quarta-feira

CIDENAI EM PRUSZCZ GDANSKI, POLÓNIA

Na semana de 7 a 11 de abril, 2 professoras da nossa escola participaram, na cidade de Pruszcz Gdanski, na Polónia, na sexta e última reunião do Projeto Comenius Multilateral, sob o tema “Sustainable Mobility: Reflections on Today, lessons for Tomorrow”, ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.
Este encontro teve como principal objetivo a avaliação do projeto, que iniciou em 2012, tendo o balanço dos dois anos de aplicação sido classificado como muito positivo. De destacar a boa cooperação entre os diferentes parceiros, o envolvimento dos alunos, as aprendizagens recebidas, o conhecimento de diferentes países da União Europeia e dos seus hábitos e costumes, o aperfeiçoamento da língua inglesa, entre muitos outros.

Neste último encontro, foi também possível conhecer um pouco da cultura e das tradições deste país, bem como relembrar a sua história. Uma experiência inesquecível!







sexta-feira

PRÉMIO DA FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO – edição de 2014

A escola Cidenai foi premiada no quarto escalão da primeira fase deste concurso "Ciência na Escola", com o projeto “Motorização de Cheias”. Esta cerimónia ocorreu no passado dia 31 de março no auditório do Conservatório de Música do Porto, com a presença do patrono deste curso, o Sr. Eng.º Ilídio Pinho.

 Segue-se agora a fase do desenvolvimento da ideia, ou seja, a construção do sistema informático que permitirá controlar e avisar, em caso de emergência, as autoridades de proteção civil de situação de cheia nos rios.


PS 

MOSTRA TECNOLÓGICA do ISEP – FÁBRICA DE SANTO THYRSO

As turmas do curso de Informática de Gestão estiveram presentes no dia 28 de março na mostra tecnológica organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e com o apoio da Câmara Municipal de santo Tirso.
As atividade foram divididas em dois momentos. Numa primeira parte os nossos formandos tiveram uma formação sobre robótica aérea, que esteve a cargo de um investigador do ISEP o qual explicou o funcionamento dos 2 robots que atualmente estão em fase avançada de ensaios. Um com 4 rotores e com 6 rotores. Vimos as potencialidades que estes protótipos podem oferecer no âmbito de socorro a náufragos, na prevenção e vigilância de fogos florestais ou em ações policiais.
A segunda parte, foi dedicada à visita itinerante pelos diversos departamentos de engenharia do ISEP, com particular interesse no departamento de engenharia informática.



PS

quarta-feira

CIDENAI CELEBRA O DIA DA PRIMAVERA

No passado dia 28 de março de 2014 celebrou-se, na Cidenai, o Dia da Primavera, naquele que foi mais um dia de convívio e diversão para todos os participantes:
A manhã começou com uma caminhada em direção ao Parque da Rabada pelo percurso pedonal, numa paisagem cada vez mais apreciada por todos, e culminou com uma manhã cheia de atividades. Cumprindo mais uma tradição da nossa escola, há mais uma árvore com o nosso nome no parque que todos ajudaram a plantar. Depois começaram os torneios interturmas: o Torneio de Voleibol, ganho pela turma TIG1215, e o Torneio de Futebol, disputado com virilidade pelos rapazes da Cidenai e ganho pela turma TIG1114.
Depois de puxar pelo corpo, foi altura de puxar pelos conhecimentos no Peddy-Paper Eco-Mat, onde alunos e professores puseram em prática tudo o que aprenderam nas aulas de Matemática e no Clube Eco-Escolas. Foi uma competição renhida, que obrigou a usar todas as artimanhas para ganhar. Desta vez, os vencedores pertenceram à turma TSEC1316.

Para terminar, e depois de um bem disputado jogo da malha, houve o famoso jogo da corda, onde todos querem mostrar a sua força e o resultado de muitas horas no ginásio. Regressámos à escola cansados mas revigorados pela manhã em contacto com a Natureza e com uma certeza: foi uma grande manhã!






terça-feira

SÓNIA MARTINS ELABORA MONTRA NA LIJOMARCO


No dia 24 de Março de 2014, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, a formanda Sónia Martins realizou a atividade do módulo II, que consistiu na elaboração de uma montra de roupa, na loja Lijomarco, em Santo Tirso.

A montra foi observada pelas 16 horas, pela formadora acompanhante, Maria Dulce Ferreira, e alguns elementos da turma. O Sr. António, proprietário da loja, que gentilmente acedeu ao pedido da formanda para a elaboração da montra no seu estabelecimento comercial, também esteve presente e deu o seu parecer sobre a realização do trabalho, juntamente com a funcionária. O resultado final foi muito positivo


Sónia Martins (TC1114)

DANIELA SILVA ELABORA MONTRA EM RORIZ

No passado dia 31 de março, foi exposta ao público, no âmbito do módulo II da Prova de Aptidão Profissional da formanda Daniela Silva, do 3º ano do curso Técnico de Comércio, a montra de produtos de cosmética, no salão de cabeleireira Palmira Ribeiro, em Roriz.
A montra foi visitada às 15h00 horas, por formandos da turma e pela formadora acompanhante, Maria Dulce Ferreira. A avaliação foi muito positiva, por parte de todos os intervenientes.
A formanda agradece a colaboração da proprietária do salão, a presença dos formandos e da formadora acompanhante.





Daniela Silva (TC1114)