segunda-feira

FÁBIO SOARES ELABORA MONTRA NO BAZAR DESPORTIVO DA TROFA

No âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, o formando Fábio Soares, da turma TC1114, elaborou, no passado dia 24 de março, uma montra na loja Bazar Desportivo, na Trofa, que tinha como tema os desportos futebol e ténis.
A sua avaliação foi feita pela formadora acompanhante, Dulce Ferreira, pelas 15h30, juntamente com 5 formandos da mesma turma. Consideraram que a montra estava muito atrativa, tendo também despertado o interesse de muitos dos clientes. Esta montra irá permanecer na loja Bazar Desportivo Trofa nas próximas duas semanas.


Fábio Soares (TC1114)

CIDENAI ASSINALA IVª EDIÇÃO DE VERSOS AO LUAR!


 Na passada sexta-feira, dia 28 de março, pelas 22h00, no Largo Coronel Batista Coelho, a Escola Cidenai levou à rua, pelo quarto ano consecutivo, mais uma edição de "Versos ao Luar!", uma atividade integrada no programa da "Poesia Livre", da Câmara Municipal de Santo Tirso, que este ano assinala os 40 anos do 25 de abril e da liberdade.
Dezassete alunos da escola, do 1º e 2º ano do curso de Secretariado, do 2º do curso Técnico de Informática de Gestão e do 3º ano de Comércio, percorreram os bares desta rua, Café Del Rock, Laços de Cultura, Cor de Vinho e Praça, declamando poemas e cantando canções de Zeca Afonso e Paulo de Carvalho, com a especial colaboração de músicos da Associação Tuna Musical de Rebordões.
Um final de noite diferente, para os que participaram e para os que ouviram, que relembraram um dia que marcou a nossa história.
            Parabéns a todos os que mostraram e sentiram poesia!
            Até para o ano!







MDF

quinta-feira

VISITA DE ESTUDO AO PORTO

       No dia 26 de março,  as turmas do 1º e 2º anos do curso Técnico de Secretariado visitaram o Museu Nacional da Imprensa, o Arquivo Distrital e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração, na cidade do Porto. Esta visita enquadrou-se nos conteúdos de várias disciplinas.
       Em relação à disciplina de Técnicas de Secretariado e os formandos tiveram oportunidade de contactar de perto com uma das tarefas mais exigentes na área do Secretariado - O Arquivo, bem como a consciencialização dos vários percursos a seguir após a conclusão do curso. 
      No âmbito dos programas das disciplinas de Português e Área de Integração, a turma do 1º ano do curso Técnico de Secretariado visitou o Museu Nacional da Imprensa.Os alunos tiveram oportunidade de conhecer a evolução da imprensa em Portugal, que teve início no século XV. Puderam ainda fazer o papel de tipógrafos, “imprimindo” documentos.
       No final do dia, a opinião era unânime entre os formandos sobre o balanço deste dia de aprendizagem e convívio! Muito positivo.




                                         ARQUIVO DISTRITAL DO PORTO





INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO (ISCAP)



MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA           



Um dia de aulas diferente, mas com muita informação!

MDF/NA

terça-feira

Vila de Comércio- “Artes e Petiscos”

No passado dia 19 de março, decorreu, no âmbito da Prova de Aptidão Profissional da formanda Teresa Ribeiro do 3º ano do curso Técnico de Comércio, a edição de 2014 da Vila de Comércio. 



A atividade teve início às 10 horas da manhã e contou com a presença de diversas bancas:


Júlio Silva (criação de peças em metal), Cristiana Cartucho (criação de acessórios de bijuteria), Loja Multi, da responsabilidade da formanda Telma Campos (com diversos artigos associados ao dia do pai e roupas de bebé). O formando Bruno Silva (3º ano do curso Técnico de Comércio) esteve presente com a sua empresa Arte Vela (criação de velas artísticas) no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional. A formanda Cátia Marisa Ferreira, também no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional, participou com a colocação de uma banca de degustação de cafés onde o público foi convidado a saborear gratuitamente um café e visionar um anúncio publicitário associado realizado pela formanda.



A Feira contou, também, com a presença do grupo de voluntariado da Cidenai que criou e vendeu lembranças para o dia do pai para angariação de fundos, e de uma tasquinha onde toda a gente aproveitou para saborear as iguarias típicas da nossa região.
 


Todos colaboraram, divertiram-se e ajudaram à festa!












Teresa Ribeiro
 (3.º ano Técnico de Comércio)

segunda-feira

CIDENAI NO ARRANQUE DA POESIA LIVRE


No dia 21 de março, a turma do 2º ano do curso Técnico de Secretariado contribuiu para a divulgação do programa da iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, “Poesia Livre”.
Os 27 alunos desta turma, vestidos a rigor, foram para as ruas da cidade, contactando com os tirsenses, distribuindo o programa, marcadores de livros e autocolantes.

















