segunda-feira

Técnico de Secretariado – Comunicação no Mundo Global

No passado dia 12 de março, a formanda Cláudia Cruz, do 3º Ano do Curso Técnico de Secretariado, no âmbito do módulo II da sua Prova de Aptidão Profissional, organizou a palestra “Técnico de Secretariado - Comunicação no Mundo Global”. Este evento teve como destinatários os formandos do curso Técnico de Secretariado e contou com a presença do Professor Doutor Manuel Moreira da Silva (ISCAP), que focou a importância da comunicação no mundo atual, especificamente em língua estrangeira, apresentando algumas ferramentas úteis no dia-a-dia do profissional de secretariado. Mais uma formação de grande importância para todos.

C.C (TSec1215)


sábado

Concurso do Clube Europeu da Escola Cidenai

A Comissão Europeia elegeu o ano 2015 como Ano Europeu para o Desenvolvimento, neste sentido o Clube Europeu da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, associou-se a esta iniciativa, promovendo um concurso artístico junto da sua comunidade escolar. Este desafio consistia na submissão de trabalhos, nas mais variadas categorias de arte, no período de 24 de fevereiro a 13 de março, com a atribuição de um prémio único para o melhor trabalho artístico.
A votação revelou-se difícil pela qualidade dos trabalhos apresentados, não obstante tal facto, o trabalho selecionado para a atribuição de um Tablet, foi o trabalho proposto pelo formando Paulo Alves da turma TIG1215, cabendo ainda a atribuição de uma menção honrosa à formanda Eliana Matos da turma TSEC1215.
Todos estes trabalhados passarão a fazer parte do já vasto acervo artístico da nossa escola. 

P.S.

 

quinta-feira

Dia do PI na Cidenai


No passado dia 16 de março, a formanda Sara Carvalho, do terceiro ano do Curso Técnico de Secretariado, organizou, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, e a propósito da comemoração do dia do PI, uma atividade onde disponibilizou vários jogos de raciocínio e cálculo matemático: “Jogo do 24”, “Mancala”, “Dominó das Frações”, “Alquerque” e “Supermatik”.Esta iniciativa teve a participação de todas as turmas da Escola e os formandos envolveram-se nos jogos de forma dinâmica e divertida.
A atividade contou ainda com a colaboração, na orientação e explicação dos jogos, das formandas Susana Soares, Sara Ribeiro, Mariana Rodrigues e Julieta Silveira, da turma TSEC1215.
                
 
S. C. TSEC1215


“VERSOS AO LUAR - V EDIÇÃO”



Na noite do dia 19 de março, pelas 22h00, a escola Cidenai promoveu a quinta edição de “Versos ao Luar”, no Largo Coronel Batista Coelho, em Santo Tirso, integrada no programa da “Poesia Livre”, da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Como já vem sendo hábito, os alunos da nossa escola fazem questão de marcar presença nesta iniciativa, o que muito nos orgulha, preparando-se previamente para bons momentos de poesia.
Este ano, o programa da “Poesia Livre” presta homenagem ao escritor moçambicano Mia Couto, pelo que este serão iniciou com uma dramatização de uma adaptação do conto “O Menino que Escrevia Versos”, dando o mote para a declamação de poemas de diversos autores.
Na assistência destaca-se a presença de pais, professores, alunos, antigos alunos e da Eng.ª Ana Maria Ferreira, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Santo Tirso.
A todos os que direta ou indiretamente participaram neste evento, o nosso muito obrigado. Até para o ano!

D.F. 


quarta-feira

CIDENAI A PENSAR NO FUTURO

Participação no projeto Futuro – Projeto das 100.000 árvores
"O FUTURO - projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto - é um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos com o objetivo de criar florestas urbanas nativas nesta região, que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoa." Neste âmbito, no passado dia 21 de março, a Cidenai participou mais uma vez na plantação de espécies arbóreas e arbustivas autóctones da flora portuguesa numa das parcelas do Monte Padrão – Monte Córdova, e contou com a presença das formandas Eliana Matos, Liliana Neto e Ana Alves da turma TSEC1215 acompanhadas pelo formador Nelson Almeida.
Excelente forma de comemorar o Dia da Árvore!!

