levada a cabo pelo Núcleo de Promoção da Saúde e assessorada pela formanda Joana Oliveira, no âmbito do módulo 2 da PAP, no passado dia 5 de abril, pode classificar-se como um assinalável êxito, dada o interesse e participação de todos os formandos.
Nos três espaços do evento – um destinado aos estilos de Vida, outro à Nutrição e ainda outro à Sexualidade - os visitantes puderam obter informações sobre assuntos relacionados com a saúde e, sobretudo, da melhor forma de a garantir, através das explicações e esclarecimentos da Equipa de Saúde Escolar do Centro de Saúde de Santo Tirso sobre alimentação saudável, métodos contracetivos, IST’s, substâncias psicoativas, entre muitos outros temas.
  

Foi uma manhã diferente, muito agradável e útil para todos os formandos da Escola Cidenai. 
Joana Oliveira
TSEC1316

FORMANDOS PARTICIPAM EM WORKSHOP DE FOTOGRAFIA

No passado dia 13 de abril de 2016, decorreu, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, um Workshop de Fotografia, integrado no Módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Marta Silva, da turma TSEC1316.
Este Workshop foi dinamizado pelos fotógrafos Cristiana Ribeiro e Paulo Ribeiro e contou com a participação de 12 formandos amantes de fotografia e da formadora acompanhante deste projeto, Prof.ª Mª Dulce Ferreira.
No decorrer do Workshop, todos os participantes se mostraram bastante interessados pelos temas abordados, colocando dúvidas e questões e ficando com vontade de tirar muitas fotografias!
No final, foram entregues certificados a todos os participantes, e ainda aos fotógrafos, como dinamizadores do Workshop de Fotografia. Os formandos responderam ainda a um inquérito, onde avaliaram esta experiência como muito boa, garantindo a sua participação num próximo projeto do género.
Obrigada a todos, em especial aos convidados Cristiana e Paulo Ribeiro.




Marta Silva (TSEC1316)

domingo

MONTRA SOBRE FERNANDO PESSOA

No dia 5 de abril de 2016, decorreu a apresentação do Módulo II da PAP do formando Rafael Santos, do 3º ano do Curso de Técnico de Comércio, que consistiu na elaboração de uma montra num espaço comercial desta cidade - “Papelaria e Livraria Vanda”.
Como tema da montra, escolheu representar um espaço dedicado a um dos maiores escritores portugueses, Fernando Pessoa. A ideia surgiu a partir de um verso de um poema deste autor, “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce” (“O Infante”, in Mensagem). E, assim, nasceu uma montra com referências a este Homem das letras, mostrando algumas das suas diversas facetas profissionais: a de escritor, contabilista, enfim, um Homem do Mundo…
Esta montra foi visitada por todas as turmas do curso Técnico de Comércio, onde puderam observar algumas das técnicas utilizadas em Vitrinismo, que, como estudam, é uma forma de comunicação.
Um obrigado muito especial à Papelaria e Livraria Vanda, que aceitou este desafio.

Rafael Santos (TC1316)

COMEMORAÇÃO DO DIA DO PI

Foi no passado dia 15 de março que se realizou, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, a Comemoração do Dia do Pi. Esta atividade foi organizada pela formanda Mariana Correia, da turma do 3.º ano do Curso Técnico de Secretariado, no âmbito do módulo II da sua Prova de Aptidão Profissional.
Esta iniciativa consistiu em organizar uma sala com vários jogos didáticos, tais como: Jogo do 24, Supermatik, Dominó das frações, Mancala e Alquerque, onde toda a comunidade escolar pôde participar.
Esta atividade proporcionou, a todos os que nela participaram, momentos agradáveis de diversão e a oportunidade de experimentarem uma vertente diferente da disciplina de Matemática.



MARIANA CORREIA
TSEC1316

quarta-feira

E SE FOSSE EU?

No dia 6 de abril a nossa Escola associou-se à iniciativa promovida pela Direção-Geral da Educação, o Alto Comissariado para as Migrações e o Conselho Nacional de Juventude, designada por “E se fosse eu?” com o intuito de alertar para os dramas dos refugiados e incentivar todos os jovens a refletirem um pouco sobre a crise migratória que a Europa atravessa.
Como sabem, esta iniciativa foi amplamente divulgada nos órgãos de comunicação social com vídeos de relatos reais de refugiados, além de outros vídeos promocionais com personalidades conhecidas da nossa sociedade.
Integrado na Prova de Aptidão Profissional do aluno João Santos do 12º de Secretariado TSEC1316, lançamos um desafio às turmas do 10º ano, GPSI1518 e TC1518, para visualizarem um vídeo sobre esta temática e depois colocarem-se numa hipotética situação de refugiados e idealizarem uma mochila com bens necessários para uma viagem. O projeto correu da melhor forma e como estava planeado tendo alguns dos formandos das turmas que participaram trazido neste dia as suas mochilas e explicado as razões da escolha dos itens escolhidos. Esta atividade terminou no final da manhã com uma pequena intervenção do formando João Santos onde expressou os agradecimentos toda a comunidade escolar um vivo alerta para todos nós refletirmos sobre este flagelo social e humanitário.  



J.S. 
TSEC1316 

sexta-feira

HÁ POESIA NA ESCOLA...

No âmbito da Prova de Aptidão Profissional (PAP) do formando Filipe Gomes, da turma TSEC1316, durante os meses de fevereiro e março, foram realizadas diversas atividades cujo tema principal era a Poesia. De acrescentar que algumas destas atividades integraram o programa da “Poesia Livre”, iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Em fevereiro, realizou-se um concurso de poesia, ao qual mais de uma dezena de formandos aderiram, tornando mais árdua a tarefa do júri em selecionar o vencedor. Este foi o formando Pedro Moreira (TC1316), com o poema “Daria”, tendo sido também atribuídas duas Menções Honrosas aos poemas dos formandos Marta Silva (TSEC1316) e Simão Correia (TGPSI1518). O anúncio deu-se no dia 15 de março.
No dia 16 de março, ao longo da manhã, vários formandos mostraram o seu talento, participando numa Maratona de Poesia, indo a todas as turmas da escola declamar poemas e também no exterior das salas de aula, durante o intervalo.
A 17 de março realizou-se o “Estendal Poético”. Em fevereiro, foi lançado o desafio de os formandos apelarem à sua criatividade, escolhendo um poema e transferi-lo para peças de roupa. Neste dia, estes formandos declamaram para a escola os poemas das suas peças de roupa, que estavam estendidas.
Por fim, no Dia Mundial da Poesia, 21 de março, cinco alunos participaram na iniciativa da Câmara Municipal, Poesia no Comboio, fazendo a viagem até S. Bento e o regresso a declamar poesia. Na Estação de S. Bento, ainda tiveram oportunidade de declamar poemas a quem passava.
Em suma, dois meses recheados de bons momentos, unidos pela poesia!




Filipe Gomes | TSEC1316

APRESENTAÇÃO DO ANUÁRIO ESCOLAR 2015/2016

No passado dia 16 de março de 2016, decorreu, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, a apresentação do Anuário Escolar referente ao ano letivo 2015/2016, integrado no Módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Marta Silva da turma TSEC1316.

A Comunidade Escolar mostrou-se bastante interessada e animada, reunindo-se, no primeiro intervalo da manhã, na entrada da escola, onde decorreu a apresentação, ficando, depois, em exibição durante todo o dia.

O objetivo deste projeto consistia em reunir memórias deste ano letivo, integrando toda a Comunidade Escolar, o que foi bem conseguido.


Marta Silva | TSEC1316