terça-feira

ROBOPARTY 2014

A roboparty teve início às 10h com a apresentação de algumas entidades e também com a apresentação do novo robô.

Logo após a abertura, tivemos uma pequena formação sobre soldagem, e montagem do robô, em seguida começamos pela abertura da caixa do robô que nos foi entregue e em seguida vimos todas as peças dentro da caixa para ver se coincidiam com as do manual.
Após o almoço e durante toda a tarde estivemos a tratar da soldagem da placa e montagem das peças. Logo após a montagem do robô, começamos a explorar o programa que nos permitia a programação do robô. Por volta das 18h tivemos uma pequena palestra com a Amy Eguchy que aparenta ser uma das organizadoras da RovoCupJunior, ela apresentou o seu trabalho e as provas a que os robôs são submetidos. De seguida o Sr. Marco Joel da “Absolute-You” falou um pouco da montagem dos robôs, e a presença dos robôs no dia-a-dia.




Após o jantar estivemos a programar o robô com a ajuda do nosso “Padrinho (Carlos) ” que nos emprestou uns sensores que permitiam medir distâncias o que nos possibilitou movimentos mais precisos. Depois de termos acabado de o programar, já muito tarde, fomos testá-lo para a pista e modificando o programa para ficar perfeito.
              
Durante o segundo dia estivemos o dia todo a testar e aperfeiçoar o robô.
À noite adicionamos mais uma peça ao robô que nos permitiu aumentar a sua voltagem para fazer melhor a pista e mais rápido. Continuamos a noite toda a testar o robô e a melhorá-lo.
No terceiro dia e último do evento, com o Robô montado, programado, artilhado, estávamos prontos para a prova e confiantes que iriamos conseguir um bom lugar!
 A organização começou a montagem da pista às 8h-9h de modo a conseguir iniciar a prova às 11h (engraçado como uma pista tao pequena demorou tanto tempo para ser acabada agora imaginem se isto fosse a Le mans!). Por volta 11horas a prova tinha dado inicio mas decidimos ficar para últimos de modo avaliarmos os outros robôs.
Chegou a nossa vez de fazer a prova e na primeira tentativa o robô bateu contra a pista. Estávamos todos entusiasmados para o melhor tempo e vimos a vida a andar para trás, especialmente o Eduardo que tinha feito umas alterações ao robô, mas como tínhamos duas tentativas conseguimos na segunda volta fazer o melhor tempo, quando olhamos para o ecrã ficamos todos contentes, mas o júri disse que tínhamos batido com o robô. Assim, tendo como penalização mais 0.3s passamos para 5º lugar injustamente… pois o nosso robô tinha contornado a pista direita com o melhor tempo e merecíamos o 1ºlugar. Contestamos o que nos tinham dito mas sem resultado.

  Pela experiencia magnifica que tivemos, decidimos (Equipa), que para o próximo ano iremos voltar a participar e trazer o primeiro premio para a Cidenai.







Comemoração do Dia da Europa – 9 de maio



O dia da Europa comemorado a 9 de maio, tem como finalidade assinalar a Declaração de Shuman a qual marca a iniciativa para a criação da CECA, um dos primeiros organismos que deu origem à União Europeia. A Escola Cidenai associou-se, uma vez mais, através do seu Clube Europeu a esta efeméride com um conjunto de atividades especialmente direcionadas para os seus formandos e que ocorreram entre as 12h30 e as 13h30.



Foi organizado um concurso “O Que Sabes Da Europa?” onde os formandos tinham de responder a um questionário constituído por 13 perguntas sobre curiosidades e factos da U.E. Todas as turmas estiveram representadas por um grupo constituído por 3 elementos.
Posteriormente, foram entregues os certificados de classificação e os respetivos prémios de 10 e 5 euros, para o primeiro e segundo classificado do concurso para a criação do logótipo do nosso Clube Europeu. Para a entrega dos prémios ao Pedro Moreira do 10º ano do Curso Téc. de Comércio e ao Tiago Moura do 11º do Curso Téc. de Informática de gestão, contamos com a presença do Diretor Pedagógico da Escola Cidenai.



Contamos ainda com um pequeno momento lúdico com a atividade da PAP da formanda Vitória Neto do 12º ano de Téc. de Comércio, enquanto era apurada a equipa vencedora do concurso  “O Que Sabes Da Europa?”




Está de parabéns a equipa da turma do 11º do Curso Profissional Téc. de Secretariado – TSEC1215. Cada elemento foi premiado com uma “Pen” de 8 Gb.



O Clube Europeu agradece, não só aos formandos que de uma forma ativa participam nas suas atividades, mas também, aos formadores desta escola, em especial à Drª Arminda Silva e Drª Assunção Festa.

SPS

DESFILE BLACK MASK



No passado dia 9 de maio, realizou-se, pelas 13h00, um desfile, na Escola Profissional de Serviços de Cidenai, integrado no módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Vitória Neto, do 3º ano do curso Técnico de Comércio. Subordinado ao tema “Máscara Preta – Black Mask”, os formandos participantes desfilaram vestidos de preto com máscaras variadas, acompanhados por música house, de forma a proporcionar um momento entertainment.







Vitória Neto (TC1114)

quinta-feira

TWIST - A tua energia faz a diferença.


No passado dia 8 de maio, a nossa escola recebeu a visita de dois membros da equipa do projeto TWIST - A tua energia faz a diferença.
Nesta visita, a equipa do Projeto ficou a conhecer o grupo TWIST CIDENAI e os seus elementos, a nossa escola e ainda a nossa cidade, tendo tido a oportunidade de provar os nossos famosos Jesuítas.
Foi uma manhã bem passada da qual fica a seguinte marca: 


CIDENAI CELEBRA 25º ANIVERSÁRIO



No passado dia 3 de maio, assinalou-se mais um Dia da Cidenai, este ano com um sabor diferente. A escola festejou as bodas de prata, rodeada de antigos e atuais alunos e professores e também de familiares. A organização deste dia integrou-se no módulo II da PAP da formanda Sandra Barbosa, do 3º ano de Comércio.




Foi uma tarde cheia de magia, de momentos que marcam, de reencontros inesquecíveis.
Como habitualmente, começou com a receção aos convidados, tomando, de seguida, a palavra o Diretor Pedagógico da escola, Dr. Ricardo Sampaio, que apresentou muitos motivos para se acreditar que a Cidenai proporciona a abertura de portas para o mundo exterior, para o mundo de trabalho, ajuda os alunos a crescer e a acreditar que se quiserem podem ir mais longe. Seguiu-se a intervenção de um ex-aluno da escola, Dr. Carlos Pacheco, que partilhou com os presentes a importância da Cidenai para o seu crescimento pessoal e profissional. Por fim, interveio a Dr.ª Celina Silva, em representação da Direção Geral da Escola, felicitando a escola pelos 25 anos.  


Como a tarde era de festa, assistiu-se a um momento de dança, integrado no módulo II da PAP da formanda Telma Campos (TC1114).
Seguiu-se um vídeo com fotografias de momentos da Cidenai e o habitual cantar de parabéns, com bolo de aniversário.




Mais uma tarde de convívio e de saudades que ao longo dos anos vão ficando e este dia ajuda a reduzir. Até para o ano!

Sandra Barbosa (TC1114)