 MDF

quinta-feira

VISITA DE ESTUDO À AGÊNCIA BANCÁRIA SANTANDER

No dia 18 de março de 2014, a turma do 11.º Ano do Curso Técnico de Secretariado, no âmbito da disciplina de Técnicas de Cálculo e Contabilidade, realizou uma visita de estudo à Instituição Financeira - Banco Santander, SA, Santo Tirso. Foi recebida pelo Diretor do Balção, Sr. Guimarães, que agradeceu a presença de todos e o interesse pelo funcionamento de uma das maiores instituições financeiras do mundo.
De seguida fez uma síntese sobre o historial do Banco e a sua implementação a nível mundial.
Informou os formandos da importância das Instituições Financeiras na economia, e alertou-os para todos os cuidados a ter no recurso ao crédito.
Desenvolveu os principais produtos comercializados: (cartão de débito/crédito; créditos pessoais, etc.), e desenvolveu um pouco a crise atual, que nasceu nas Instituições Financeiras, de gestores que foram pouco escrupulosos na sua atividade, criando produtos considerados “lixo” para a economia.
Após a sua exposição os formandos interpolaram-no com perguntas, que foram consideradas de grande interesse. Respondeu a todas. Por fim, incentivou os formandos a procurar informação sobre a atividade bancária, pois hoje em dia, mais tarde ou mais cedo, todo o cidadão tem relações com as Instituições Financeiras.




 JS

QUEM FOI EUGÉNIO DE ANDRADE?

Foi para encontrar a resposta a esta pergunta que a turma do 1º ano de Técnico de Secretariado acedeu com todo o prazer ao convite da Câmara Municipal de Santo Tirso. Assim, no dia 17 de março, 19 alunos desta turma, acompanhados pela professora de Português, foram à descoberta deste autor, no Centro Cultural de Vila das Aves, numa exposição intitulada “Eugénio de Andrade: uma voz, um sorriso.”.
Partindo de um documentário sobre a vida e a obra do escritor, seguindo-se uma visita guiada pela exposição, pode-se afirmar que Eugénio de Andrade não passou despercebido. Foram declamados poemas da sua autoria e os alunos responderam ainda ao desafio de, a partir de um verso seu, escrever um poema, que partilharam depois com todos. O resultado foi muito bom e houve, inclusive, direito a palmas!Opinião geral: venham mais convites!


















 MDF

quarta-feira

CAMINHADA CONCELHIA INTER-ESCOLAS


No dia 13 de março de 2014, as turmas do 12.º Ano dos Cursos Técnico de Comércio e Técnico de Informática de Gestão, no âmbito da disciplina de Educação Física, participaram na caminhada concelhia inter-escolas, promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso.
Partiram pelas 9:30h da Câmara Municipal em direção ao Parque Urbano da Rabada e daí, para o monte de Nossa Senhora da Assunção, passando por S. João do Carvalhinho. Após um almoço de picnic e um descanso bem merecido, iniciou-se o regresso a Santo Tirso, passando por Abelha e pelo Parque da Ribeira do Matadouro.
Foi um dia bem passado, onde se aliou a prática de actividade física com o contacto com a natureza, e onde o convívio, o espírito de sacrifício e a entreajuda foram as palavras de ordem.
Estão de parabéns todos os alunos participantes!


terça-feira

O Logótipo do Clube Europeu


Terminado o concurso para a escolha do logótipo do Clube Europeu da Escola Cidenai, que decorreu até ao dia 7 de março, chegou o momento de apresentar os resultados. Assim em 1º lugar, ficou o formando Pedro Moreira da turma do 10º Técnico de Comércio e em 2º lugar, o formando Tiago Moura da turma do 11º Técnico de Informática de Gestão, os quais foram recompensados, respetivamente, com a atribuição de um voucher de 10 e 5 euros em produtos do bar da nossa escola.
Os referidos prémios, serão entregues no próximo dia 9 de maio e enquadrada na cerimónia de comemoração do “Dia da Europa”.
Parabéns e obrigado pela vossa participação!



PS

segunda-feira

CIDENAI EM IMPÉRIA, ITÁLIA

Na semana de 3 a 7 de março, uma delegação de 6 alunos e 2 professores da nossa escola participou, na cidade de Impéria, Itália, na quinta reunião do Projeto Comenius Multilateral, sob o tema “Sustainable Mobility: Reflections on Today, lessons for Tomorrow”, ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida.

Este encontro proporcionou um conhecimento dos hábitos, costumes e cultura italianos, bem como um enriquecimento ao nível da língua inglesa, a língua oficial do projeto. O tema da mobilidade sustentável foi também alvo de reflexão, como sensibilização para um mundo melhor.

Os alunos e professores tiveram ainda oportunidade de conhecer a cidade de Génova e de, no regresso, fazer uma breve passagem pela cidade francesa de Nice.
O balanço deste encontro é muito positivo e, sem dúvida, os seus participantes ficaram mais ricos a todos os níveis. Este Projeto terá a sua última fase em abril, na Polónia.
DF









Comemoração do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso

Nos dias 28 de fevereiro e 01 de março de 2014 a Escola Profissional Cidenai, através do Clube de Proteção Civil, participou nas comemorações do Dia da Proteção Civil em Santo Tirso, evento organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso. Estiveram expostas todas as atividades que o clube realizou ao longo da sua vida, bem como trabalhos elaborados pelos elementos do clube. Todos os elementos participaram com grande empenho e entusiasmo, prescindindo do dia de descanso para dizerem presente. 
JS