quarta-feira

Galardão - "Bandeira Verde"



A Escola Cidenai recebeu, em Vila Nova de Gaia, no dia 15 de Outubro, a “Bandeira Verde”, galardão máximo do Programa Eco-Escolas, fruto do trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto.
Este prémio foi recebido por um grupo de representantes da escola, que se deslocou ao Pavilhão Municipal de Gaia para tomar parte nas atividades do “Dia da Bandeira Verde”: ao longo do dia, a comitiva da Cidenai visitou exposições de trabalhos realizados por outras escolas, participou em jogos didáticos, conheceu o interior do corpo humano através do Champimóvel e participou na cerimónia de entrega do galardão, onde, para além de uma atuação do músico Filipe Pinto, os presentes puderam testemunhar a criatividade de várias escolas que compuseram temas, ensaiaram danças e até peças de teatro dedicadas ao ambiente.
Durante o ano lectivo 2013/2014, todos os formandos contribuíram para uma maior sensibilização e preocupação com o meio ambiente e o planeta Terra, ganhando consciência do seu papel enquanto cidadãos responsáveis pela preservação do meio que os rodeia e perceberam que não podemos ser apenas espetadores mas sim atores principais deste filme.


Parabéns, Cidenai!

ESCOLA PROFISSIONAL CIDENAI ASSINALA ABERTURA DE ANO LETIVO




           Na passada tarde do dia 29 de setembro, data do seu 25º aniversário, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai assinalou o início do ano letivo 2014/2015 com uma cerimónia solene, no Auditório da Paróquia de Santo Tirso, onde foram também entregues os Certificados e Diplomas aos alunos finalistas do ano anterior.
            Neste evento, esteve presente, em representação da Câmara Municipal, a Eng.ª Ana Maria Ferreira, Vereadora da Educação, acompanhada na mesa pelo Diretor Pedagógico da escola, Dr. Ricardo Sampaio, e pela Dra. Celina Silva, em representação da Direção Geral da Escola. Ainda como convidados desta cerimónia destacam-se o Pe. João Pedro, o Dr. Rui Fonseca, administrador do Intermarché de Vila das Aves, a Dra. Assunção Festa, professora fundadora da escola, e os ex-alunos Tiago Brandão e Patrícia Martins.
            A cerimónia iniciou-se com um momento musical, seguindo-se, após as palavras de boas-vindas do Diretor Pedagógico, um pequeno filme representativo das principais atividades do ano letivo 2013/2014. A palavra foi dada aos convidados, que deram o seu testemunho e partilharam com os presentes as suas experiências e deixaram os seus conselhos.
            Dando seguimento ao programa da tarde, os Diretores de Turma do 12º ano dos cursos Técnico de Comércio e Técnico de Informática de Gestão procederam à entrega dos Certificados e Diplomas aos alunos finalistas.
            A organização deste evento teve a colaboração dos alunos do 11º ano de Secretariado, que puderam pôr em prática conteúdos adquiridos nas aulas. A cerimónia terminou com outro momento musical.
            A toda a Comunidade educativa, a escola Cidenai deseja um bom ano letivo, repleto de sucesso e de realizações.

Escola Profissional de Serviços de Cidenai



Cidenai participa no Projeto da Fundação Ilídio Pinho



Mais uma brilhante participação!
A comunidade escolar da Cidenai dá os parabéns aos formandos Nuno Cunha, Rui Brito, Rui Reis, Paulo Aves e Eduardo Ribeiro da turma do 12º de Informática de Gestão, com a supervisão do Prof. Alexandre Taborda, pelo projeto apresentado no concurso “Ciência na Escola” da Fundação Ilídio Pinho na sua 11ª edição.
Este projeto tinha como tema, o desenvolvimento de um sistema destinado a monitorizar cheias em rios, permitindo a sua deteção em tempo real e o respetivo alerta para os serviços de proteção civil locais. Este protótipo foi desenvolvido ao longo do ano letivo 2013/14, culminando na sua apresentação na cidade de Aveiro, juntamente com as restantes escolas participantes, durante os dias 25 e 26 de setembro na presença do Sr. Ilídio Pinho, do Ministro da Educação e Ciência e do Sr. Primeiro Ministro.
Registamos que o entusiasmo gerado por este projeto foi tal que lançou as sementes para uma candidatura à próxima edição do concurso desta fundação, o que nos enche, naturalmente, de orgulho.
Votos de um bom trabalho!!
PS