sexta-feira

Testemunho de um Participante no Projeto Erasmus+


"Em Junho de 2015, um grupo de seis alunos da Escola Profissional de Serviços CIDENAI embarcou numa aventura para realizar a FCT (Formação em Contexto de Trabalho), em Tenerife, na localidade de Granadilla de Abona, durante 50 dias, em conjunto com a própria escola, a Agência Nacional do Erasmus+ e o College TEMIS.
Passando ao obvio, é uma experiência única na vida de um aluno, ainda por cima fora do seu próprio país, desde o momento que pomos o primeiro pé no avião é uma sensação incrível a que sentimos. É uma oportunidade para os alunos fazerem um excelente trabalho, criar/aumentar laços de amizade, construir o futuro e conhecer locais novos.
Da minha parte posso dizer que adorei os 50 dias, todas as horas e segundos. Tanto em local de FCT ou fora no meio social, era sempre bem tratado, sentia que respirava um ar familiar à minha volta. Visitei locais incríveis, que nunca tinha visto e que nem sabia da sua existência.
Em local de FCT era muito bem tratado, apoiado e o ambiente à volta do trabalho era excelente. Esta experiência providencia aos alunos mais conhecimento e independência (por exemplo, sair e entrar no trabalho, fazermos o nosso almoço/jantar por nós mesmos, lavar e secar roupa, ter horas e responsabilidades).

Sem deixar de referir que é uma experiência que irá certamente abrir muitas portas no futuro a cada aluno que realize este estágio como nós realizamos.
Oportunidades destas não aparecem todos os dias a toda a hora, por isso quando elas aparecem são de aproveitar. Eu tive a minha e não me arrependi, pelo contrário, foi a melhor experiência da minha vida até ao momento.
Um muito obrigado a todos os que colaboraram para que tal acontecesse."


Luís Barbosa - TC1316




Erasmus+ "Relato de Experiência"

Relato de Experiências, no Projeto Erasmus+, financiado pela Comissão Europeia

A minha mobilidade foi exercida na Irlanda do Norte, na cidade de Londonderry.
Durante os 75 dias tive a oportunidade de conhecer novas realidades, novas pessoas de diferentes nacionalidades e de trabalhar numa empresa extremamente organizada e cuja equipa era acolhedora, promovendo uma rápida acomodação no que viria a ser o meu local de trabalho ao longo do projeto Erasmus+.
Residem na minha memória as longas noites passadas em casa, com o Francesco, um ex-participante italiano do programa Erasmus+. Divertíamo-nos, durante horas, a ensinar e a aprender certas expressões da língua de cada um.
Lembro-me, também, do dia em que, surpreendentemente e contrariando as probabilidades, ganhei um tablet na Brunswick Moviebowl gastando apenas 8 libras.
Devo também referir o fantástico evento promovido pela entidade acolhedora (GES LTD), que ocorreu numa tarde de uma sexta-feira. Todos os funcionários e estagiários foram convidados para um convívio no qual jogaram paintball e terminaram com um belo churrasco.

Artigo pessoal de opinião
 
Considero, em geral, a minha participação no projeto Erasmus+ bastante positiva e enriquecedora.
A integração na NWA, na residência e na entidade de acolhimento foi muito boa.
Melhorei a minha capacidade de estruturar uma conversação complexa em inglês.
Guardarei todas as amizades que fiz, tanto com os colegas na residência como os da entidade de acolhimento.

João Ribeiro






 

FORMAÇÃO EM CONTEXTO DE TRABALHO EM TENERIFE

Ao longo de sete semanas, um grupo de seis formandos dos cursos Técnicos de Comércio e Secretariado realizaram a sua Formação em Contexto de Trabalho em Tenerife, Espanha.
Esta atividade só foi possível graças à concretização do Projeto Erasmus+, cujo tema é "Oportunidades Profissionais do Espaço Europeu", da responsabilidade da Escola Profissional de Santo Tirso - Cidenai, financiado pela Comissão Europeia.
Os principais objetivos definidos foram inteiramente alcançados: os participantes alargaram os seus conhecimentos técnicos e práticos, aumentaram as suas oportunidades de empregabilidade e empreendedorismo, bem como, alcançaram um bom nível linguístico de espanhol. 
Naturalmente, houve tempo para visitas culturais por toda a ilha, donde se destacam as visitas à capital, Santa Cruz, às zonas turísticas de Puerto de la Cruz, Garachico, La Laguna e, claro, o Parque Natural do Teide. Os mergulhos nas piscinas vulcânicas e as caminhadas pelos "senderos", não podiam deixar de se realizar!
Um formação completa!

RS
 
 
 

terça-feira

A minha experiência Erasmus+


A minha experiência Erasmus+
No dia 13 de junho parti para Tenerife juntamente com os meus colegas, estava prestes a começar uma aventura  que jamais esqueceríamos.

A minha FCT foi realizada na Câmara Municipal de Granadilla de Abona, no departamento de Serviços Municipais, aproximadamente a 5 km de San Isidro, local onde vivemos durante as 7 semanas.

Quando nos foi apresentado o projeto não pensei duas vezes, candidatei-me e, por sorte, fui selecionada! Foi uma experiência única, sem dúvida algo que sempre sonhei fazer, mas que nunca imaginei que fosse possível.

Isto demonstra que todos podem ter a oportunidade de ingressar num estágio para fora do país, basta candidatar-se e que a nossa escola é um bom impulso para que o nosso futuro seja o melhor possível!

Este tempo que estive em Tenerife fez-me evoluir profissionalmente, no meu local de FCT, pude aplicar conhecimentos que aprendi durante as aulas, aperfeiçoar o meu controlo emocional e melhorar a minha criatividade e flexibilidade. Isto também me ajudou muito a nível pessoal, através da independência, da responsabilidade, do facto de ter de viver com pessoas com personalidades diferentes da minha, eu cresci, consegui melhorar várias capacidades e tornar-me uma pessoa melhor. O facto de ter aprendido uma nova língua, foi também uma mais valia para o meu futuro.  

No geral, esta foi uma experiência magnífica e que certamente gostaria de repetir.

Por isso, no próximo ano, não hesitem, inscrevam-se e tentem a vossa sorte! J
MárciaSousa
Tsec1316