terça-feira

DIA DA CIDENAI


No dia 27 de abril, pelas 14h30, realizou-se, mais uma vez, o Dia da Cidenai, uma atividade integrada na PAP da formanda Maria Nunes, do 3º ano do curso Técnico de Comércio.
É sempre um dia muito agradável, pelo encontro e pelo convívio entre atuais e antigos alunos e professores.
A formanda agradece toda a ajuda disponibilizada por alunos e professores para que este dia se concretizasse.
Até para o ano!
Maria Nunes (3º TC)

Visita de Estudo ao Porto



“Um dia de formação fantástico, em que o processo de aprendizagem saiu do espaço sala.”
No dia 23 de abril, as turmas do 1º ano dos Cursos Técnicos de Informática de Gestão e Secretariado realizaram uma visita de estudo, no âmbito das disciplinas de Português, Área de Integração, Matemática, Legislação e Técnicas de Secretariado.
Os formandos começaram por assistir à peça de teatro “Querida Matemática”, onde, de uma forma bastante descontraída, se constatam os benefícios da aprendizagem e aplicação desta ciência exata no dia a dia dos cidadãos.
A visita de estudo prosseguiu para o “Media Lab”, no Jornal de Notícias, onde todos puderam viver uns riquíssimos momentos da profissão de jornalista: é uma oportunidade única para conhecer as etapas da redação de um dos jornais de maior influência no país.
Após o almoço, que decorreu no idílico Parque da Cidade no Porto, os formandos descobriram alguns dos marcos mais importantes da história da cidade, através da visita guiada à Casa do Infante e ao Arquivo Histórico do Porto.
Finalmente, a foto “da praxe” na Ribeira.


 
 

segunda-feira

CIDENAI NA TURQUIA

Realizou-se, de 21 a 25 de abril, a terceira mobilidade do projeto Comenius Multilateral, com o tema "Sustainable Mobility: Reflections on Today, Lessons for Tomorrow", realizado ao abrigo do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida,  à Turquia, à cidade de Pamukova.
Neste encontro, destinado a fazer um balanço do projeto até ao momento, participaram, pela delegação portuguesa, os formadores Nelson Almeida e Maria Dulce Ferreira.
Para além do trabalho, foi possível conhecer um país de tradições, cultura, costumes e religião diferentes, marcado também pelo bom acolhimento e pela beleza das suas paisagens, e com uma passagem pela cosmopolita cidade de Istambul, com os seus belos jardins floridos e os monumentos seculares do período Otomano.
DF

sábado

VERSOS AO LUAR - 3ª EDIÇÃO

Na passada sexta-feira, dia 19 de abril, pelas 21h30, no Largo Coronel Batista Coelho, a Escola Cidenai levou à rua, pelo terceiro ano consecutivo, mais uma edição de "Versos ao Luar!", uma atividade integrada no programa da "Poesia está na Rua", da Câmara Municipal de Santo Tirso, que este ano homenageou o poeta Manuel António Pina.
Quinze alunos da escola, dos cursos de Informática de Gestão (1º e 3º ano), Secretariado (1º ano) e Comércio (2º e 3º ano), acompanhados ou com violino e violoncelo, ou com piano, deram voz a poemas deste autor, onde o amor e a morte são uma constante.
Num ambiente acolhedor, proporcionaram-se aos presentes bons momentos de poesia e de música.
Parabéns a todos os que provaram que a poesia está viva!
Para o ano há mais!
DF

FEIRA DA SAÚDE


Realizou-se no dia 8 de abril a Feira da Saúde na nossa Escola. 
Profissionais, enfermeiras e nutricionistas, do Centro de Saúde de Santo Tirso esclareceram e alertaram os formandos para três grandes áreas da saúde: a alimentação, os métodos contracetivos e as doenças cardiovasculares. 
Na área da nutrição, os formandos foram sensibilizados para a necessidade de uma alimentação saudável, com refeições que cumpram a roda dos alimentos, para a importância do pequeno-almoço no bem-estar físico e psíquico dos jovens. 
O esclarecimento sobre os métodos contracetivos e as doenças sexualmente transmissíveis foi outro dos temas que muito interessou os formandos.  
Por último, o alerta para a vida atual dos jovens e as doenças cardiovasculares. Uma das mensagens que as profissionais de saúde deixaram foi o alerta para o perigo de juntarem bebidas energéticas com bebidas alcoólicas. Também falaram da importância da higiene oral para um coração saudável. 
Esta atividade, no âmbito da Saúde na Escola, foi ao encontro dos objetivos e preocupações do Núcleo de Promoção para a Saúde da Escola Cidenai, no sentido de educar os jovens para hábitos de vida saudáveis no seu dia a dia.
AF 
 

Escola Cidenai comemora Dia do Consumidor


O Dia 15 de Março é o Dia Mundial do Consumidor e foi criado para lembrar os consumidores dos seus direitos. Assim, a Escola Profissional Cidenai aproveitou esta data para, no âmbito da Educação para o Consumo, alertar os seus formandos para um consumo consciente e com regras. 
Começou, desde logo, na escola, com a colocação de cartazes, realizados pela turma do 2º ano de Técnico de Informática de Gestão, sensibilizando a Comunidade escolar para um consumo racional. 
Além disto, e como já vem sendo habitual, solicitou-se a colaboração do Centro de Informação Autárquico do Consumidor (CIAC), da Câmara Municipal de Santo Tirso, que, numa Palestra sobre “Os Direitos e Garantias dos Consumidores”, esclareceu os jovens formandos dos seus direitos como consumidores, alertando-os para as situações mais comuns e que criam mais litígios, por desconhecimento do consumidor, nomeadamente, a obrigatoriedade de fidelização de alguns serviços, as garantias, prazos e o uso do livro de reclamações.
Foi uma sessão bastante esclarecedora, contribuindo também para que os jovens formandos conhecessem este Centro de apoio ao Consumidor e as suas funções junto dos munícipes.  
AF
 

Visita de estudo ao CONTINENTE e à ACIG



No passado dia 4 de abril, as turmas do 2.º e 3.º ano do curso Técnico de Comércio realizaram uma visita de estudo ao Hipermercado CONTINENTE e ACIG – Associação Comercial e Industrial de Guimarães. 
Esta atividade envolveu uma visita guiada às instalações do hipermercado (armazenamento e área comercial), onde fomos gentilmente orientados por diferentes colaboradores da área comercial, às montras das lojas do comércio a retalho situadas no centro comercial Guimarães Shopping e às instalações da ACIG, no âmbito da exposição “A tradição das Cutelarias”, em que os formandos ouviram o Vice-presidente da Associação, Eng.º Manuel Martins, falar sobre a história e a importância de uma das indústrias mais antigas e representativas de Guimarães, o seu peso na economia local e do seu contributo para a riqueza do país. De seguida, os formandos visionaram um pequeno núcleo arqueológico da Associação, fruto das obras de remodelação e reabilitação do edifício sede e Casa dos Lobo Machado. Por fim, assistimos a uma pequena Palestra sobre o Papel da Associação junto do Comércio Tradicional. 
Esta atividade evidenciou motivação, atitude, responsabilidade e participação de todos os formandos.

AS