quinta-feira

Participação no Seminário Eco-Escolas


O Seminário Eco-Escolas decorreu entre 24 e 26 de Janeiro na cidade dos arcebispos, Braga, num fim-de-semana chuvoso mas cheio de aprendizagem e de partilha entre todos os participantes, na sua maioria coordenadores do Programa e representantes de municípios de norte a sul do país e como não podia deixar de ser, a Escola Profissional de Serviços de Cidenai esteve representada.

O Seminário começou no grande auditório do Parque de Exposições de Braga com o espetáculo “O Planeta Limpo do Filipe Pinto”, onde os alunos das escolas de Braga presentes puderam presenciar um pequeno teatro e concerto criado pelo vencedor do Programa “Ídolos” e engenheiro florestal Filipe Pinto. De seguida foi a vez do Presidente da ABAE, José Archer, e da Ministra da Agricultura, Assunção Cristas, cumprimentarem os presentes e darem o mote para um fim-de-semana de trabalho e troca de experiencias.
Começaram então as primeiras apresentações do Seminário, com Jaime Ferreira, da Agrobio, a discursar sobre o Ano da Agricultura Familiar que se iniciou em 2014, Leonel Pereira, da Universidade de Coimbra, a mostrar a importância das algas para a agricultura e alimentação e com Margarida Silva, da Universidade Católica, a dar-nos a sua visão negativa sobre os alimentos transgénicos que estão a invadir as nossas mesas.
Depois do almoço, começaram os workshops: em primeiro lugar, o Eng.º Rui Queirós, do ICNF, falou-nos da importância da floresta para o ambiente e o turismo, e depois a Cidenai participou no workshop Granadas de Sementes, onde, ensinados por técnicos da Quinta Pedagógica de Braga, os participantes puderam por em prática os princípios de Masanobu Fukuoku e criar granadas de argila com sementes de sobreiro. Para terminar o dia, os participantes foram divididos em grupos onde se discutiu a metodologia aplicada em cada escola e se desenvolveu um plano de ação para um problema ambiental específico.

O segundo dia começou com a apresentação de vários projetos de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente o “Desliga a Ficha”, o Programa “GEA- Terra Mãe” e o “Dark Skies Rangers”. Após um painel dedicado aos municípios, moderado por Manuel Gomes da CIDAADS, tiveram lugar mais palestras, nomeadamente sobre empreendedorismo, com “Os Projetos e a Educação Empreendedora”, por Narciso Moreira da Betweien, o balanço da Década para o Desenvolvimento Sustentável que termina em 2015, por Elisabeth Silva, da Unesco, e o contributo e partilha de experiências de Jane Hackett, da An Taisce, uma Organização Irlandesa que financia os projetos Eco-Escolas neste país e que conseguiu resultados inspiradores e dignos de nota para todos.
A tarde começou com a apresentação dos Projetos Nacionais e Internacionais que fazem parte do Eco-Escolas, nomeadamente o World Day of Action, a Geração Depositrão e Roupas Usadas não Estão Acabadas, entre outros, que são também trabalhados pelos alunos da Cidenai. Para terminar ouvimos exemplos de boas práticas em escolas desde o infantário até ao secundário e ainda uma breve apresentação dos locais que seriam visitados no último dia do Seminário.
O último dia chegou assim então. Apesar da chuva e do frio que se fizeram sentir na capital minhota, foi um dia fantástico onde foi possível por em prática muito do que se aprendeu ao longo dos dois primeiros dias. A manhã começou no Monte do Picoto, onde as granadas de sementes feitas no workshop de dia 24 foram espalhadas pelos participantes, numa tentativa de reflorestar a área com espécies autóctones e travar a erosão. De seguida houve uma visita ao magnífico Mosteiro de Tibães e às suas misteriosas florestas, onde aprendemos um pouco sobre a sua história, fauna e flora, para além de conhecermos um monumento nacional que quase desapareceu por descuido. A manhã terminou com um piquenique na Quinta Pedagógica de Braga, um local onde as espécies animais autóctones portuguesas são mantidas e onde se tenta fazer a sua reprodução. Antes de partir para o Funicular do Bom Jesus, os visitantes puderam ainda participar numa sessão de identificação de ervas aromáticas, que puderam até levar consigo para plantar em casa. O dia terminou com a subida do Funicular e um passeio pelo Bom Jesus, local de peregrinação para milhares que não desiludiu ninguém com a sua beleza natural.