N.A.

segunda-feira

CIDENAI NA DIVULGAÇÃO DA “POESIA LIVRE”


No passado dia 17 de março, 11 formandos da Escola Cidenai distribuíram pela cidade de Santo Tirso o programa da “Poesia Livre”, iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Esta iniciativa teve a particularidade de estes se deslocarem nas tão conhecidas “Toupeiras”, as bicicletas que são propriedade da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina e São Miguel) e Burgães.

 

  D.F.

 

 




domingo

Dia do Consumidor

No passado dia 13 de março, a formanda Sara Ribeiro, do terceiro ano do Curso Técnico de Secretariado, organizou, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional, uma palestra com o tema “Os Direitos do Consumidor” destinada às turmas do 2º anos de TSEC1316 e TC1316. Esta palestra inserida no Dia Mundial do Consumidor, dia 15 de março, contou com a presença da Dra. Olga Monteiro e o Dr. Rui Santos, em representação, do Centro de Informação Autárquica ao Consumidor de Santo Tirso.
Foram debatidos os Direitos dos Consumidores e todos os participantes tiveram oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas como consumidores, foi uma atividade muito esclarecedora para todos os formandos que nela participaram, porque todos são consumidores.

S.R. TSEC1215


6ª Feira Radical

No passado dia 20 de Março, a nossa escola participou na atividade "Sexta-feira radical" organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
A nossa escola foi representada pela turma de 11º Secretariado.
Foi um dia repleto de atividades em que os alunos puderam experimentar vários desportos radicais, como escalada, slide, rapel, orientação, entre outros.
O dia começou com uma caminhada até ao parque da rabada, chegados ao parque os alunos foram divididos em grupos de quatro e fizeram uma prova de orientação, prova essa que foi superada com distinção por todos.
A parte de tarde foi aproveitada pelos alunos para experimentarem todos os desportos já antes enumerados. 
Para finalizar este dia fizemos mais uma caminhada de regresso.
C.C.

quarta-feira

DIA DA PROTEÇÃO CIVIL

Realizou-se nos dias 27, 28 de fevereiro e 01 de março de 2015 o “Dia da Proteção Civil”, organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Os Clubes da Proteção Civil foram convidados a participar. O Clube da Escola Profissional de Santo Tirso não podia deixar de estar presente e, mais uma vez, respondeu à chamada.
Durante os três dias, os seus membros estiveram sempre ativos nas atividades que lhe foram propostas.
No dia 27 e 28, nas instalações da Câmara Municipal, participou com um ateliê onde deu a conhecer as atividades realizadas pelo Clube desde a sua existência. Além do ateliê, no dia 27 às 15h30, através de um simulacro de acidentes pessoais, em dois lugares diferentes da cidade de Santo Tirso, simulou de forma dramatizada a prestação dos primeiros socorros a duas vítimas.
No dia 28 participou na conferência subordinada ao tema “Proteção Civil”.  
No dia 1 de março, no período da manhã, esteve presente na entrega de equipamento de combate a incêndios às três corporações de bombeiros do concelho de Santo Tirso. Terminada a cerimónia, assistiu a um simulacro de afogamento no rio Ave, a cargo dos bombeiros voluntários de Vila das Aves, na zona do Parque da Rabada, concluído com encerramento.
Desta forma, o nosso clube demonstrou a sua responsabilidade neste gesto de cidadania. 

JS


terça-feira

SECRETARY: ORGANIZAÇÃO - PROTOCOLO

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito”.
A formanda Eliana Matos, do 3º Ano do Curso Técnico de Secretariado, escolheu como tema da sua Prova de Aptidão Profissional: “Secretary: Organização – Protocolo”. “Organização: Sucesso ou Insucesso” e “À conversa com Técnicos de Secretariado”, foram os temas abordados tendo como público alvo as turmas de 2º e 3º anos do curso de Técnico de Secretariado
Para tal, convidou ex alunos da Escola Profissional de Serviços de Cidenai, a saber, Patrícia Campos, Rute Cunha e André Pinto, que partilharam experiências e preocupações com os atuais alunos. Entre os convidados da semana também esteve presente a consultora de empresas, Dra. Raquel Sampaio.
O evento realizou-se nos dias 9, 11 e 13 de março de 2015 nas instalações da Escola Profissional de Serviços de Cidenai e terminou com a visualização de um filme “ Dinner for Schmucks”.
Por fim, a formanda agradeceu a colaboração dos oradores e de todos os presentes. 

E.M. TSEC1215.