quarta-feira

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

Realizou-se no dia 17 de fevereiro, uma palestra cujo tema foi “Educação Financeira” que contou com a presença da Dra. Olga Monteiro e do Dr. Rui Santos do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor da Câmara Municipal de Santo Tirso. Teve como objetivo esclarecer a comunidade escolar para o desenvolvimento de planeamento, prevenção, poupança e do consumo consciente.
Assistiram à palestra os formandos do 2º ano do Curso Técnico de Comércio e do 3º ano do Curso Técnico se Secretariado.
Tendo em conta o público-alvo serem jovens, os oradores tiveram a preocupação de irem ao pormenor sobre os temas, para que estes ficassem bem esclarecidos, para assim puderem tomar as decisões corretas, tanto para o consumo como para a assinatura de contratos.

A Escola agradece aos oradores do seu contributo para a formação destes jovens.

Anabela Marques 
TSEC1316

sexta-feira

Visita de Estudo ao Banco Santander Totta

No dia 02 de fevereiro de 2016, das 15h15 às 17h00, a turma do 3.º ano do Curso Técnico de Comércio participou numa visita de estudo ao Banco Santander Totta.
A receção aos formandos, feita pelo Diretor de Balcão, Dr. Jorge Costa, cumpriu os formalismos adequados a uma visita deste nível.
A visita guiada teve como primeiro ponto a função do caixa. Explicou os trâmites do dinheiro depositado pelos clientes. A triagem na máquina para detetar as notas falsas e seu destino. Informou os formandos como devem proceder caso tenham em seu poder uma nota falsa.
Seguirame para o gabinete do diretor, onde este fez uma abordagem ao historial do banco e a sua função. De seguida, cada técnico falou dos seus produtos, nomeadamente Abertura de Conta, Custos de manutenção, Descoberto Bancário, Cartão de Crédito e Débito; Planos, Poupança Reforma, Plano Poupança à Habitação, Depósitos a Prazo, Aquisição de Ações, Tipo de Cheques e respetiva responsabilidade, Livranças, Desconto de Letras; Taxa Ativas e Taxas Passivas, Euribor e SPREAD.
Com esta visita os formandos puderam associar as aulas teóricas e prática simulada com a realidade.
No final de cada sessão os formando puseram as suas dúvidas, as quais foram esclarecidas por cada técnico.
A Escola agradeceu a colaboração da Instituição para o enriquecimento dos formandos numa área complexa.

JS

quinta-feira

MÊS DA GASTRONOMIA EUROPEIA NA CIDENAI

Integrado na Prova de Aptidão Profissional do aluno João Santos do 12º de Secretariado TSEC1316, realizou-se, no dia 5 de fevereiro, o primeiro de quatro ementas temáticas de países da U.E. selecionados através de um inquérito de preferências a todas as turmas. Esta iniciativa tem a generosa colaboração dos responsáveis do Bar da nossa Escola e que aqui prestamos o nosso apreço.
Esta ementa temática pretende, de uma forma lúdica, despertar nos alunos uma curiosidade em conhecerem os nossos parceiros na U.E. caso, por exemplo, pretendam viajar ou emigrar. A a Itália foi o primeiro país selecionado e por isso, como não poderia deixar de ser, o pratos que não faltaram foram a Lasanha, Pizza e a massa à bolonhesa. Parabéns à cozinheira pelas delícias e todo o aspeto dos empratamentos. Muitos foram aqueles que aderiram à campanha e avaliar pelo feedback estão à espera do próximo almoço temático.


S.S./J. Santos TSEC1316

quarta-feira

PALESTRA SOBRE ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE

No passado dia 3 de fevereiro, realizou-se uma palestra com o tema “Acessibilidade e Mobilidade” destinada às turmas do 3º anos de TSEC1316 e TC1316. Este evento foi organizado pelo formando Marco Maia, do terceiro ano do Curso Técnico de Secretariado,  no âmbito do módulo 2 da Prova de Aptidão Profissional. A dinamização da palestra coube à Dra. Inês Silva, que depois da apresentação de algumas situações reais referentes à nossa cidade, deu lugar a um produtivo debate sobre boas práticas referentes à Acessibilidade e Mobilidade.



MM TSEC1316