Este seminário foi uma experiência única para todos os participantes e a Cidenai tirará certamente proveito de tudo o que lá se aprendeu e partilhou. Ficamos à espera do próximo!

AG

Corta-mato concelhio

Decorreu, no parque urbano da Rabada, no passado dia 22 janeiro, o Corta-Mato concelhio inter escolas organizado pela Câmara Municipal de Sto Tirso. Nesta prova participaram os alunos selecionados,através de provas internas, por cada uma das escolas do concelho.

A nossa Escola, muito apoiada pela turma de Secretariado 13-16, que, depois de uma caminhada, assistiu ao evento, foi muito bem representada pelos alunos:

- Rafael Santos (TC1316)
- Carlos Alves (TC1316)
- Pedro Moreira (TC1316)
- Emanuel Silva (TC1316)
- Tiago Moura (TIG1215)
- Paulo Alves (TIG1215)
- Nuno Carneiro (TSEC1316)
- Benjamim Marques (TSEC1316)
- Fábio Fernandes (TSEC1316)
- José Miguel Fernandes (TSEC1316)
- Eduardo Coelho (TSEC1316)
- Ana Rita Azevedo (TSEC1316)
- Sara Ferreira (TSEC1316)
- Marta Silva (TSEC1316)


Apesar de todos se terem esforçado e de terem feito uma boa prova, o grande destaque individual vai para Ana Rita Azevedo que conseguiu um brilhante 3º lugar na categoria de Juniores femininos.









Foi uma manhã diferente onde reinou a boa disposição e o espírito desportivo.
CC


A ÉPIPHANIE NA CIDENAI

Para celebrar uma tradição francesa, a “Épiphanie”, os formandos do 11º ano de Secretariado provaram a famosa “galette des rois” (bolo dos reis)... Assim, puderam conhecer mais uma festividade típica de França e saborear a sua deliciosa gastronomia!

SC


O Natal é quando a Cidenai quer!!

O passado dia 20 de dezembro foi um dia especial na Cidenai, onde se sentiu no ar alegria, solidariedade, companheirismo e amizade.






O último dia de aulas foi rico em atividades: ao som dos maiores êxitos musicais, a manhã começou com um delicioso lanche, mas não ficou por aqui!
O Conselho Eco-Escolas, representado pelos novos elementos, desfraldou a Bandeira Verde 2012/2013, galardão atribuído à escola pelas suas boas práticas ambientais numa cerimónia que se realizou, este ano, em Cascais. Sob o olhar atento do público, onde estava presente uma representante do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Santo Tirso, nova a bandeira juntou-se às anteriores na decoração da fachada da escola.








De seguida, houve lugar para o primeiro momento solidário: uma representante da ASAS aceitou os donativos feitos pela comunidade escolar na campanha de recolha para a escola de Macia, em Moçambique. Foram lápis, canetas, cadernos, livros e outro material que certamente fará as delícias dos meninos moçambicanos e que os ajudará bastante na sua educação.


O último momento da manhã pertenceu à campanha de angariação de alimentos, promovida pelo Clube do Voluntariado. Ao longo do mês de dezembro, a comunidade participou em força, ajudando a angariar alimentos para famílias carenciadas do nosso concelho, e este foi o momento de entregar a nossa contribuição ao Presidente da Junta de Santo Tirso, Jorge Gomes, que louvou todas as iniciativas levadas a cabo pela escola.




Foi um dia cheio de emoções e alegrias que ficará certamente na memória de todos por muito tempo. Parabéns a toda a família Cidenai.

 AG