terça-feira

COMEMORAÇÕES DO DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

No âmbito das comemorações do dia da Proteção Civil, realizou-se no dia 01 de março, uma palestra dinamizada por um elemento da proteção civil da Câmara Municipal de Santo Tirso. Esta teve como objetivo alertara os jovens para os riscos a que estão expostos no. Assistiram à palestra os formandos do 1.º ano dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos. 


A.R. TSEC1316

segunda-feira

VILA DE COMÉRCIO – DOCE ARTE - EDIÇÃO 2016

No passado dia 15 de março de 2016 decorreu, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, a Vila de Comércio - Edição 2016, com o tema “Doce Arte”. Esta foi organizada pela formanda Inês Carvalho, do 3º ano do curso Técnico de Comércio, no âmbito do módulo II da sua Prova de Aptidão Profissional.
Esta feira anual foi dividida em duas secções: artes e doces. A área das artes foi representada por entidades externas com bancas de artesanato expondo artigos em madeira, bijuteria, artigos para crianças e lembranças para o dia do pai e da madrinha. Por sua vez, os doces estiveram a cargo das Turmas de Comércio e do Grupo de Voluntariado da Escola, a quem foi lançado um desafio: um concurso entre bancas, com o objetivo dos formandos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas técnicas e também desenvolver a sua criatividade, originalidade, trabalho em equipa, sentido de organização e competitividade. A turma vencedora foi o 2.º ano Técnico de Comércio.
Este ano, a Vila de Comércio teve uma decoração muito criativa e adequada ao tema e também muita música e diversão, a cargo de um DJ convidado.

Esta atividade devido às condições climatéricas só decorreu na parte da manhã, mas cada instante da feira valeu a pena!


I.C. TC1316

sexta-feira

WORKSHOP INCÊNDIO EM COZINHA

No âmbito do Módulo 2 da PAP, da formanda Rita Azevedo, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado, realizou-se no dia 2 de março, uma Demonstração de Incêndio em cozinha. Esta Demonstração realizou-se no pátio da escola. Após a demonstração feita pelo subcomandante do Bombeiros Voluntários Tirsenses, toda a comunidade escolar ficou dotada, para em caso de incêndio, saber como proceder para que o incêndio seja extinto sem causar danos mais drásticos. A Escola Cidenai, mais uma vez, agradece a colaboração da cooperação de bombeiros. 



RA TSEC1316

II JORNADAS DE SECRETARIADO

Na semana de 7 a 11 de março decorreram, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, as II Jornadas de Secretariado,  no âmbito do mód. 2, da Prova de Aptidão Profissional, da formanda Cláudia Vale, do 3º ano do Curso Técnico de Secretariado.
Durante toda a semana realizaram-se várias atividades relacionadas com as principais competências do Profissional de Secretariado Atual.
Assim, ao longo da semana esteve em curso  o Concurso de Digitação, dirigido a toda a comunidade escolar, onde se pôde avaliar e testar a rapidez e correção de digitação dos formandos participantes. No dia 10 de março, a Mesa Redonda “À Conversa com Técnicos de Secretariado” dirigiu-se especialmente aos formandos finalistas do curso,  contando com a presença das Profissionais de Secretariado  Susana Soares e Clara Reis, ambas ex-formandas da nossa escola. Esta atividade permitiu a troca de experiências e opiniões e sobretudo o esclarecimento de muitas dúvidas sobre o mundo do trabalho.
Para encerrar a semana, no dia 11 de março, realizou-se uma Palestra sobre “Assessoria e Imagem”, tendo como público-alvo as turmas TSEC1316 e TC1316, que teve como convidado especial o Dr. Carlos Furtado, Diretor Executivo da empresa QI – Porto de Ideias, que, de modo muito expressivo e esclarecedor, apresentou a sua experiência profissional na área da Assessoria de Imagem, Organização de Eventos ou Protocolo, sendo uma mais-valia no esclarecimento dos formandos.
Em jeito de avaliação, podemos concluir que todos os objetivos traçados foram alcançados com o sucesso das II Jornadas de Secretariado!

                                                                                                                             Cláudia Vale 
TSEC1316

quarta-feira

COMO APRESENTAR COM A AJUDA DE MEIOS AUDIOVISUAIS?

No passado do dia 9 de Março, realizou-se a palestra "Apresentações com recurso a meios audiovisuais" enquadrada no módulo dois da PAP do formando Joel Fernandes do 3º ano de Técnico de Secretariado. 
A oradora convidada, Maria Fernandes, dinamizou a atividade através de dinâmicas de grupo, esclarecimentos e interação com os participantes. Conceitos como comunicação ou liderança ajudaram na discussão de algumas regras básicas de apresentação em público com recurso a dispositivos audiovisuais.
Foi, com certeza, um momento de aprendizagem para as turmas TC1518 e TGPSI1518.

Fábio Fernandes

TSEC1316 

TÉCNICOS DE COMÉRCIO EM VISITA DE ESTUDO

Como é habitual, a Escola Cidenai proporciona aos seus formandos visitas de estudo a empresas da área técnica dos cursos que leciona com o intuito de aproximar as competências e saberes adquiridos às realidades e especificidades do tecido empresarial. Esta opção da escola tem sido uma grande mais-valia para os nossos formandos, qualquer que seja o curso. Desta feita, os alunos do curso de Técnico de Comércio do 2º e 3 º ano tiveram um dia especial.  O dia da visita começou às 9h15 com uma visita à Casa do Território, em Famalicão, para explorar a exposição Tempo, Espaço e Ser e que se debruça sobre as atividades económicas da região, empresas de renome locais e valores ambientais. Após esta introdução pedagógica, deslocamo-nos para o Hipermercado e Centro Comercial Jumbo da Famalicão, onde o Sr. Hugo Silva fez uma abordagem às práticas de merchandising e logística adotadas pelo grupo Auchan, de uma forma bastante esclarecedora e prática.
Terminada a primeira parte da visita de estudo, rumamos ao centro da cidade de Braga para o merecido almoço e ainda dar uma “espreitadela” pelo comércio tradicional no centro histórico de Braga.
Pelas 14h30, iniciamos a segunda parte da visita com uma visita à Escola de Formação Jerónimo Martins, nas instalações do Recheio de Braga. Esta escola de formação é responsável pela formação dos Recursos Humanos da cadeia de supermercados Pingo Doce e do grossista Recheio. Em particular, este centro de formação é responsável por uma área geográfica que vai desde da Figueira da Foz até Bragança. Nesta visita fomos recebidos pela Dr.ª Daniela Pereira e D. Celeste Rodrigues, as quais abordaram temas sobre  a missão e valores d Grupo Jerónimo Martins, aspetos de logística na cadeia de valor, o atendimento e a fidelização do cliente, o processo de recrutamento e a formação de colaboradores, seguido de debate e esclarecimento dos temas. Nesta parte foi gratificante observar a participação ativa dos nossos alunos. No final e para surpresa nossa, fomos brindados com um coffee break para recompor as forças.
Com o adiantado da hora tivemos de suprimir a etapa de visitar o Bom Jesus de Braga, pelo que regressamos a Santo Tirso já no final da tarde.
Pelo feedback que alunos reportaram, tratou-se de uma excelente iniciativa de contactar empresas de elevada reputação no mercado e observar os seus modelos e práticas de gestão comercial.



AS & SS