quarta-feira

Exercício de Evacuação



Os simulacros refletem um cenário real de emergência de diferentes situações, nomeadamente incêndios, acidentes, terramotos, inundações, entre outros. Acima de tudo, estes exercícios servem para que num cenário real se consiga lidar o melhor possível com sentimentos de pânico, evitando que os danos provocados nas instalações sejam agravados com danos ou perdas humanas. 
A formanda Cátia Alves, do 3º Ano do Curso Técnico de Secretariado, escolheu como tema da sua Prova de Aptidão Profissional: Assessoria ao Clube da Proteção Civil. 
Para dar continuidade às atividades práticas da sua Prova de Aptidão Profissional, aconteceu no passado dia 15 de abril de 2015, pelas 13h10, um simulacro de incêndio na nossa escola, havendo necessidade de evacuar as salas de aula e os formandos dirigirem-se para o ponto de encontro. Uma formanda do 3.º ano de técnico de secretariado simulou que sofreu uma paragem cardiorrespiratória, sendo socorrida por um elemento do Clube de Proteção Civil, com conhecimentos de Suporte Básico de Vida. 
Para finalizar esta atividade a aluna e o seu orientador de PAP dirigiram umas palavras aos alunos da Escola. A aluna mencionou que esta atividade estava inserida no módulo 2 da sua Prova de Aptidão Profissional e referiu a importância destes exercícios de evacuação para que estejam sempre preparados em caso de incêndio. Agradeceu, ainda, a disponibilidade e participação dos restantes elementos do Clube da Proteção Civil da Escola na sua Prova de Aptidão Profissional. 

C.A. TSEC1215 


quinta-feira

Vila do Comércio – Edição de 2015 – “Animartes”



No dia 27 de março, decorreu, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Mariana Rodrigues, do 3º ano do Curso de Técnico de Secretariado, a edição de 2015 da Vila de Comércio, com o tema “ Animartes”.
Este evento teve início às 10 horas da manhã e contou com a presença de 9 bancas: a Provitral (bijutaria feita em vidro); a Flor Criativa (bijutaria criada pela Dona Rosa Cruz); a loja Réplik da Trofa, com uma banca de perfumes e outra de estética; a Loveinc (com lembranças, principalmente, para o dia da madrinha) e Asas de Bebé (acessórios para bebé), no âmbito da PAP da formanda Susana Soares; a ASAAST (Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso), no contexto da PAP do formando Pedro Azevedo; o grupo de voluntariado da Escola (com lembranças realizadas pelos elementos do grupo para as madrinhas), e, por fim, a Sweet Animartes, com a venda de bolos e sumos. Nesta banca também se ofereceu aos presentes um docinho especial.
Este evento contou ainda com a presença do Dj Iven Reis, que animou ao longo do dia a Comunidade Escolar, com as músicas do momento e as respetivas coreografias.
Obrigada a todos que colaboraram e participaram neste evento!

M.R. TSEC1215


sexta-feira

DIA DO ENSINO PROFISSIONAL


No passado dia 20 de março de 2015, cinco alunos e um professor embarcaram às 4:45 da manhã, a caminho de Lisboa, para o Dia do Ensino Profissional. 
Depois de quatro horas de comboio, mais metro e novamente comboio, chegamos a Ponte Quebrada, donde tivemos que andar um pouco a pé, até chegar ao Complexo Desportivo do Jamor, onde decorreram as atividades. 
Foi um dia muito bem passado, mal chegamos fomos jogar no Rally das Qualificações e uma aula de karaté. 
No fim do almoço, fizemos o Logótipo Humano e, no fim, houve um concerto. 
Resumindo, gostamos imenso e houve muito divertimento.
AA - TSEC1215

quinta-feira

EMPREENDEDORISMO



No dia 10 de março de 2015 a formanda Vera Gonçalves, da turma do terceiro ano do Curso Técnico de Secretariado, organizou, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, uma palestra intitulada Empreendedorismo” destinada aos formandos finalistas dos cursos Técnico de Secretariado e Técnico de Informática de Gestão, da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, que teve como orador o engenheiro, Nuno Prata.
O Sr. Engenheiro, antes de entrar no tema principal, fez uma abordagem sobre a situação económico-financeira da região em que estamos inseridos, Vale do Ave, desde o seu surgimento, crescimento e declínio.
De seguida abordou o tema “moda”, que é uma força do empreendedorismo, sediada nas instalações da Fábrica Santo Tirso, considerada uma das prioridades para a região, na senda da confeção e têxteis.
Deu a conhecer aos presentes das vantagens e desvantagens de enveredar pelo empreendorismo, quer como empresário, quer como Intraempreendedor, que, neste momento, no nosso país há bastantes fontes de financiamento e respetivos benefícios fiscais, bem como as instituições que gerem esse capital. Mas, alertou-os de que para o seu plano de negócios não podem contar só com o capital alheio, porque, por vezes, é necessário capital próprio para atingir a autonomia financeira imposta pela maioria dos programas. 
Pelas questões postas pelos formandos, verificou-se a importância que estes deram ao tema, pois em breve irão defrontar-se com a realidade. O orador respondeu com clareza a todas as questões.
Por fim, a formanda, em nome da Escola, agradeceu ao engenheiro, Nuno Prata, a sua disponibilidade e o se contributo para o enriquecimento cultural dos formandos presentes. 

V.G.(TSec1215)